collapse

Pesquisa



Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"

  • 15 Respostas
  • 11859 Visualizações
*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« em: Novembro 30, 2016, 01:31:41 pm »
Bom dias caros colegas,

Parabéns aos que foram aprovados e boa sorte para aqueles que forem ao próximo exame ou tentem pelo recurso.

Este é o único ficheiro do exame de Outubro de 2016 pelo qual devem estudar porque é a versão final, retificado de acordo com a grelha da OCC (tive 5 erradas, tive de retificar a minha argumentação). Espero que alguém faça as próximas propostas em 2017, pois é necessário sangue novo e não deverei estar por cá para as fazer.

RECURSOS:

Relativamente a questões para recursos, ainda que possa dizer a minha opinião, prefiro não interferir muito, razão pela qual não gosto de dizer quais são as perguntas que podem ser recorridas ou trazer fundamentação para alguém. Isto porque os candidatos entram no modo de distorção, devida a tristeza, ansiedade e vontade de passar, pelo que não é difícil nós (candidatos) começarmos a ver coisas extras e deixarmos de ser objetivos. Se o objetivo é sermos rigorosos e bons CCs, devemos reger pela qualidade para sermos excelentes CCs. Outra coisa é a responsabilida de. Afinal de contas, vi um candidato a dizer que o seu professor disse que X não é recorrível, e afinal a OCC deu razão aos candidatos que recorreram a X, logo não sou qualificado para decidir o destino de ninguém.

No meu exame, as perguntas de recurso que tinha preparadas em caso de reprovar (felizmente tinha passado), foram passadas para quem precisou e estes foram aprovados. Só preparei recurso para as questões em que tinha certeza que havia duas respostas corretas. Consegui ser objetivo. Mas percebo que nem todos podem ser iguais a mim, e em muitas situações é muito difícil sermos objetivos. Pelo que a minha mensagem é: tentem fazer o que acham correto, mas não exagerem nas argumentações que distorçam a realidade do que é correto. É uma questão de tempo até obterem o desejado aprovado, acreditem.

Questões de recurso são 14 e 48, pois a OCC tem efetivamente "falhas" cometidas (numa foi o recurso aceite no exame passado, noutra foi a falta da palavra "Certificado"), dos quais podem ser comprovados objetivamente. Qualquer outra pergunta não vejo pontos fracos cometidos pela OCC, pelo que terão de ser extremamente bem entendidos na matéria da pergunta que querem recorrem, para conseguiram provar que a OCC tem uma resposta melhor ou duas respostas corretas ao mesmo nível.

Boa Sorte ao recorrentes ;-)

Bons estudos para quem for para o próximo exame.

Cumprimentos,
AC

*

Offline raguiar

  • ***
  • 171
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #1 em: Novembro 30, 2016, 02:05:35 pm »
Bom dias caros colegas,

Parabéns aos que foram aprovados e boa sorte para aqueles que forem ao próximo exame ou tentem pelo recurso.

Este é o único ficheiro do exame de Outubro de 2016 pelo qual devem estudar porque é a versão final, retificado de acordo com a grelha da OCC (tive 5 erradas, tive de retificar a minha argumentação). Espero que alguém faça as próximas propostas em 2017, pois é necessário sangue novo e não deverei estar por cá para as fazer.

RECURSOS:

Relativamente a questões para recursos, ainda que possa dizer a minha opinião, prefiro não interferir muito, razão pela qual não gosto de dizer quais são as perguntas que podem ser recorridas ou trazer fundamentação para alguém. Isto porque os candidatos entram no modo de distorção, devida a tristeza, ansiedade e vontade de passar, pelo que não é difícil nós (candidatos) começarmos a ver coisas extras e deixarmos de ser objetivos. Se o objetivo é sermos rigorosos e bons CCs, devemos reger pela qualidade para sermos excelentes CCs. Outra coisa é a responsabilida de. Afinal de contas, vi um candidato a dizer que o seu professor disse que X não é recorrível, e afinal a OCC deu razão aos candidatos que recorreram a X, logo não sou qualificado para decidir o destino de ninguém.

No meu exame, as perguntas de recurso que tinha preparadas em caso de reprovar (felizmente tinha passado), foram passadas para quem precisou e estes foram aprovados. Só preparei recurso para as questões em que tinha certeza que havia duas respostas corretas. Consegui ser objetivo. Mas percebo que nem todos podem ser iguais a mim, e em muitas situações é muito difícil sermos objetivos. Pelo que a minha mensagem é: tentem fazer o que acham correto, mas não exagerem nas argumentações que distorçam a realidade do que é correto. É uma questão de tempo até obterem o desejado aprovado, acreditem.

