Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

Ajuda para Contestação

37 Respostas    27.511 Visualizações

Iniciado por AnaRC, Março 31, 2016, 04:53:39 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

AnaRC

Boa tarde a todos,

Antes de mais muitos parabéns a todos os Aprovados :)

Eu infelizmente não consegui... Pelas minhas contas reprovei com 9,4!

Assim, estou a ver se por algum milagre ainda consigo contestar alguma das questões...

Das que errei, tenho algumas dúvidas nas questões #5, #16, #20, #24 e #32.
Mais alguém que ache que estas respostas são "contestáveis"?

#5 - respondi Gastos Adm. que me parece o mais correcto
#16 - respondi que não está sujeita pq me baseei no CIVA art 3º nº4
#20 - se na questão #18 a resposta é Activo Intangível, e que o custo é a Amortização então aqui na #20 a resposta não deveria ser NDA?
#24 - pela utilização pagamos uma quantia fixa e uma variável por isso pareceu-me q a resposta seria NDA e não custo produção variável
#32 - as faturas trimestrais não terão IVA? (esta não tenho muitas certezas)

Agradeço antecipadamente a vossa ajuda.
Ana

dluis

Citação de: AnaRC em Março 31, 2016, 04:53:39 PM
Boa tarde a todos,

Assim, estou a ver se por algum milagre ainda consigo contestar alguma das questões...

Das que errei, tenho algumas dúvidas nas questões #5, #16 e #32. Mais alguém que ache que estas respostas são "contestáveis"?

Ana

Olá colega, infelizmente também estou reprovado (por uma questão) e também não concordo com as respostas da OCC nas questões #5 e #24.
Eu, por mim, vou pedir a revisão da prova mas necessito de argumentar fundamentadamente.
Agradeço a vossa ajuda

AnaRC

Boa tarde dluis,

Acabei de editar a minha questão para colocar uma pequena explicação para a possível contestação.

Espero que o tópico proporcione a partilha de mais opiniões e consigamos chegar a bom porto :)

De qualquer forma aqui fica o meu raciocínio para essas duas:
#24 - pela utilização é dito que pagam uma quantia fixa e uma variável por isso pareceu-me q a resposta seria NDA e não custo produção variável. Neste caso teria de ser um custo variável e um custo fixo (acho eu...)

Obgd
Ana

Neuza Barreto

Boa tarde colega.

Com grande pena minha (pois também errei essas três questões), pelas pesquisas que fiz penso que não temos muitas hipóteses.

Pode encontrar o esclarecimento da questão 32 na sebenta que a Ordem facultou sobre a Revisão ao Código do IVA.

A questão 5 é a mais subjetiva mas analisando bem a situação penso que até está correta a classificação uma vez que a finalidade da campanha publicitária será a angariação de clientes, logo, um custo relacionado com os serviços prestados.

A única que me continua a deixar dúvidas é a questão 16 pois também me baseei pelo art 3º do CIVA.

Se alguém tiver outras ideias que queira partilhar agradeço pois foi o meu primeiro exame e ainda estou um pouco desorientada com a situação :(

dluis

Citação de: AnaRC em Março 31, 2016, 05:50:08 PM
Boa tarde dluis,

Acabei de editar a minha questão para colocar uma pequena explicação para a possível contestação.

Espero que o tópico proporcione a partilha de mais opiniões e consigamos chegar a bom porto :)

#24 - pela utilização é dito que pagam uma quantia fixa e uma variável por isso pareceu-me q a resposta seria NDA e não custo produção variável. Neste caso teria de ser um custo variável e um custo fixo (acho eu...)

Obgd
Ana
Na 5 também respondi "gastos administrativos" (a resposta correcta seria custo comercial mas como não era opção respondi gastos administrativos) e na 24 respondi "um custo administrativo" por semelhança com várias questões de exames anteriores.
Também não concordo com a solução da OCC para a 50 (no exame de Janeiro 2015 #14 responderam "deve apresentar proposta de pacto para aprovação")
Cumps
João

AnaRC

Citação de: dluis em Março 31, 2016, 05:59:18 PM
Citação de: AnaRC em Março 31, 2016, 05:50:08 PM
Boa tarde dluis,

Obgd
Ana
Na 5 também respondi "gastos administrativos" (a resposta correcta seria custo comercial mas como não era opção respondi gastos administrativos) e na 24 respondi "um custo administrativo" por semelhança com várias questões de exames anteriores.
Também não concordo com a solução da OCC para a 50 (no exame de Janeiro 2015 #14 responderam "deve apresentar proposta de pacto para aprovação")
Cumps
João

João,

Eu também errei a #50 mas acho que o exame de 2015 falava de sociedade de profissionais de contabilistas certificados e não de uma sociedade de contabilidade. De qualquer forma, parece-me que a resposta da OCC é incompleta, mas será eventualmente a mais correcta das 4, n sei... :(

BeatrizA

Boa tarde.
Também reprovei por uma questão, máximo duas. E errei muitas dessas que referiram aqui... Errei também a questão 44, pois respondi 10.000€ e não vejo o porquê de estar incorreta.

Como temos que proceder agora? Até segunda-feira o que temos de fazer?
Obrigada desde já.

dluis

Citação de: BeatrizA em Março 31, 2016, 07:35:23 PM
Boa tarde.
Também reprovei por uma questão, máximo duas. E errei muitas dessas que referiram aqui... Errei também a questão 44, pois respondi 10.000€ e não vejo o porquê de estar incorreta.

