Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

MERCADORIAS OU MATÉRIAS-PRIMAS?

4 Respostas    10.396 Visualizações

Iniciado por luisangelocp, Janeiro 29, 2015, 11:44:31 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

luisangelocp

Boa Noite Caros Colegas,

Gostava que me ajudassem na seguinte dúvida:

Um restaurante / bar / pastelaria ao adquirir bebidas (sumos, águas, vinhos, etc...) para comercialização estas devem ser registadas contabilisticamente como 311 Mercadorias ou 312 Matérias-primas?

Obrigado!

Cumprimentos

Louis

Eu registaria como mercadorias pois as mesmas são vendidas sem qualquer transformação. só considero MP os produtos que vão sofrer transformação e posteriormente vendidos em outra forma. Se fazem pastelaria os ingredientes dos bolos consideraria MP.

Esta é a minha opinião.

Dany14

Citação de: Louis em Janeiro 30, 2015, 08:54:41 AM
Eu registaria como mercadorias pois as mesmas são vendidas sem qualquer transformação. só considero MP os produtos que vão sofrer transformação e posteriormente vendidos em outra forma. Se fazem pastelaria os ingredientes dos bolos consideraria MP.

Esta é a minha opinião.

Concordo! Veja-se o Parágrafo 6 alínea c) da NCRF 18! Inventários são ativos na forma de materiais ou consumíveis a serem aplicados...na prestação de serviços.

j0rge

Como se trata de um restaurante / bar / pastelaria, considero que deve considerar Matéria- prima. Afinal de contas esta a prestar um serviço.

debsousa

Julgo que seja em MP como refere o colega jorge.

;)

Citação de: j0rge em Fevereiro 01, 2015, 08:11:59 PM
Como se trata de um restaurante / bar / pastelaria, considero que deve considerar Matéria- prima. Afinal de contas esta a prestar um serviço.
Cumprimentos,
Débora Sousa