collapse

Pesquisa



Recibos Verdes Para Facturas

  • 9 Respostas
  • 5021 Visualizações
*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Recibos Verdes Para Facturas
« em: Novembro 12, 2016, 07:18:11 pm »
Boas
Preciso de ajuda/esclarecimento para a minha situação.

A situação é a seguinte, sou eng. informático, e trabalho. Entretanto comecei a fazer uns serviços por fora e abri a actividade nas finanças, na altura optei por um código genérico de Outros Serviços (1519 OUTROS PRESTADORES DE SERVICOS), para os quais fui passando recibos verdes. Entretanto a minha esposa começou a fazer serviços de bolos e cake design, como isto é uma situação esporádica, decidi adicionar uma actividade secundária (10712    PASTELARIA), e fui passando eu os recibos.
Agora tenho aqui 2 entidades que estão a pedir factura, ou seja tenho de passar factura que inclui o respectivo IVA.
Sendo assim, gostava de saber o quê que devo fazer e como fazer, e o que me espera daqui para a frente?
Ou seja, a partir de momento que passe uma factura, terei de passar a passar sempre facturas? Ou posso misturar as duas coisas?
Em termos de finanças, tenho de informar alguma coisa? Ou só tenho depois de submeter o IRS de maneira diferente?
E declarações do IVA, mensais, trimestrais ou anuais?

Obrigado
Cumpts
José Pinto

*

Offline brisol82441

  • ***
  • 164
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #1 em: Novembro 12, 2016, 09:18:55 pm »
Boa noite, caso os rendimentos da categoria B não ultrapassem os 10.000€ anuais, deverá estar enquadrado no regime do art. 53º do CIVA. Ou seja está isento de iva.
Nos chamados recibos verdes tem a opção de emitir como "Fatura" em vez de "fatura-recibo".
Ao passar uma fatura (que terá de ser num software certificado pela AT) em vez do recibo verde "Fatura", terá de comunicar à AT até ao dia 25 do mês seguinte os dados contidos na fatura.
Estando isento de iva segundo o artº53, não necessita enviar as declarações de iva pois não liquida iva aos seus clientes, tal como não deduz nas compras que efetua para a sua atividade.

Espero ter ajudado
Caso tenha mais alguma dúvida relativa à sua situação não hesite, envie-me mensagem privada.

*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #2 em: Dezembro 31, 2016, 02:47:59 pm »
Voltando a esta situação.
Um dos casos ficou sem efeito, ou seja, foi recibo verde. E o outro ainda "supostamente" tenho de passar factura.
Em relação à isenção, eu sei disso, mas alguém informou a minha esposa, que se começar a passar as facturas com o respectivo IVA, e fazer uma qualquer alteração (nas finanças?!), que podia começar a recolher facturas para meter no IRS...

Sendo assim, o que está em questão é o seguinte, para passar facturas com IVA e poder registar despesas para descontar no IRS, o que tenho de fazer?

E em relação a uma factura que já tem meio-ano, é possível passar a mesma? Ou devido à "validade", já não é possível? Como é que posso cobrar isto ao cliente?

Obrigado
Boas Festas e Bom Ano

*

Offline brisol82441

  • ***
  • 164
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #3 em: Janeiro 01, 2017, 09:56:55 pm »
Boa noite, não percebi esta sua questão "Em relação à isenção, eu sei disso, mas alguém informou a minha esposa, que se começar a passar as facturas com o respectivo IVA, e fazer uma qualquer alteração (nas finanças?!), que podia começar a recolher facturas para meter no IRS..."

Para passar faturas com iva, terá de submeter uma declaração de alterações nas finanças, para que deixe de estar isento de iva pelo artº53 e passar a liquidar iva, mas se o fizer terá de passar a liquidar iva em todas as faturas e faturas-recibo que passar.

Para registar despesas para descontar no IRS, se se está a referir a despesas de educação, saúde e etc..., tem de ir ao e-fatura e colocá-las no campo certo. Se se está a referir a despesas relacionadas com a sua atividade, nesse caso terá de passar a contabilidade organizada mas provavelmente não compensará ter contabilidade organizada, só fazendo uns cálculos o poderei aconselhar melhor.

Em relação à fatura com meio ano. Se o serviço foi prestado à meio-ano, nesse caso passa uma fatura agora em janeiro e na descrição da mesma põe que diz respeito aos serviços prestados no periodo de "x" a "x".

Espero ter ajudado.

*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #4 em: Janeiro 02, 2017, 10:09:04 am »
Bom dia
Muito obrigado pelo esclarecimento, agora já fiquei mais esclarecido.

A questão das despesas é mesmo, as despesas afectas à actividade, combustível, material (neste caso, ovos, farinhas, leites, etc).
Em condições normais vou validar as mesmas no portal das facturas e identifico como sendo ambito profissional. Mas para que estas fossem consideradas como sendo da actividade, preciso de ter a contabilidade organizada (o que implica ter um TOC), por isso a opção de regime simplificado será o que devo manter, pois os valores em questão a facturar nos melhores meses (máx 500/600€). Em termos de relação custo do TOC e valores IVA, não me parece que compense, certo?

