Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Efactura - Compra de óculos - adiantamento

2 Respostas    6.598 Visualizações

Iniciado por mikegarcia, Setembro 14, 2016, 09:02:57 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

mikegarcia

Boa noite

Durante o mês de Fevereiro deste ano adquiri um par de óculos (leitura) mediante receita médica.
No ato de pagamento, foi feito um adiantamento de pagamento, no qual foi emitida uma nota de crédito e uma factura recibo.

Quando os fui levantar, foi-me emitida uma nova factura (final).

Na plataforma do efactura foram incluídos os três documentos.

Minhas questões depreendem-se com o seguinte:

1 - Devido a ter receita, no campo associar receita (para corrigir factura), é colocado o valor total da compra? ou apenas o valor das lentes?

2- Na factura / recibo e notas de crédito (respeitante a adiantamento), terei que dizer que não tenho receita?

Toda a ajuda é bem-vinda ;D

JoanaSeveriano

Olá colega,

1. A FAQ penso que responde à sua questão:
"   15-1640  As despesas com a aquisição de armações de óculos podem ser deduzidas em sede de IRS como despesas de saúde?
Estas despesas são dedutíveis em sede de IRS enquanto despesas de saúde desde que estejam justificadas por receita médica e sejam adquiridas num estabelecimento integrado num dos setores de atividade de saúde considerados para efeitos de dedução à colecta do IRS, nos termos do artigo 78.º-C do Código do IRS, e cujas faturas tenham sido comunicadas à AT." (em https://info.portaldasfinancas.gov.pt/infofaqs/listafaqs.aspx?subarea=356 )

2. Eu colocaria na Fatura-Recibo final. Suponho que a Nota de Crédito anula a totalidade do valor do adiantamento. Mas também não vejo inconveniente de colocar em todos.

Salvo melhor opinião.
Joana Severiano

mikegarcia