Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Tributações Autónomas

6 Respostas    6.542 Visualizações

Iniciado por JoanaMMSousa, Janeiro 23, 2017, 04:40:18 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

JoanaMMSousa

Boa tarde,

Estou a determinar o valor das tributações autónomas e queria confirmar se as despesas relacionadas com viaturas ligeiras de passageiros, nomeadamente depreciações, conservação e reparação, seguros, portagens e IUC, respeitam apenas a viaturas cujo IVA não é dedutível.

Por exemplo:

#622651 - Conservação e Reparação de Viaturas c/ IVA Dedutível = 326,80€ » TA = 0,00€
#622652 - Conservação e reparação de Viaturas s/ IVA Dedutível = 3.875,65 » TA = 3.875,65€ x 10% = 387,57€

Certo?

Obrigada

kushinadaime

Citação de: JoanaMMSousa em Janeiro 23, 2017, 04:40:18 PM
...se as despesas relacionadas com viaturas ligeiras de passageiros, nomeadamente depreciações, conservação e reparação, seguros, portagens e IUC, respeitam apenas a viaturas cujo IVA não é dedutível.
...
Basicamente são todas as viaturas ligeiras independentemente do IVA, e só se escapa algumas raras viaturas ligeiras de mercadorias.
Atenção que há algumas isenções estabelecidas em relação à utilização da viatura, tipo táxis, automóveis que são rendimentos em espécie de trabalhadores com acordo escrito estão excluidos de tributação autónoma (CIRC88 nº5? ou 6?).

JoanaMMSousa

Obrigada pela sua resposta.

Estou com algumas dificuldades...

Então as viaturas ligeiras de passageiros têm todas tributação autónoma... E onde posso ver quais são as viaturas ligeiras de mercadorias que não têm tributação autónoma e quais as que têm?

Obrigada.

arturtiago

colega, bom dia

junto informação que pode ajudar a resolver a dúvida existente
arturtiago

JoanaMMSousa

Boa tarde colega,

Obrigada pela informação.

Assim sendo e pelo que percebi, um mitsubishi colt cz3 de 2 lugares (viatura ligeira de mercadorias) não paga tributação autónoma. Correto?

Obrigada.

JoanaMMSousa

nunomcastro

Correcto colega, neste caso específico. Mas tenha em atenção que se a viatura for "mista" já paga TA. Um caso concreto: um skoda skoda roomster se for exclusivamente de mercadorias não paga TA, se tiver banco de passageiros traseiro ainda que possa ser convertido em veículo de mercadorias paga TA.