Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Passivo Corrente e Ñão Corrente

20 Respostas    68.557 Visualizações

Iniciado por Dany14, Abril 20, 2015, 07:26:41 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Dany14

Olá Colegas,

Imaginem uma empresa cujo enquadramento contabilístico é das microentidades. Esta entidade contraiu um empréstimo de 20.000 € imaginemos em Setembro de 2014.

A minha dúvida está na questão do passivo corrente e não corrente, no entanto, se os colegas pudessem demonstrar a contabilização que fariam nos dois primeiros anos, portanto, em 2014 e 2015. Agradecia. Coloco o plano financeiro em anexo...

Obrigado

Rosinda Cristina

PASSIVOS CORRENTES
-Espera-se que seja liquidado no decurso do ciclo operacional da entidade
-Detido essencialmente para ser negociado
-Espera-se que seja liquidado num período até 12 meses após a data do Balanço
-A entidade não tenha um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 12 meses após a data do Balanço

Por norma diz-se que é o de curto prazo igual ou inferior a um ano.

PASSIVOS NÃO CORRENTES
Todos os outros passivos são classificados como não correntes

Por norma diz-se que é o de Médio e Longo Prazo (MLP) superior  a um ano.

De acordo com o Plano financeiro, diria que é de registar em PASSIVOS NÃO CORRENTES
Caso se trate de um empréstimo que contraiu em setembro de 2014 (como este tem a duração superior a um ano, não será liquidado no decurso do ciclo operacional da entidade), logo entenderia que lançaria o primeiro lançamento:

Inicialmente na conta:
2511-Empréstimos Bancários
25111-Passivo Não Corrente (MLP) por 20.000€ a Crédito.

Por contrapartida da conta 121-Banco a Débito.

E a 1ª prestação em setembro 2014:
25111- Passivo Não Corrente (MLP): 494,73€ Débito
6911-Juros de financiamento obtido: 71,55€ Débito
622714-Comissões Banco: 33,33€ Débito
68123-Imp.selo comissões: 4,19€ Débito

121- Banco: 603,80€ Crédito.

Aceitam-se outras sugestões  ;)

Dany14

Olá Colega Rosinda! Muito obrigado pela sua resposta. Pelo que li da sua resposta entende que classifica de acordo com a norma para as microentidades logo desde o início do empréstimo como sendo corrente ou não corrente. O ponto que eu quero chegar é se num empréstimo em alguma circunstância deveriamos separar o capital vincendo até doze meses após a data de balanço, sendo este corrente, do restante capital após esta data sendo não corrente.

Obrigado!! Gostava de mais opiniões...

MLuzia14

Citação de: Rosinda Cristina em Abril 20, 2015, 09:51:55 PM
PASSIVOS CORRENTES
-Espera-se que seja liquidado no decurso do ciclo operacional da entidade
-Detido essencialmente para ser negociado
-Espera-se que seja liquidado num período até 12 meses após a data do Balanço
-A entidade não tenha um direito incondicional de diferir a liquidação do passivo durante pelo menos 12 meses após a data do Balanço

Por norma diz-se que é o de curto prazo igual ou inferior a um ano.

PASSIVOS NÃO CORRENTES
Todos os outros passivos são classificados como não correntes

Por norma diz-se que é o de Médio e Longo Prazo (MLP) superior  a um ano.

De acordo com o Plano financeiro, diria que é de registar em PASSIVOS NÃO CORRENTES
Caso se trate de um empréstimo que contraiu em setembro de 2014 (como este tem a duração superior a um ano, não será liquidado no decurso do ciclo operacional da entidade), logo entenderia que lançaria o primeiro lançamento:

Inicialmente na conta:
2511-Empréstimos Bancários
25111-Passivo Não Corrente (MLP) por 20.000€ a Crédito.

Por contrapartida da conta 121-Banco a Débito.

E a 1ª prestação em setembro 2014:
25111- Passivo Não Corrente (MLP): 494,73€ Débito
6911-Juros de financiamento obtido: 71,55€ Débito
622714-Comissões Banco: 33,33€ Débito
68123-Imp.selo comissões: 4,19€ Débito

121- Banco: 603,80€ Crédito.

Aceitam-se outras sugestões  ;)

Colega, e quando é que se deve registar como passivo corrente? Não se deve fazer ajustes nos empréstimos ao longo dos anos, ou seja um empréstimo em principio têm um montante que é amortizável durante o período económico corrente. Sei que é uma prática pouco utilizada, mas parece-me a mais adequada...

Rosinda Cristina

As questões que os colegas colocam, "implicam" da minha parte para poder debater com os colegas uma investigação mais profunda sobre o tema.

