Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Dedução de baixa médica no vencimento

5 Respostas    12.654 Visualizações

Iniciado por IsaRocha, Junho 27, 2016, 02:54:45 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

IsaRocha

Olá boa tarde.
Partilho a seguinte questão, no sentido de saber o que é que está correto:

Quando um colaborador está de baixa médica, como é feita a respetiva dedução no recibo de vencimento, tendo presente que devemos descontar (para efeitos de DMR) dias consecutivos:

1. com base em 30 dias (Vencimento mensal / 30 dias)?
ou
2. com base no valor hora e dias úteis?

Sempre utilizei a primeira informação, com base em informações que fui lendo e com base nas parametrizações do programa dos vencimentos com o qual trabalho.
No entanto, recentemente comecei também a trabalhar num novo programa que utiliza a segunda opção, ou seja, desconta a baixa com base no valor hora e dias úteis.

Qual é então a correta?

Atenciosamente,
Isabel Rocha
Atentamente
Isabel Rocha

Júlia Ferreira

A falta de assiduidade em mais de 30 dias no ano anterior, condiciona o valor a receber do subsídio de férias.?

Citação de: IsaRocha em Junho 27, 2016, 02:54:45 PM
Olá boa tarde.

Quando um colaborador está de baixa médica, como é feita a respetiva dedução no recibo de vencimento, tendo presente que devemos descontar (para efeitos de DMR) dias consecutivos:

ou

Sempre utilizei a primeira informação, com base em informações que fui lendo e com base nas parametrizações do programa dos vencimentos com o qual trabalho.
No entanto, recentemente comecei também a trabalhar num novo programa que utiliza a segunda opção, ou seja, desconta a baixa com base no valor hora e dias úteis.

Qual é então a correta?

Atenciosamente,
Isabel Rocha

IsaRocha

Agradeço a informação, mas a questão não está relacionada com subsídio de férias.

Citação de: Júlia Ferreira em Junho 27, 2016, 10:14:58 PM
A falta de assiduidade em mais de 30 dias no ano anterior, condiciona o valor a receber do subsídio de férias.?

Citação de: IsaRocha em Junho 27, 2016, 02:54:45 PM
Olá boa tarde.

ou

Qual é então a correta?

Atenciosamente,
Isabel Rocha
Atentamente
Isabel Rocha

Sonia356

O cálculo do desconto da baixa é feito pelos 30 dias.
S.R.

IsaRocha

Olá Sónia, boa tarde.
Obrigada pela partilha da informação.

A Sónia sabe informar se existe alguma informação escrita (guia/legislação ou outros) relativamente a esta informação?

Citação de: Sonia356 em Junho 29, 2016, 11:36:31 AM
O cálculo do desconto da baixa é feito pelos 30 dias.
Atentamente
Isabel Rocha

Sonia356

Boa tarde

Eu pessoalmente baseio-me pelo método utilizado pela segurança social, 30 dias, as baixas são processadas pelos dias seguidos.

O 2º motivo é o principio do tratamento mais favorável ao trabalhador, se calcular a falta pelo outro método o desconto seria maior.
S.R.