Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Importações mercado extracomunitario - dedução IVA

3 Respostas    6.241 Visualizações

Iniciado por Joana87, Fevereiro 05, 2015, 12:34:19 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Joana87

Boa Noite,

Tenho um cliente que fez importação de mercadoria da Coreia e pagou IVA na alfândega em Portugal. Este IVA pode ser deduzido na declaração do IVA? Existe alguma obrigação declarativa associada?

Obrigada,

Joana

kushinadaime

Para deduzir, tem que estar inscrito no cadastro das finanças como fazendo importações (se não tiver declaração de alterações com efeitos apartir da data de entrega).
Para suportar o lançamento da dedução de IVA tem que tirar uma certidão em portal das finanças -> "Serviços aduaneiros", entra com a password do portal das finanças normal, e depois do lado esquerdo, "Aduaneiros" -> "Garantias / decl IVA", na nova janela ou separador que agora abre sozinho seleccionar em cima  "Declaração de Iva", selecciona o ano e o mês pretendido e Prontos...

Joana87

Obrigada pela ajuda já consegui tirar a declaração!

Dora A

Citação de: kushinadaime em Fevereiro 05, 2015, 09:30:12 AM
Para deduzir, tem que estar inscrito no cadastro das finanças como fazendo importações (se não tiver declaração de alterações com efeitos apartir da data de entrega).
Para suportar o lançamento da dedução de IVA tem que tirar uma certidão em portal das finanças -> "Serviços aduaneiros", entra com a password do portal das finanças normal, e depois do lado esquerdo, "Aduaneiros" -> "Garantias / decl IVA", na nova janela ou separador que agora abre sozinho seleccionar em cima  "Declaração de Iva", selecciona o ano e o mês pretendido e Prontos...

Colega,

Tenho um cliente que importou da Austrália uns artigos, e pagou à DHL direitos e iva alfandega, mas menciona na FT "despesas isentas ao abrigo da alinea c nº 6 artigo 16 CIVA, nesta condições posso deduzir o iva pago?
O cliente tem nas finanças que faz importações, fui ao serviços aduaneiros conforme indica, mas a FT é de setembro, e julgava que ia aparece em setembro, mas afinal esta em outubro, sendo assim a dedução pode ser feita em que mês?.
Cumprimentos
Dora A