Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Regime simplificado com contabilidade organizada

2 Respostas    3.192 Visualizações

Iniciado por Tânia Silva, Março 16, 2016, 12:43:32 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Tânia Silva

Boa tarde,

Tenho um cliente categoria B - ENI no regime de contabilidade organizada por opção e IVA trimestral.
Este cliente realiza serviços de eletricista.
Agora irá emitir uma fatura a um outro ENI que segundo apurei no site das finanças se encontra no regime trimestral de IVA por opção. A minha duvida é: a fatura que ele irá emitir de serviços de eletricista terá de ser com IVA certo? E em termos de IRS tem de ter retenção? No ano anterior não ultrapassou a faturação de 10.000,00€ pelo que agora fiquei na duvida se teria de existir retenção ou apenas se aplica retenção no ano seguinte em que se ultrapassa os 10.000,00€?

Peço desculpa pelas perguntas mas não quero cometer erros.

Obrigada a todos

AndreiaM

Tem que ter IVA, sim. Neste caso, não interessa para nada em que regime é que está inserido o cliente.
Quanto à retenção, aplica-se a partir do mês seguinte àquele em que ultrapassou os 10.000€ e só é efetuada no caso de o cliente ter contabilidade organizada.

Citação de: Tânia Silva em Março 16, 2016, 12:43:32 PM
Boa tarde,

Tenho um cliente categoria B - ENI no regime de contabilidade organizada por opção e IVA trimestral.
Este cliente realiza serviços de eletricista.
Agora irá emitir uma fatura a um outro ENI que segundo apurei no site das finanças se encontra no regime trimestral de IVA por opção. A minha duvida é: a fatura que ele irá emitir de serviços de eletricista terá de ser com IVA certo? E em termos de IRS tem de ter retenção? No ano anterior não ultrapassou a faturação de 10.000,00€ pelo que agora fiquei na duvida se teria de existir retenção ou apenas se aplica retenção no ano seguinte em que se ultrapassa os 10.000,00€?

Peço desculpa pelas perguntas mas não quero cometer erros.

Obrigada a todos

Tânia Silva