Notícias:

Especialistas no apoio e preparação para o exame OCC.

Despesas Funcionário

2 Respostas    2.535 Visualizações

Iniciado por Ana83, Novembro 07, 2016, 11:49:47 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Ana83

Bom dia colegas!!

Preciso da vossa ajuda. Tenho um recibo de vencimento em que foram pagas despesas ao funcionário relativas a recibos de alimentação que ele pagou pela empresa e depois a empresa entregou esse valor no recibo. Como contabilizo?



Obrigada

arturtiago

Ana

confesso que é a primeira vez que tenho conhecimento de uma empresa reembolsar despesas de alimentação ao serviço da mesma, feitas pelo funcionário e, inclui-las no recibo de vencimento.
assim sendo, levanta-se aqui a questão do irs ou seja, se as despesas das faturas da alimentação repito por, conta da empresa, é assim não é?, forem superiores ao limite fiscal do desconto, quem paga isso?
quanto à classificação contabilística, levaria a uma conta 625112 (alimentação) ou 62661(despesas de representação - refeições com clientes/fornecedores)

isto é a minha opinião...
tiago

vsanto

Na minha opinião, o funcionário pede as faturas com o NIPC da empresa (não sei se isso aconteceu, suponho que não, senão contabiliza o gasto 2x ?!!!), e a empresa paga ao funcionário tendo essas mesmas despesas como justificação.
Não concordo que essas despesas tivessem ido para o recibo. Lá está, levanta outras questões ao nível de IRS.
Em todo o caso, levaria também a uma 6251 - Deslocações e estadas.