Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

IVA Autoliquidação - vendas

14 Respostas    13.606 Visualizações

Iniciado por dbotelho15, Fevereiro 08, 2015, 05:05:47 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

dbotelho15

Boa tarde,

Um SP, com actividade na área de construção civil, emitirá facturas com "IVA Autoliquidação".

Nas referidas facturas não há direito a deduzir nem liquidar IVA, a quem compete ao adquirente do serviço.

Prestador serviço: DPIVA- Inclui apenas valor do serviço (campo 8 )
                                       D21
                                       C72

Adquirente serviço: DPIVA- Liquida e deduz o IVA.

Dúvidas:

O prestador de serviços ao não liquidar IVA, poderá deduzir IVA das suas despesas? É que assim vai dar sempre "IVA a recuperar"... não devo a estar afazer o raciocio mais correcto por isso vinha solicitar a v/ ajuda .

Muito obrigada a quem puder dar umas "luzes" nesta matéria.

Cumprimentos,
Botelho

nunomv

Boa tarde,
O seu raciocínio está correto, se todos os serviços que a empresa presta forem com a menção "Iva-Autoliquidação" a empresa terá sempre iva a recuperar. Antes de faturar deve consultar o enquadarmento em iva do seu cliente no portal das finanças, nos casos de isenção deverá debitar iva à taxa normal...

Envio em anexo a circular das finanças com exclarecimentos sobre o conceito de serviços de contrução civil...
Cumprimentos,
Nunomvs

mceusantos

Boa noite
Sim, está correto o raciocínio. Para o crédito de Iva que vão acumulando, terá que ir pedindo reembolsos.

pisco217

Boa noite,

Como disseram os colegas o sujeito em questão vai ter sempre IVA a recuperar e em consequência terá de pedir o reembolso de IVA.

Ou seja vai ser constantemente credor do estado.


dbotelho15



Muito obrigada a todos pela v/ preciosa ajuda! Andava à nora com este assunto...

Apenas mais algumas questões:

» Para ser "IVA autoliquidação" basta prestar serviços de construção civil a um SP de IVA, conforme refere o doc que o colega anexou, correcto?

» Um carimbo serve com a menção "IVA autoliquidação"?

Cumprimentos,
Botelho

nunomv

Boa tarde,
Basta prestar serviços de construção civil em Imovel ou venda de material com colocação em que  seja incorprado no imovel (deve escrever "fornecimento e colocação de material")...
Se as faturas são emitidas manualmente, pode escrever à mão ou colocar carimbo é igual...

Espero ter ajudado...
Cumprimentos,
Nunomvs

dbotelho15

Agradeço uma vez mais...

E se forem facturas informatizadas? Pode ser com o carimbo?


Citação de: nunomv em Fevereiro 09, 2015, 02:40:53 PM
Boa tarde,
Basta prestar serviços de construção civil em Imovel ou venda de material com colocação em que  seja incorprado no imovel (deve escrever "fornecimento e colocação de material")...
Se as faturas são emitidas manualmente, pode escrever à mão ou colocar carimbo é igual...

Espero ter ajudado...
Cumprimentos,
Botelho

nunomv


Não, nas faturas informatizadas deve ser inserido informáticamente esse descritivo...
Se for certificado será código "M08 - IVA – autoliquidação" para ser incluido no saft... Página 25 em anexo...


Citação de: dbotelho15 em Fevereiro 09, 2015, 04:16:31 PM
Agradeço uma vez mais...

E se forem facturas informatizadas? Pode ser com o carimbo?


Citação de: nunomv em Fevereiro 09, 2015, 02:40:53 PM
Boa tarde,
Basta prestar serviços de construção civil em Imovel ou venda de material com colocação em que  seja incorprado no imovel (deve escrever "fornecimento e colocação de material")...
Se as faturas são emitidas manualmente, pode escrever à mão ou colocar carimbo é igual...

Espero ter ajudado...
Cumprimentos,
Nunomvs

dbotelho15



Muito obrigada por toda a informação colega.
Cumprimentos,
Botelho

nunomv


Se puder ajudar pode contar comigo. Faço reembolsos mensais e trimestrais por causa do iva-Autoliquidação (serviços de construção civil)...  ;)

Garantia bancária so a partir de 30.000,00€ de reembolso. No 1º reembolso não fazem auditoria (pelo menos era em 2014), no 2º é certo pedirem documentos do departamento de iva. Se tudo estiver bem libertam o reembolso sem se deslocarem à empresa...
A partir de 10.000€ de reembolso pagam a 30 dias, menos de 10.000€ pagam a 60 dias (notas internas das finanças), na lei diz 60 dias, artigo 22.º do CIVA...
Cumprimentos,
Nunomvs

dbotelho15



Pois, isso de solicitar reembolso de IVA sempre ouvi dizer que é uma chatice. Já agora o que costumam a solicitar? Apenas as facturas que deduziu o IVA?

Muito obrigada.
Cumprimentos,
Botelho

nunomv


Sim, pedem faturas através do nif de fornecedores e clientes. Não é chatice nenhuma, eles são simpáticos...
Sempre que pedem documentos de imediato envio os documentos por mail. A nossa simpatia e a disponibilidade no envio dos documentos cria a "reputação" do escritório, e isso conta na regularidade das auditorias (na minha opinião)...  ;)
Cumprimentos,
Nunomvs

dbotelho15



Sim realmente é outra forma de ver as coisas. Colaborando e fazendo as coisas correctas ajuda para que auditorias correm melhor.

Muito obrigada pela sua opinião. Foi muito útil :)
Cumprimentos,
Botelho

lidia

boa tarde

relativamente a questao da garantia bancaria, quando o pedido de reembolso do iva é >30.000€ de que forma é que se processa? é a A.T. que solicita a garantia bancária?

tenho vindo a pedir reembolsos de iva trimestrais mas nunca tinha ultrapassado os 30.000€, e o valor do ultimo trimestre passou dos 30.000€...

Agradeço a v/ opiniao
obrigada

nunomv

Boa tarde,
Tem de aguardar contacto da AT a solicitar, pode até não pedir (pouco provável)...

Artigo 22.º
Momento e modalidades do exercício do direito à dedução
7 - Em qualquer caso, a Autoridade Tributária e Aduaneira pode exigir, quando a quantia a reembolsar exceder (euro) 30 000, caução, fiança bancária ou outra garantia adequada, que determina a suspensão do prazo de contagem dos juros indemnizatórios referidos no número seguinte, até à prestação da mesma, a qual deve ser mantida pelo prazo de seis meses.

Citação de: lidia em Março 05, 2015, 03:41:04 PM
boa tarde

relativamente a questao da garantia bancaria, quando o pedido de reembolso do iva é >30.000€ de que forma é que se processa? é a A.T. que solicita a garantia bancária?

tenho vindo a pedir reembolsos de iva trimestrais mas nunca tinha ultrapassado os 30.000€, e o valor do ultimo trimestre passou dos 30.000€...

Agradeço a v/ opiniao
obrigada
Cumprimentos,
Nunomvs