Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Duvidas IVA em refeições de clientes - Turismo

1 Respostas    2.927 Visualizações

Iniciado por gon88, Abril 24, 2015, 01:59:31 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

gon88

Tenho aqui algumas duvidas que gostaria de esclarecer convosco.
Tenho uma empresa que faz passeios turisticos. Em alguns passeios, incluímos um pacote com almoço. Não queremos ganhar dinheiro com o almoço, mas sim dar um pacote mais completo aos clientes que fazem os passeios.

Alertado pela contabilista, indicou-me que o IVA dessas refeições só é dedutivel em 50%, pela exclusao mencionada na Al. d) do nº2 do Artº 21º CIVA.
Ao ler atentamente o Artº21º na integra, penso que esta situação poderia encaixar-se não na alinea d) mas sim na Al. c) que nos diz:

c)   Despesas mencionadas nas alíneas a) a d) do número anterior, quando efectuadas por um sujeito passivo do imposto agindo em nome próprio mas por conta de um terceiro, desde que a este sejam debitadas com vista a obter o respectivo reembolso;

Ora a Al. d) do numero anterior diz:
d)   Despesas respeitantes a alojamento, alimentação, bebidas e tabacos e despesas de recepção, incluindo as relativas ao acolhimento de pessoas estranhas à empresa e as despesas relativas a imóveis ou parte de imóveis e seu equipamento, destinados principalmente a tais recepções;

Ora pelo meu entendimento de leigo em contabilidade que sou, as despesas destas refeições são debitadas aos clientes com vista ao seu reembolso.

Poderão dar-me umas luzes?
Muito Obrigado.

zjmartins

Boa tarde,

No meu entendimento estão ambos equivocados, pois o argumento que estão a utilizar, nomeadamente a alínea d) do nº1 do Artº 21 do CIVA, diz no final " destinados principalmente a recepções", o que não é o seu caso. O seu caso será prestação de serviços, com essas tal despesas incluídas. Penso que o iva dessas refeições não é dedutivel, mas gostava de ler outras opiniões.

Mas não tenho a certeza, é apenas a minha opinião.