Questões de recurso são 14 e 48, pois a OCC tem efetivamente "falhas" cometidas (numa foi o recurso aceite no exame passado, noutra foi a falta da palavra "Certificado"), dos quais podem ser comprovados objetivamente. Qualquer outra pergunta não vejo pontos fracos cometidos pela OCC, pelo que terão de ser extremamente bem entendidos na matéria da pergunta que querem recorrem, para conseguiram provar que a OCC tem uma resposta melhor ou duas respostas corretas ao mesmo nível.

Boa Sorte ao recorrentes ;-)

Bons estudos para quem for para o próximo exame.

Cumprimentos,
AC

Desde já os meus agradecimentos pelo que aqui nos apresenta. De facto, ajuda imenso a retirar duvidas e a estudar.

Contudo, na questão 18 sou de opinião que a resposta da ordem não está de acordo com o artigo 20º a EOCC, pois o artigo fala na obrigação do responsável técnico e a resposta da ordem na sociedade.

Gostaria de saber qual a sua opinião sobre essa questão...

Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #2 em: Novembro 30, 2016, 07:33:01 pm »
Obrigado Dantedy pela sua dedicação e partilha. É sem duvida um ajuda preciosa para todos.

Com os melhores cumprimentos,
Filipe Matos

*

Offline Vspf

  • **
  • 32
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #3 em: Dezembro 01, 2016, 09:59:17 am »
Mais uma vez, obrigada

*

Offline Kika Maria

  • ***
  • 51
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #4 em: Dezembro 02, 2016, 09:23:04 am »
Muito Obrigada Dantedy  :)
Parabéns pelo excelente trabalho!!!!!

Cumprimentos.
   Kika Maria

*

Offline ofilipapereira

  • **
  • 25
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #5 em: Dezembro 02, 2016, 07:30:44 pm »
Obrigada  ;)

*

Offline susana40

  • **
  • 4
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #6 em: Dezembro 03, 2016, 11:49:54 pm »
Muito Obrigada pela sua ajuda.  :)

*

Offline claudia

  • ****
  • 645
  • 37
  • Persistência é importante.
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #7 em: Dezembro 04, 2016, 08:41:35 pm »
Obrigada mais uma vez Dantedy,

Admiro bastante a sua dedicação e admiro mais pela forma como entende das matérias e as explica a quem mais precisa de as entender.

Tem me ajudado muito muito e vai continuar a ajudar.

Desejo-lhe toda a sorte para si , OBRIGADA.

Cumprimentos!
Claudia Santos

*

Offline Dantedy

  • ****
  • 520
  • 348
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #8 em: Dezembro 05, 2016, 05:58:21 pm »
Boas,

Vou responder o que enviei para uma colega:

Questão 18 - A empresa tem de designar um responsável técnico (artigo 20.º n.º 1 do EOCC), logo a resposta a) é a mais correta. É a resposta mais próxima da realidade. A resposta b) só tem um caminho, enquanto a resposta a) oferece dois caminhos. O facto de a OCC não ter escrito expressamente o que dizia o n.º 2 do artigo 20.º do OCC não invalida que a resposta a) seja correta. O português usado serve para confundir e perceber se o futuro CC consegue interpretar bem as situações e as leis vigentes. Se fosse numa situação real, o CC iria esperar até a empresa resolver a situação, a empresa, não o responsável técnico, pois tudo começa com a empresa.

Independenteme nte da OCC estar correta, ou eu achar que estão, não quer dizer que não possam dar razão ao candidato, dependente da sua argumentação (se é válida e se está a pescar pontos, ou se está apenas a pescar pontos). No entanto, mesmo se tal acontecer, a OCC não deverá alterar a grelha (afinal o que importa é safar o candidato, não alterar a veracidade da pergunta).

Por isso existe perguntas em que a OCC dá razão ao candidato mais não altera a grelha (como aconteceu com a questão 12 do exame passado). Logo, se for argumentado que os exames da OCC primam pelos pormenores, e pelo facto da OCC mencionar na resposta a) que é a empresa que comunica, ao invés do responsável técnico (que é o que afirma o n.º 2 do artigo 20º. do EOCC), o candidato pela legislação em vigor, não tem outra hipotese excepto escolher a resposta b), pelo que vem pedir a OCC que lhe revista a sua resposta com a justificação dada.

Cumprimentos,
AC

Bom dias caros colegas,

Parabéns aos que foram aprovados e boa sorte para aqueles que forem ao próximo exame ou tentem pelo recurso.

Este é o único ficheiro do exame de Outubro de 2016 pelo qual devem estudar porque é a versão final, retificado de acordo com a grelha da OCC (tive 5 erradas, tive de retificar a minha argumentação). Espero que alguém faça as próximas propostas em 2017, pois é necessário sangue novo e não deverei estar por cá para as fazer.