Acho que é tudo.

Obrigado
Bom ano


*

Offline brisol82441

  • ***
  • 164
  • 8
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #5 em: Janeiro 02, 2017, 11:33:05 am »
Bom dia, sim provavelmente não compensa ter contabilidade organizada. Mas só sabendo que valor de gastos relativos à atividade tem para obter esses 500/600€ de rendimentos para decidir.
Relativamente ao iva, a partir do momento em que liquidar iva, poderá deduzir iva das despesas relacionadas com a atividade, não tem que ter contabilidade organizada para o fazer.


*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #6 em: Janeiro 02, 2017, 11:45:21 am »
Mais uma vez obrigado.
Entretanto fui às finanças mudar o regime de IVa.

O único problema é que só entra em vigor a partir do dia de hoje, e a entidade queria  a factura com o dia 31 de Dezembro, ainda vou tentar falar com eles para saber da possibilidade de ser com a data de hoje.
Caso a resposta seja negativa, existe alguma maneira de poder passar a mesma, ou contornar esta situação?
Ou posso abusar da sorte e passar com a data de 31 e sujeitar-me a levar uma multa? Se sim, existem valores para este tipo de multa?

Acho que é tudo.
Obrigado pela atenção.


*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #7 em: Janeiro 06, 2017, 12:23:04 pm »
Boas
Falei com a entidade e ambas as facturas foram passadas este ano, com a informação que correspondiam a serviços do ano passado.

Agora a segunda parte do "problema":
1 - Fui pedindo facturas com o numero de contribuinte desde a execução do primeiro serviço, todas elas são anteriores a 2017 e à data real de inicio de actividade, logo na declaração trimestral não posso registar o IVA das mesmas, isto devido à data de inicio de actividade, certo?
2 - Imaginando que até podia deduzir o IVA das facturas, o quê que isso influencia no portal das faturas, pois as mesmas aparecem na listagem para validar, influencia alguma coisa, ou simplesmente valido normalmente e não tenho de me preocupar com mais nada, tipo depois a submeter o IRS?

Obrigado
Cumpts

*

Offline ricardof.silva

  • ****
  • 933
  • 44
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #8 em: Janeiro 06, 2017, 02:21:05 pm »
Só posso dizer que existe aqui muitas dúvidas.
Não necessitava alterar a actividade para emissão da fatura, nem a empresa adquirente pode solicitar uma fatura com iva, quando está no regime de isenção.
Informo que com esta alteração em sede de iva, é obrigado permanecer na mesma por um período mínimo de 5 anos.


*

Offline jnap

  • **
  • 16
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Recibos Verdes Para Facturas
« Responder #9 em: Janeiro 06, 2017, 02:44:45 pm »
Só posso dizer que existe aqui muitas dúvidas.
Não necessitava alterar a actividade para emissão da fatura, nem a empresa adquirente pode solicitar uma fatura com iva, quando está no regime de isenção.
Informo que com esta alteração em sede de iva, é obrigado permanecer na mesma por um período mínimo de 5 anos.

Sim, eu sei disso dos 5 anos.
E a situação do IVA, tinha todo o interesse em fazer o serviço, e era a única maneira de garantir este e possíveis serviços no futuro.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
4 Respostas
12248 Visualizações
Última mensagem Maio 27, 2013, 09:43:08 pm
por claurodrigues
5 Respostas
7113 Visualizações
Última mensagem Março 04, 2015, 01:43:20 pm
por HelderMG
1 Respostas
8846 Visualizações
Última mensagem Setembro 19, 2015, 12:11:43 am
por paulalage
1 Respostas
5759 Visualizações
Última mensagem Julho 11, 2017, 08:13:02 am
por arturtiago
2 Respostas
2534 Visualizações
Última mensagem Janeiro 10, 2020, 01:03:52 pm
por HelderM92

Exemplo de Formulário de Inscrição

Mensagens recentes

Re: Experiência Profissional por Joaoliveira25
[Hoje às 08:00:46 am]


Irs estudante por LiAAna
[Maio 17, 2024, 11:59:36 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por mazo
[Maio 17, 2024, 02:29:12 pm]


Experiência Profissional por HÉLDER ARAÚJO
[Maio 17, 2024, 10:33:59 am]


Apresentação | PMM Contabilidade por PMM Contabilidade
[Maio 16, 2024, 05:47:52 pm]


Re: Contabilidade - duvidas nas agencias de Viagens por drsf
[Maio 16, 2024, 04:19:18 pm]


Parceria com empresa de Contabilidade em Braga por Contabilistas.net
[Maio 16, 2024, 04:03:54 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por Anitta
[Maio 15, 2024, 05:08:03 pm]


Re: Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por AndreiaM
[Maio 15, 2024, 02:21:14 pm]


Processamento dos Vencimentos e Emissão dos Recibos por acmarques8
[Maio 15, 2024, 10:18:40 am]


Re: ERRO MODELO 22 por cams81
[Maio 15, 2024, 09:17:39 am]


Re: ERRO MODELO 22 por AndreiaM
[Maio 14, 2024, 07:22:18 pm]

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 [18]
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.