Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Contabilização de operação de leasing

5 Respostas    10.838 Visualizações

Iniciado por RoseGold, Abril 08, 2015, 06:22:05 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

RoseGold

Boa tarde,

preciso de uma ajuda vossa.
Tenho uma viatura com contrato leasing para contabilizar.
Qual a melhor forma de fazer o lançamento?
Levo para imobilizado o valor total da viatura sem iva e vou abatendo com as rendas levando o valor do iva para a 24322 ou 24323?
Em relação às amortizações do ativo fixo tangivel da viatura no final do ano como se contabiliza? Faz se amortização pelo valor que foi pago durante o ano ou não se faz, visto o bem não ser "propriedade" da empresa!

Obrigada

RoseGold

debsousa

Tenho sempre algumas dúvidas quanto a este tema mas julgo ser assim:

- leva a imobilizado o valor da viatura sem iva
- lança as rendas com iva 24323 e não 24322 (embora aqui eu sei que há opiniões divergentes)
- eu acho que se amortiza as viaturas à taxa de depreciação normal para viaturas independentemente do tempo do leasing, mas aqui tenho imensas dúvidas se será este o procedimento correto.

Aguarde outras opiniões...
Cumprimentos,
Débora Sousa

ricardof.silva

Citação de: cris1987 em Abril 08, 2015, 06:22:05 PM
Boa tarde,

preciso de uma ajuda vossa.
Tenho uma viatura com contrato leasing para contabilizar.
Qual a melhor forma de fazer o lançamento?
Levo para imobilizado o valor total da viatura sem iva e vou abatendo com as rendas levando o valor do iva para a 24322 ou 24323?
Em relação às amortizações do ativo fixo tangivel da viatura no final do ano como se contabiliza? Faz se amortização pelo valor que foi pago durante o ano ou não se faz, visto o bem não ser "propriedade" da empresa!

Obrigada

Em relação a que viatura estamos a falar?

Um leasing o carro "pertence à empresa", as amortizações são feitas como se tivesse comprado a pronto.

zjmartins

Boa noite,

- Na conta 434 o valor do aquisição sem o iva, que só vai deduzir com as prestações e na conta de Iva Imobilizado, e as amortizações como já aqui foi dito, são como se a viatura fosse da empresa, ou 25% ou a 20% conforme o caso.

É a minha opinião.

debsousa

Parece que estamos de acordo colega, excepto na conta do Iva.
;)
Cumprimentos,
Débora Sousa