Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

IES - Passivo Corrente e Não Corrente

7 Respostas    10.321 Visualizações

Iniciado por Dany14, Junho 12, 2015, 06:49:19 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Dany14

Olá colegas,

Achei curioso que no Anexo A da IES, Quadro 04-A exista só um campo A5143 para Financiamentos obtidos para as Microentidades. Eu entendo que se deve fazer a distinção entre o passivo corrente e o não corrente, assim preenchi o Campo A5152 com o valor do passivo corrente. O que é verdade é que assim a situação é validada, ainda que o campo A5152 não seja para microentidades por tão-somente aparecer (N,S)

Alguém aconteceu-lhe o mesmo? e se sim qual foi a opção do colega?

Sandra1992

Olá colega,

aconteceu-me o mesmo o ano passado mas deu erro ao validar porque a empresa era uma microentidade e esse campo é para as outras.... Conseguiu validar ao pôr nesse campo? é um bocado estranho...

kushinadaime

Esse valor dos financiamentos em passivos correntes deve ir para outras contas a pagar e a receber.
Quanto a mim, tal discriminação deve ocorrer no balanço "oficial", para deixar tudo claro..., mas o IES permite zero personalizções...

Dany14

Citação de: Sandra1992 em Junho 13, 2015, 11:25:52 AM
Olá colega,

aconteceu-me o mesmo o ano passado mas deu erro ao validar porque a empresa era uma microentidade e esse campo é para as outras.... Conseguiu validar ao pôr nesse campo? é um bocado estranho...

Olá colega, sim consegui validar a IES através da aplicação, e apresenta a mensagem que não tem erros, no entanto ainda não submeti e não sei se irá considerar com erros depois de submetida. No entanto, achei estranho esta ocorrência e acho que o que será correcto é ter um valor em Financiamento Obtidos no passivo corrente. O que é que o colega fez? colocou o valor dos financiamentos obtidos do passivo corrente em que campo?

Dany14

Citação de: kushinadaime em Junho 13, 2015, 12:20:24 PM
Esse valor dos financiamentos em passivos correntes deve ir para outras contas a pagar e a receber.
Quanto a mim, tal discriminação deve ocorrer no balanço "oficial", para deixar tudo claro..., mas o IES permite zero personalizções...

Obrigado Colega, muito provavelmente é isso que vou fazer... obrigado pela sua opinião

Lilianaazevedo

Bom dia,

Relativamente às vossas dúvidas (e à minha) será que me podem esclarecer se colocaram os financiamentos obtidos correntes para outras contas a pagar correntes ou não correntes!? É que outras contas a pagar correntes somente aparece (N,S).

Cumprimentos,

Liliana Azevedo

Dany14

Citação de: Lilianaazevedo em Julho 02, 2015, 12:16:49 PM
Bom dia,

Relativamente às vossas dúvidas (e à minha) será que me podem esclarecer se colocaram os financiamentos obtidos correntes para outras contas a pagar correntes ou não correntes!? É que outras contas a pagar correntes somente aparece (N,S).

Cumprimentos,

Liliana Azevedo

Olá Colega,

Eu liguei para a AT a questionar isso mesmo, apesar de no campo A5152, financiamentos obtidos passivo corrente aparecer apenas (N,S) podes verificar que, caso os valores estejam corretos, não produz erro por a entidade ser uma microentidade. Assim, porque as normas contabilisticas assim determinam que realmente o que é correto é separar o passivo corrente do não corrente, optei por preencher o campo A5152 dos Financiamentos obtidos do passivo corrente com o valor correspondente, mesmo que este, na IES, se refira as entidades que não as microentidades por ausência do M.

trotil

Boa Tarde Colegas,

Em sempre coloquei na IES das ME os valores separados dos financiamentos e nunca tive qualquer problema com a validação.