Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Clientes cobrança duvidosa

2 Respostas    14.315 Visualizações

Iniciado por joaosantos20, Novembro 18, 2016, 10:26:00 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

joaosantos20

Bom dia,

Tenho vindo a passar clientes estão em situação de cobrança duvidosa, da conta 211 para a 217.
Tenho registado as respetivas perdas por imparidade, estando neste momento a conta 217 com um saldo a débito de 500.000,00 e a conta 219 com um saldo a crédito de 500.000,00.
No inicio do próximo ano, iremos mudar de software e a gerência pretende "limpar" estas contas.
O que devo e posso fazer?

Obrigado pela ajuda!

kushinadaime

A 217 - Clientes de Cobrança Duvidosa podes limpar, por contrapartida de um aumento na 211, visto que esta conta é apenas uma conta de organização interna da empresa.
A 219 tens que limpar por contrapartida da 211 (anulando mutuamente assim o saldo das duas contas), nos casos em que não haja praticamente nenhuma esperança de receber  (com base na EC88; NCRF27 nº4 só para dar dois exemplos).
O que está na 219 e que ainda haja esperanças razoável de receber podes limpar por contrapartida da conta 76211 - Reversões de imparidade em clientes, ficando na 219 apenas o valor que tenha perigo evidente da imparidade.

joaosantos20

Só vão "limpos" os valores em que não haja nenhuma esperança de receber.
Os restantes vão permanecer como estão.

Agora relativamente a esses desreconhecimentos, não há implicações fiscais?