collapse

Pesquisa



Venda Viaturas ligeiro de passageiros

  • 28 Respostas
  • 25470 Visualizações
*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #15 em: Janeiro 27, 2015, 03:41:40 pm »

Eu concordo...
Deve liquidar iva nas duas situações...
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Carmo Gonçalves

  • ***
  • 138
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #16 em: Janeiro 27, 2015, 03:56:38 pm »
Obrigada colegas

O problema agora é a factura de venda da viatura de 5 lugares foi emitida sem IVA e não sei se devo proceder á regularização ou não

as vezes é melhor não mexer no que está quieto?
e as vezes é pior a emenda que o soneto como diz o ditado

*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #17 em: Janeiro 27, 2015, 04:22:25 pm »

Eu deixaria ficar assim (isenta de iva)...
Só numa fiscalização de iva é que poderá ser detetado, pode ser que não aconteça...

Obrigada colegas

O problema agora é a factura de venda da viatura de 5 lugares foi emitida sem IVA e não sei se devo proceder á regularização ou não

as vezes é melhor não mexer no que está quieto?
e as vezes é pior a emenda que o soneto como diz o ditado
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline Rosinda Cristina

  • *****
  • 1580
  • 106
  • Sexo: Feminino
  • Partilhar Ideias... Ouvir...Refletir... É Arte...
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #18 em: Janeiro 27, 2015, 08:41:56 pm »
Eu deixaria ficar assim (isenta de iva)...
Só numa fiscalização de iva é que poderá ser detetado, pode ser que não aconteça...

Obrigada colegas

O problema agora é a factura de venda da viatura de 5 lugares foi emitida sem IVA e não sei se devo proceder á regularização ou não

as vezes é melhor não mexer no que está quieto?
e as vezes é pior a emenda que o soneto como diz o ditado

Agradeço a todos os colegas as opiniões trazidas a debate sobre o tema de grande relevância trazido pela colega Carmo Gonçalves.

E as correções trazidas pelo colega azevedojqm «"não deduziu logo não tem que liquidar", raciocínio absolutamente falso já que a obrigação de liquidar não tem qualquer conexão com o direito à dedução.»

Penso que a maioria de nós colegas tem esse raciocínio correto. Mas por vezes quando queremos explicar algo, recorremos muito a essa matemática, que está de todo errada. Agradeço a correção.

Agradeço ao colega Nunomv a sua preciosa participação neste tema.

Quanto à dúvida final da colega Carmo Gonçalves, se estivesse ainda dentro período que ocorreu a venda emitia Nota de Crédito e emitia nova fatura. Estamos a evidenciar ativo fixo tangível, não é algo fácil de contornar por estarmos já noutro exercício económico e o prazo legal para entregar o e-fatura terminou ontem dia 26. E provavelmente já foram emitidas faturas referentes ao período de 2015!!!!!!

*

Offline nunomv

  • ****
  • 991
  • 30
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #19 em: Janeiro 27, 2015, 11:40:51 pm »
Muito obrigado, colega Rosinda Cristina...

Eu deixaria ficar assim (isenta de iva)...
Só numa fiscalização de iva é que poderá ser detetado, pode ser que não aconteça...

Obrigada colegas

O problema agora é a factura de venda da viatura de 5 lugares foi emitida sem IVA e não sei se devo proceder á regularização ou não

as vezes é melhor não mexer no que está quieto?
e as vezes é pior a emenda que o soneto como diz o ditado

Agradeço a todos os colegas as opiniões trazidas a debate sobre o tema de grande relevância trazido pela colega Carmo Gonçalves.

E as correções trazidas pelo colega azevedojqm «"não deduziu logo não tem que liquidar", raciocínio absolutamente falso já que a obrigação de liquidar não tem qualquer conexão com o direito à dedução.»

Penso que a maioria de nós colegas tem esse raciocínio correto. Mas por vezes quando queremos explicar algo, recorremos muito a essa matemática, que está de todo errada. Agradeço a correção.

Agradeço ao colega Nunomv a sua preciosa participação neste tema.

Quanto à dúvida final da colega Carmo Gonçalves, se estivesse ainda dentro período que ocorreu a venda emitia Nota de Crédito e emitia nova fatura. Estamos a evidenciar ativo fixo tangível, não é algo fácil de contornar por estarmos já noutro exercício económico e o prazo legal para entregar o e-fatura terminou ontem dia 26. E provavelmente já foram emitidas faturas referentes ao período de 2015!!!!!!
Cumprimentos,
Nunomvs

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #20 em: Fevereiro 09, 2016, 05:25:52 pm »
Boa Tarde Colegas,

Uma empresa vendeu a viatura ligeira de passageiros que estava afecta ao seu imobilizado a um particular.

Passou a factura com IVA. Ao ver o vosso tópico, concluí que provavelmente a factura deveria ter sido passada sem IVA ao abrigo do artigo 9.º n.º 32.

Problema:
A factura foi feita em Dezembro de 2015. Para regularizar a situação, penso que será melhor efectuar uma nota de crédito e em Janeiro de 2016 tornar a efectuar uma factura sem IVA.

Mas na declaração de IVA de Dezembro devo mencionar a venda de imobilizado no campo 104, sabendo que a mesma será anulada em Janeiro?

E a titulo de tratamento contabilistico e fiscal, considero a venda de imobilizado em 2015?

Obrigada pela ajuda.
 