Tal como os colegas também eu gostava de ter mais opiniões de outros colegas  :)

Citação de: MLuzia14 em Abril 20, 2015, 11:33:52 PM
Citação de: Rosinda Cristina em Abril 20, 2015, 09:51:55 PM

Colega, e quando é que se deve registar como passivo corrente? Não se deve fazer ajustes nos empréstimos ao longo dos anos, ou seja um empréstimo em principio têm um montante que é amortizável durante o período económico corrente. Sei que é uma prática pouco utilizada, mas parece-me a mais adequada...
Citação de: Dany14 em Abril 20, 2015, 10:26:17 PM
Olá Colega Rosinda! Muito obrigado pela sua resposta. Pelo que li da sua resposta entende que classifica de acordo com a norma para as microentidades logo desde o início do empréstimo como sendo corrente ou não corrente. O ponto que eu quero chegar é se num empréstimo em alguma circunstância deveriamos separar o capital vincendo até doze meses após a data de balanço, sendo este corrente, do restante capital após esta data sendo não corrente.

Obrigado!! Gostava de mais opiniões...

debsousa

Regra geral, eu considero em correntes, as contas caucionadas, cartões de crédito.... e em não correntes os empréstimos propriamente ditos com planos de pagamento superiores a 12 meses.

No entanto depois de ver as vossas opiniões, realmente acho que faria sentido, contabilizar a parte amortizável nos próximos 12 meses em curto prazo, e o restante em ML prazo.
Cumprimentos,
Débora Sousa

Dany14

Citação de: debsousa em Abril 21, 2015, 09:24:55 AM
Regra geral, eu considero em correntes, as contas caucionadas, cartões de crédito.... e em não correntes os empréstimos propriamente ditos com planos de pagamento superiores a 12 meses.

No entanto depois de ver as vossas opiniões, realmente acho que faria sentido, contabilizar a parte amortizável nos próximos 12 meses em curto prazo, e o restante em ML prazo.

Olá Colegas, obrigado pelas vossas respostas.
E nesse caso de fazerem a separação em corrente e não corrente, como movimentariam a conta 25 nos dois primeiros anos?
A conta 25 que comporta o capital não corrente vai sendo transferido esse capital para conta 25 que comporta o capital corrente à medida que este se transforma em corrente? se sim, fazem essa transferência em que momento?

debsousa

O mais correto provavelmente seria fazer isso mensalmente, mas talvez seja mais prático fazer essa passagem apenas no final do ano.
:-\
Cumprimentos,
Débora Sousa

Dany14

Citação de: debsousa em Abril 21, 2015, 09:55:16 AM
O mais correto provavelmente seria fazer isso mensalmente, mas talvez seja mais prático fazer essa passagem apenas no final do ano.
:-\

sim, não tinha pensado dessa maneira, mas faz sentido mensalmente, no entanto é como a colega diz, não se torna prático, e neste caso, seria melhor no final de cada ano regularizar o capital que se vai transformando em corrente no final de cada exercício. Obrigado colega!
Alguém mais tem opinião?

sweepers

Colegas,

Eu não separo o corrente e não corrente nas contas de balancete. Isso porque sempre que fizesse um reporting(Balanço) tinha que fazer um lançamento a ajustar as respectivas contas.

Eu tenho o valor todo de cada empréstimo na sua conta. E tenho um ficheiro em excel para controlar a parte corrente(a amortizar nos próximos 12 meses) e não corrente (restante). Sempre que faço um balanço vou buscar os valores que tenho no ficheiro de controlo.

Acho mais correcto assim, e ainda ajuda na gestão de tesouraria.

debsousa

Colega, será que podia partilhar o seu ficheiro?

Dava-me jeito....

Muito obrigada!
Cumprimentos,
Débora Sousa

Dany14

Citação de: debsousa em Abril 21, 2015, 10:11:23 AM

Dava-me jeito....

Muito obrigada!

Seria interessante se pudesse partilhar o ficheiro! Obrigado colegas!

sweepers

Dava-me jeito....

Muito obrigada!

Neste momento não tenho acesso ao ficheiro, mas ainda hoje partilho.

Não estejam a espera de nada topo de gama. É apenas um ficheiro simples com formulas simples.

O quadro que obtenho utilizo para (i) separar o passivo corrente com não corrente (ii) validar com o mapa do Banco de Portugal (iii) preencher o quadro dos financiamentos da IES e (iv) é o meu quadro para o R&C do ponto dos financiamentos obtidos.

Dany14

Citação de: sweepers em Abril 21, 2015, 10:27:22 AM

Dava-me jeito....

Muito obrigada!

Neste momento não tenho acesso ao ficheiro, mas ainda hoje partilho.

Não estejam a espera de nada topo de gama. É apenas um ficheiro simples com formulas simples.

O quadro que obtenho utilizo para (i) separar o passivo corrente com não corrente (ii) validar com o mapa do Banco de Portugal (iii) preencher o quadro dos financiamentos da IES e (iv) é o meu quadro para o R&C do ponto dos financiamentos obtidos.

De qualquer modo é sempre uma ajuda, obrigado desde já colega!

sweepers

Como combinado aqui vai o ficheiro.

Fiz alguns ajustes nas formulas porque os mapas que tenho não são as mais recentes e não estavam de acordo com a minha contabilidade nem com o mapa do BP.