Obrigada desde já.

Eu, pessoalmente, vou pedir a revisão da prova mas, para ser bem sucedido, tenho de contestar as respostas da Ordem e defender que as minhas estão correctas, concretamente a #2, a #5, a #17 e a #24, pois parece-me ser possível defender outra opinião. Vamos ver se resulta...
No entanto só podemos pedir a revisão depois de receber a carta registada com a comunicação do resultado, o que ainda deve demorar uns dias, o que nos dá algum tempo para pensar.
Desejo boa sorte a todos os colegas que pensam em recorrer.
João

fdefabio83

Boa tarde.

Obrigada desde já.

Em relação à 44 não me parece que haja por onde contestar. A reserva deve corresponder ao contravalor prestado na compra. Se das 20000 ações vende 12000, fica com 8000 que lhe custaram 2€ cada. Logo, a resposta seria 8000 x 2 = 16.000

BeatrizA

Citação de: fdefabio83 em Abril 01, 2016, 01:20:28 AM
Boa tarde.

Obrigada desde já.

Em relação à 44 não me parece que haja por onde contestar. A reserva deve corresponder ao contravalor prestado na compra. Se das 20000 ações vende 12000, fica com 8000 que lhe custaram 2€ cada. Logo, a resposta seria 8000 x 2 = 16.000

Parvoice minha... Estava convencida que era o reflexo da conta 12. Obrigada :)

dluis

Citação de: AnaRC em Março 31, 2016, 04:53:39 PM
Boa tarde a todos,

Das que errei, tenho algumas dúvidas nas questões #5, #16, #20, #24 e #32.
Mais alguém que ache que estas respostas são "contestáveis"?

#16 - respondi que não está sujeita pq me baseei no CIVA art 3º nº4
#20 - se na questão #18 a resposta é Activo Intangível, e que o custo é a Amortização então aqui na #20 a resposta não deveria ser NDA?
#24 - pela utilização pagamos uma quantia fixa e uma variável por isso pareceu-me q a resposta seria NDA e não custo produção variável
#32 - as faturas trimestrais não terão IVA? (esta não tenho muitas certezas)

Ana

Acho que deve contestar (eu tive 9.3 e vou contestar) e acho que todos os colegas que estiverem em situações semelhantes também o deveriam fazer.
Parece-me que quantas mais reclamações houver, maior será a hipótese de sermos bem sucedidos.
Boa sorte a todos!
João

Neuza Barreto

Algum fundamento base para contestar a 17?? Estou a tentar contestar a 5, a 16 e a 25, se conseguisse a 17 também seria ainda melhor.

Agradeço qualquer ajuda que possa surgir.

Citação de: dluis em Março 31, 2016, 10:28:48 PM
Boa tarde.

Obrigada desde já.

Eu, pessoalmente, vou pedir a revisão da prova mas, para ser bem sucedido, tenho de contestar as respostas da Ordem e defender que as minhas estão correctas, concretamente a #2, a #5, a #17 e a #24, pois parece-me ser possível defender outra opinião. Vamos ver se resulta...
No entanto só podemos pedir a revisão depois de receber a carta registada com a comunicação do resultado, o que ainda deve demorar uns dias, o que nos dá algum tempo para pensar.
João

BeatrizA

Boa noite.

Eu vou tentar recorrer à Q5, Q8, Q20 e a Q24. Também errei a 16, mas visto que a fiscalidade não é o meu forte e não estou a conseguir estar com alguém que me ajude, não estou a pensar apostar nessa. E por essa razão também não a consigo ajudar na 17.
Será que depois podemos colocar aqui as nossas contestações ou poderei ter problemas?

Citação de: Neuza Barreto em Abril 01, 2016, 01:52:27 PM
Algum fundamento base para contestar a 17?? Estou a tentar contestar a 5, a 16 e a 25, se conseguisse a 17 também seria ainda melhor.

Boa tarde.

Obrigada desde já.

João

ssimao93

Beatriz, podes encontrar a resposta da Q8 no art 64 e 139 CIRC.
Também ponderei contestar essa, mas depois verifiquei que a resposta estava correta.

Citação de: BeatrizA em Abril 01, 2016, 09:13:18 PM
Boa noite.

Eu vou tentar recorrer à Q5, Q8, Q20 e a Q24. Também errei a 16, mas visto que a fiscalidade não é o meu forte e não estou a conseguir estar com alguém que me ajude, não estou a pensar apostar nessa. E por essa razão também não a consigo ajudar na 17.
Será que depois podemos colocar aqui as nossas contestações ou poderei ter problemas?

Citação de: Neuza Barreto em Abril 01, 2016, 01:52:27 PM

Boa tarde.

Obrigada desde já.

João

BeatrizA

Ah caramba... Ainda não tinha pesquisado sobre essa questão, poupou me trabalho! Mas pensava que talvez desse para dar a volta. Pena...  :-[

Mas obrigada pela atenção. E caso tenha justificação para contestar a Q16, ainda lhe ficava mais agradecida!

Citação de: ssimao93 em Abril 02, 2016, 09:08:07 PM
Beatriz, podes encontrar a resposta da Q8 no art 64 e 139 CIRC.
Também ponderei contestar essa, mas depois verifiquei que a resposta estava correta.