RECURSOS:

Relativamente a questões para recursos, ainda que possa dizer a minha opinião, prefiro não interferir muito, razão pela qual não gosto de dizer quais são as perguntas que podem ser recorridas ou trazer fundamentação para alguém. Isto porque os candidatos entram no modo de distorção, devida a tristeza, ansiedade e vontade de passar, pelo que não é difícil nós (candidatos) começarmos a ver coisas extras e deixarmos de ser objetivos. Se o objetivo é sermos rigorosos e bons CCs, devemos reger pela qualidade para sermos excelentes CCs. Outra coisa é a responsabilida de. Afinal de contas, vi um candidato a dizer que o seu professor disse que X não é recorrível, e afinal a OCC deu razão aos candidatos que recorreram a X, logo não sou qualificado para decidir o destino de ninguém.

No meu exame, as perguntas de recurso que tinha preparadas em caso de reprovar (felizmente tinha passado), foram passadas para quem precisou e estes foram aprovados. Só preparei recurso para as questões em que tinha certeza que havia duas respostas corretas. Consegui ser objetivo. Mas percebo que nem todos podem ser iguais a mim, e em muitas situações é muito difícil sermos objetivos. Pelo que a minha mensagem é: tentem fazer o que acham correto, mas não exagerem nas argumentações que distorçam a realidade do que é correto. É uma questão de tempo até obterem o desejado aprovado, acreditem.

Questões de recurso são 14 e 48, pois a OCC tem efetivamente "falhas" cometidas (numa foi o recurso aceite no exame passado, noutra foi a falta da palavra "Certificado"), dos quais podem ser comprovados objetivamente. Qualquer outra pergunta não vejo pontos fracos cometidos pela OCC, pelo que terão de ser extremamente bem entendidos na matéria da pergunta que querem recorrem, para conseguiram provar que a OCC tem uma resposta melhor ou duas respostas corretas ao mesmo nível.

Boa Sorte ao recorrentes ;-)

Bons estudos para quem for para o próximo exame.

Cumprimentos,
AC

Desde já os meus agradecimentos pelo que aqui nos apresenta. De facto, ajuda imenso a retirar duvidas e a estudar.

Contudo, na questão 18 sou de opinião que a resposta da ordem não está de acordo com o artigo 20º a EOCC, pois o artigo fala na obrigação do responsável técnico e a resposta da ordem na sociedade.

Gostaria de saber qual a sua opinião sobre essa questão...

*

Offline PFSilva

  • ****
  • 577
  • 15
  • Sexo: Feminino
  • Mentalize coisas boas e elas acontecerão
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #9 em: Dezembro 06, 2016, 09:09:59 am »
Obrigada Dantedy pela partilha e a sua disponibilidad e incondicional .

Será certamente uma mais valia de estudo para Fevereiro

Cumprimentos
Paula Silva

*

Offline Sandra1986

  • ***
  • 122
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #10 em: Dezembro 06, 2016, 11:44:06 am »
Dantedy..
Muito obrigado por todas as resoluções e disponibilidad e..

Tenho uma questão relativamente a Questão 28 na sua resposta.

A alternativa apresentada pela OCC refere contabilidade e não contabilidade organizada. mantém-se a mesma argumentação?

*

Offline raguiar

  • ***
  • 171
  • 4
  • Sexo: Masculino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #11 em: Dezembro 07, 2016, 10:10:51 am »
Caro colega Dantedy. Agradeço mais uma vez as suas palavras. Iremos ver o recurso como corre.

*

Offline silviamagalhaes

  • ***
  • 161
  • 4
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #12 em: Dezembro 14, 2016, 12:07:50 pm »
Obrigada Dantedy pelo empenho e ajuda na resolução dos exames e noutras questões que vão surgindo.
Bem haja!
Cumprimentos
SM

*

Offline SamantaCabeceiro

  • ****
  • 221
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #13 em: Dezembro 20, 2016, 11:04:53 pm »
Obrigado Dantedy pela sua partilha. É sem duvida um ajuda muito preciosa para todos nós.

Com os melhores cumprimentos e boas festas,

Samanta Cabeceiro

*

Offline Lubinta

  • ****
  • 433
  • 10
  • Sexo: Feminino
Re: Análise Final do Exame da OCC - por @"Dantedy"
« Responder #14 em: Fevereiro 24, 2018, 03:47:44 pm »
Muito Obrigada, pela partilha :)

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
72 Respostas
43918 Visualizações
Última mensagem Abril 10, 2016, 10:47:33 pm
por AnnaFerreira
19 Respostas
12389 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:05:51 pm
por Diana Batista
27 Respostas
11799 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:04:35 pm
por Diana Batista
30 Respostas
13690 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 12:05:08 pm
por Diana Batista
23 Respostas
10332 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2019, 11:59:14 am
por Diana Batista

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 [6] 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.