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #21 em: Fevereiro 09, 2016, 06:24:22 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #22 em: Fevereiro 09, 2016, 07:30:45 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

Tenho ainda de confirmar porque o veiculo foi adquirido em 2008 e na altura ainda não fazia a contabilidade, mas penso que foi por força do artigo 21.º.

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #23 em: Fevereiro 09, 2016, 07:34:39 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

Tenho ainda de confirmar porque o veiculo foi adquirido em 2008 e na altura ainda não fazia a contabilidade, mas penso que foi por força do artigo 21.º.

Mas a minha duvida prende-se com o facto de partindo do pressuposto que foi por força do artigo 21º, a fatura da venda não deveria ter IVA.
Como o cliente emitiu a fatura em Dezembro e o SAFT já foi enviado, como faço na declaração periódica de IVA? O correcto para regularizar a situação é fazer a nota de credito em Janeiro e nova fatura sem IVA?
e considero a venda e a mais valia em 2015 ou 2016?

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #24 em: Fevereiro 10, 2016, 05:00:07 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

Tenho ainda de confirmar porque o veiculo foi adquirido em 2008 e na altura ainda não fazia a contabilidade, mas penso que foi por força do artigo 21.º.

Mas a minha duvida prende-se com o facto de partindo do pressuposto que foi por força do artigo 21º, a fatura da venda não deveria ter IVA.
Como o cliente emitiu a fatura em Dezembro e o SAFT já foi enviado, como faço na declaração periódica de IVA? O correcto para regularizar a situação é fazer a nota de credito em Janeiro e nova fatura sem IVA?
e considero a venda e a mais valia em 2015 ou 2016?

A mais valia é considerada em 2015.

Em 2016  emite nota de crédito e de seguida nova fatura, na declaração de IVA menciona que a regularização se refere a erro material (e não há devolução do bem).

Na nova fatura, se o cliente já efectuou o pagamento, o valor do IVA terá de ser reembolsado.

Nao conheço os valores envolvidos na operação, mas não será , melhor deixar assim.

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #25 em: Fevereiro 10, 2016, 10:15:00 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

Tenho ainda de confirmar porque o veiculo foi adquirido em 2008 e na altura ainda não fazia a contabilidade, mas penso que foi por força do artigo 21.º.

Mas a minha duvida prende-se com o facto de partindo do pressuposto que foi por força do artigo 21º, a fatura da venda não deveria ter IVA.
Como o cliente emitiu a fatura em Dezembro e o SAFT já foi enviado, como faço na declaração periódica de IVA? O correcto para regularizar a situação é fazer a nota de credito em Janeiro e nova fatura sem IVA?
e considero a venda e a mais valia em 2015 ou 2016?

A mais valia é considerada em 2015.

Em 2016  emite nota de crédito e de seguida nova fatura, na declaração de IVA menciona que a regularização se refere a erro material (e não há devolução do bem).

Na nova fatura, se o cliente já efectuou o pagamento, o valor do IVA terá de ser reembolsado.

Nao conheço os valores envolvidos na operação, mas não será , melhor deixar assim.

Vou considerar a mais valia em 2015.

Sugeri ao cliente que ficasse assim, mas o cliente é daqueles especiais... e não quer pagar o IVA se não há necessidade.

Obrigada pela ajuda.

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #26 em: Fevereiro 10, 2016, 10:18:42 pm »
Na compra, não deduziu por força do art.º 21 do CIVA, ou porque foi adquirido em segunda mão?

Tenho ainda de confirmar porque o veiculo foi adquirido em 2008 e na altura ainda não fazia a contabilidade, mas penso que foi por força do artigo 21.º.

Mas a minha duvida prende-se com o facto de partindo do pressuposto que foi por força do artigo 21º, a fatura da venda não deveria ter IVA.
Como o cliente emitiu a fatura em Dezembro e o SAFT já foi enviado, como faço na declaração periódica de IVA? O correcto para regularizar a situação é fazer a nota de credito em Janeiro e nova fatura sem IVA?
e considero a venda e a mais valia em 2015 ou 2016?

A mais valia é considerada em 2015.

Em 2016  emite nota de crédito e de seguida nova fatura, na declaração de IVA menciona que a regularização se refere a erro material (e não há devolução do bem).

Na nova fatura, se o cliente já efectuou o pagamento, o valor do IVA terá de ser reembolsado.

Nao conheço os valores envolvidos na operação, mas não será , melhor deixar assim.

Já agora como faço para colocar na declaração de IVA que a regularização de IVA se deve a erro material?


*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #27 em: Fevereiro 11, 2016, 09:53:09 am »
Terá de escolher no "anexo campo 41", a opção n.º 4 "78.º n.º 6".

*

Offline onedeadlock

  • ****
  • 298
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Venda Viaturas ligeiro de passageiros
« Responder #28 em: Fevereiro 11, 2016, 07:20:47 pm »
Terá de escolher no "anexo campo 41", a opção n.º 4 "78.º n.º 6".

Obrigado

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
3283 Visualizações
Última mensagem Outubro 02, 2013, 03:09:08 pm
por Davide Tovar
1 Respostas
3037 Visualizações
Última mensagem Abril 03, 2014, 11:04:29 am
por Contabilistas.net
4 Respostas
3529 Visualizações
Última mensagem Abril 21, 2014, 04:08:08 pm
por saraiva23
2 Respostas
2166 Visualizações
Última mensagem Março 27, 2015, 09:45:16 am
por jpaulobraga
0 Respostas
2514 Visualizações
Última mensagem Maio 10, 2018, 03:36:47 pm
por GOS1983

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.