Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Colocar filho como Dependente

3 Respostas    10.869 Visualizações

Iniciado por bombax, Maio 27, 2016, 06:58:55 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

bombax

Boa Tarde
Tenho um duvida que gostava que fosse esclarecida se possivel

Sendo eu e a minha mulher solteiros, tendo um filho menor e fazendo o irs em separado da minha mulher que colocou o filho como 2º sujeito passivo com as respectivas despesas inerentes ao mesmo, posso colocar o meu filho no meu irs como dependente, colocando o NIF do pequeno?
Pergunto isto pois faz-me um pouco confusão ser só um dos cônjuges a dizer que tem um filho, pois o filho é dos 2 embora sejamos solteiros.

Agradecia umas "luzes" sobre esta minha duvida.
Obrigado pela atenção
Cumprimentos,
MS

João Paulo Miranda

Os dependentes só podem entrar na declaração de um dos pais.

ricardof.silva

Sim, pode colocar o dependente nas duas declarações.

Só que o valor a deduzir por cada sujeito passivo irá ser reduzido para metade (n.9 do art.º 78 cirs),

Deverá declarar no quadro 6 do rosto em "dependentes em Guarda conjunta", os dois sujeitos passivos deverão declarar o mesmo, se ano vai existir divergências.

Deverá analisar se compensa, em função de cada rendimento do sujeito passivo.

paulalage

Citação de: bombax em Maio 27, 2016, 06:58:55 PM
Boa Tarde
Tenho um duvida que gostava que fosse esclarecida se possivel

Sendo eu e a minha mulher solteiros, tendo um filho menor e fazendo o irs em separado da minha mulher que colocou o filho como 2º sujeito passivo com as respectivas despesas inerentes ao mesmo, posso colocar o meu filho no meu irs como dependente, colocando o NIF do pequeno?
Pergunto isto pois faz-me um pouco confusão ser só um dos cônjuges a dizer que tem um filho, pois o filho é dos 2 embora sejamos solteiros.

Agradecia umas "luzes" sobre esta minha duvida.
Obrigado pela atenção
Cumprimentos,
MS

Colega boa tarde,

O dependente pode aparecer referenciado nas declarações do pai e da mãe.....sendo as despesas do mesmo divididas em 50% para cada um dos sujeitos passivos.

Espero ter ajudado! ;)
Cumprimentos,
Paula Lage