Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

NIF Errado

8 Respostas    9.616 Visualizações

Iniciado por UpFix, Julho 28, 2015, 01:50:27 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

UpFix

Bons dias, não sei se me podem ajudar

Fiz uma compra de 1200€ mas dei um nif errado (um numero, foi de cabeça), tenho de voltar á empresa onde efectuei a compra e pedir para anularem essa factura ou posso registar essa factura no portal das finanças e automaticamente linkam essa factura aos meus dados? (a compra foi de hardware, nao sei se é importante)

Um abraço a todos e muito obrigado.

debsousa

Terá de pedir que emitam uma nota de crédito da 1ª fatura e que emitam uma nova fatura com os dados certos.
Cumprimentos,
Débora Sousa

nunomcastro

O que deveria ter acontecido era a aplicação ter reconhecido o NIF como inválido, ou seja, nem deveria deixar emitir o documento, a não ser que tenha sido manualmente.

UpFix

Obrigado pela resposta

Foi através de programa informático... Outra questão, é melhor lá ir pedir que emitam uma nova factura para não ter problemas com as finanças no futuro certo?

Muito obrigado

UpFix

Boa tarde novamente

Não me quiseram emitir uma nota de crédito nem me resolveram o problema, disseram simplesmente que é ilegal e que nada poderiam fazer!! Expliquei o que aqui me foi dito mas recusaram a faze-lo.

Essa emissão da nota de crédito é obrigatória? isto é, se eu pedir eles são obrigados a faze-lo?

Não sei o que fazer agora e que implicações isto poderá ter no futuro (nas finanças).

Obrigado e cumprimentos.

UpFix

Alguém me pode ajudar?

Gostava de saber se a emissão de uma nota de crédito é obrigatória? isto é, se eu pedir eles são obrigados a faze-lo?

Obrigado mais uma vez

nunomcastro

Acho que obrigatório não é, mas ilegal também não. Em último caso consulte a AT sobre o assunto.

Shrek

Eles podem até não aceitar emitir a nota de crédito pelo motivo que apresentou mas caso ainda esteja no prazo dos 15 dias após a compra, proceda à devolução do produto e depois com o talão de compra compre o mesmo mas agora com o NIF correto.
O seu azar foi que o NIF que forneceu coincidiu com um existente.
[url="https://lnkd.in/d69pQBt8"]https://lnkd.in/d69pQBt8[/url]

UpFix

Obrigado pelas respostas, já passaram cerca de 22 dias, mas era uma boa solução.

Vou contactar a AT e ver o que me dizem então.

Obrigado de novo a todos.