Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Anulação de fatura manual

5 Respostas    5.263 Visualizações

Iniciado por enigma, Janeiro 14, 2015, 10:26:05 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

enigma

Bom dia Colegas,

Uma fornecedor passou-nos em Agosto, uma fatura de 300 euros, isenta de IVA. A fatura é manual ainda. Este mês reparámos que existe uma incorreção no valor da fatura. Assim o fornecedor passou uma nova fatura, só de 100 euros e pediu a anterior de volta, para anular.

A minha questão é, a fatura ainda pode ser anulada? Sendo de Agosto? E sendo o valor diferente, como é que contabilizo a diferença? teria também de corrigir o IVA, certo?

Agradeço desde já.

Cumprimentos,

Cumprimentos,
A. S.

debsousa

Julgo que não pode fazer dessa forma, porque o fornecedor já declarou essa fatura no e-fatura. Certo?

O mais correto é a emissão de nota de crédito para anular a fatura errada.
Cumprimentos,
Débora Sousa

jpedro1234

Tendo em conta que a fatura de Agosto teria de ser comunicada à AT até 25/09/2014, o mais correto será mesmo emitir uma nota de crédito a anular a fatura.
A fatura em questão já não foi também na declaração de IVA do fornecedor? Parece-me "perigoso" anular dessa forma uma fatura com a referida data.

enigma

Concordo com os colegas, daí a minha questão. Também existem notas de crédito manuais?
Cumprimentos,
A. S.

debsousa

Sim, existem.
:)

Citação de: enigma em Janeiro 14, 2015, 11:52:28 AM
Concordo com os colegas, daí a minha questão. Também existem notas de crédito manuais?
Cumprimentos,
Débora Sousa

enigma

Cumprimentos,
A. S.