Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Desemprego Sócio-Gerente

6 Respostas    5.058 Visualizações

Iniciado por Lestat, Dezembro 04, 2014, 05:01:12 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Lestat

Boa tarde colegas,

Tenho a seguinte dúvida:

Um Trabalhador por conta de outrém numa empresa, que é sócio-gerente não remunerado noutra empresa, terá direito ao desemprego? Isto é, será impeditivo o facto de ser sócio-gerente?

Obrigado.

AndreiaM

Sim, é impeditivo.
Terá que renunciar à gerência.

Citação de: Lestat em Dezembro 04, 2014, 05:01:12 PM
Boa tarde colegas,

Tenho a seguinte dúvida:

Um Trabalhador por conta de outrém numa empresa, que é sócio-gerente não remunerado noutra empresa, terá direito ao desemprego? Isto é, será impeditivo o facto de ser sócio-gerente?

Obrigado.

Lestat

A minha dúvida era mesmo pelo facto do cargo de gerência não ser remunerado, uma vez que sendo só sócio não seria impedimento.

Tente ver nos guias práticos, mas não consegui encontrar nada que relaciona-se as duas coisas.

Não me sabe dizer onde poderei encontrar isso?

Muito obrigado.

AndreiaM

Neste momento é trabalhador por conta de outrém e, como tal, não desconta para a segurança social como sócio-gerente.
Deixando de o ser, vai obrigatoriamente descontar como sócio-gerente, mesmo não sendo remunerado. Por isso, estando a descontar não terá direito a subsídio de desemprego.

Citação de: Lestat em Dezembro 04, 2014, 05:12:03 PM
A minha dúvida era mesmo pelo facto do cargo de gerência não ser remunerado, uma vez que sendo só sócio não seria impedimento.

Tente ver nos guias práticos, mas não consegui encontrar nada que relaciona-se as duas coisas.

Não me sabe dizer onde poderei encontrar isso?

Muito obrigado.

Lestat

Ok, já percebi o raciocínio, e concordo.

Mais uma vez, muito obrigado.

pamonteiro

Terá de renunciar è gerência independentemente de ser ou não remunerado.
Pamo

nunomv

Concordo com o colega...  :)
Citação de: pamonteiro em Dezembro 04, 2014, 05:27:14 PM
Terá de renunciar è gerência independentemente de ser ou não remunerado.
Cumprimentos,
Nunomvs