Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

REGISTO MARCA

9 Respostas    12.272 Visualizações

Iniciado por LILI13, Junho 23, 2015, 10:51:56 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

LILI13

Bom dia,

Preciso de fazer o registo de uma marca, nunca fiz e já me informaram que não é um processo fácil. Queria saber se alguém aqui do forum já o fez e se me dá uns toque de por onde começar!

Muito Obrigada
Atentamente,

nunomcastro

Para registar a marca consegue fazer tudo online no site do INPI: https://servicosonline.inpi.pt/registos/main/start.jsp?timo=M .
A marca pode ser nominativa (texto), figurativa (imagem) ou mista. Também convém analisar a categoria em que quer registar a marca. Depois submete o pedido, o mesmo é analisado e se for aceite é publicado no boletim da propriedade industrial.

Isto leva algum tempo, e envolve pagamento de taxas, obviamente. Não sei precisar quanto, porque a última vez que lidei com um processo destes foi à cerca de 4 anos. Também há empresas que prestam esse serviço. Pode ainda necessitar de recorrer a um advogado caso outra entidade conteste a marca que está a registar.

Espero ter ajudado.

LILI13

Bom dia Nuno,

Ajudou imenso vou tentar e espero que o cliente não desista :)

Obrigada pela ajuda

Atentamente,
Liliana

nunomcastro

O processo burocrático não é dificil, se não houver contestação é um processo bastante simples. Convém é ver bem a classe onde vai registar, porque podem haver marcas iguais mas se estiverem em classes diferentes eles aceitam. se não me engano sã 47 classes.

LILI13

Só mais uma questão Nuno se souber, estes custos que temos de taxas por exemplo são pagos mesmo que não seja aprovado? ou só se for aprovado é que se pagam?

LILI13

Citação de: LILI13 em Junho 23, 2015, 12:23:15 PM
Só mais uma questão Nuno se souber, estes custos que temos de taxas por exemplo são pagos mesmo que não seja aprovado? ou só se for aprovado é que se pagam?

Já me informei e ao fazer o pedido de registo, neste caso da marca, temos que pagar 123,65€ e podem demorar 4 a 6 meses a analisar.

Atentamente,
Liliana

nunomcastro

Colega só consegui responder agora, esse valor é pelo pedido, que é pago independentemente da aceitação ou não do registo. Caso o INPI aceite o registo terá depois de pagar um valor adicional, a taxa de registo.

LILI13

Citação de: nunomcastro em Junho 23, 2015, 05:32:50 PM
Colega só consegui responder agora, esse valor é pelo pedido, que é pago independentemente da aceitação ou não do registo. Caso o INPI aceite o registo terá depois de pagar um valor adicional, a taxa de registo.

Olá Nuno,

Obrigada por toda a atenção.

Atentamente,
Liliana

nunomcastro

Sylvya

Boa tarde,

Pelo que li a Liliana fez o registo de uma marca, que documentos anexou? tenho uma empresa que quer registar uma marca, já estive a ver os passos a seguir, mas quando chego a parte dos documentos a anexar fico sem saber que documentos devo anexar visto que é uma empresa.
Será que me consegue ajudar?

Obrigada
Cumprimentos
Sílvia  Fonseca