Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Manual de Procedimentos

2 Respostas    3.779 Visualizações

Iniciado por josercmendes, Novembro 21, 2016, 11:38:17 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

josercmendes

Bom dia,

Neste momento estou a elaborar um manual de procedimentos para a minha empresa e lembrei-me que poderiam ter já alguns modelos que me pudessem fornecer, de forma a ter um manual mais completo.

Gostaria de colocar ainda mais uma questão: nas vossas empresas de que forma é organizado o trabalho? Cada funcionário fica responsável por uma contabilidade em específico ou todos os funcionários partilham as mesmas contabilidades?

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo

kushinadaime

Manuais de procedimentos variam muito, mas é sempre bom que cada procedimento isolado do manual tenha uma forma de identificar a versão, por aqui faz-se através da data e da hora que está escrita em todas as páginas de cada procedimento no manual.
Tarefas complexas que englobam outras tarefas mais simples não são descritas na totalidade, na parte que que é igual a uma tarefa simples o manual remete para essa tarefa simples.
Outra coisa útil é ter identificado quem é a autoridade em cada procedimento.

Quanto ás tarefas há de tudo, desde empresas que cada contabilidade é feita por quem calha, empresas em que as coisas são separadas por tarefas, tipo a classificação é feita por dois ou três funcionários específicos, os lançamentos outros funcionários, etc..., há empresas em que há um funcionário responsável por uma lista de empresas, e há ainda empresas mistas, em que há um funcionário responsável pelo cliente, ajudado por outro empregado responsável por entregar os SAFT, outros responsáveis pelo pessoal, etc...

Joaquim Alexandre

Citação de: josercmendes em Novembro 21, 2016, 11:38:17 AM
Bom dia,

Neste momento estou a elaborar um manual de procedimentos para a minha empresa e lembrei-me que poderiam ter já alguns modelos que me pudessem fornecer, de forma a ter um manual mais completo.

Gostaria de colocar ainda mais uma questão: nas vossas empresas de que forma é organizado o trabalho? Cada funcionário fica responsável por uma contabilidade em específico ou todos os funcionários partilham as mesmas contabilidades?

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo

Boa tarde, colega

Se se refere não apenas a um Manual de Procedimento Contabilístico mas sim a uma responsabilização geral sobre métodos, processos e normas internas organizacionais, o conceito é o do SCI - SISTEMA DE CONTROLO INTERNO, muito mais abrangente do que qualquer Manual (que é apenas um instrumento de controlo dentro do SCI)

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre