Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

IVA - Venda para Espanha

2 Respostas    7.234 Visualizações

Iniciado por csov, Fevereiro 27, 2017, 05:43:37 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

csov

Boa tarde Colegas,

Uma empresa sediada em PT que produz X quantidade de autocolantes para serem enviados para Espanha, sendo o cliente sujeito passivo em Espanha, a factura vai sem IVA!
Mesmo que os autocolantes voltem para território nacional, certo?

Cátia

arturtiago

boa tarde

Se a empresa vender bens a outra empresa e esses bens forem enviados para outro país da UE, não deve cobrar IVA, desde que o cliente tenha um número de identificação para efeitos de IVA.

Se a empresa comprar e receber bens de outro país da UE para fins comerciais, deve calcular o IVA sobre a operação à taxa em vigor no seu país, como se tivesse ela própria vendido esses bens.
Em princípio, esse montante pode ser deduzido posteriormente.

posto isto, a fatura para o cliente é isenta de iva ao abrigo do artº 14 do riti...digo eu
arturtiago

csov

Citação de: arturtiago em Março 01, 2017, 02:06:28 PM
boa tarde

Se a empresa vender bens a outra empresa e esses bens forem enviados para outro país da UE, não deve cobrar IVA, desde que o cliente tenha um número de identificação para efeitos de IVA.

Se a empresa comprar e receber bens de outro país da UE para fins comerciais, deve calcular o IVA sobre a operação à taxa em vigor no seu país, como se tivesse ela própria vendido esses bens.
Em princípio, esse montante pode ser deduzido posteriormente.

posto isto, a fatura para o cliente é isenta de iva ao abrigo do artº 14 do riti...digo eu
arturtiago

A minha ideia também é essa, mesmo porque o que o cliente faz à mercadoria depois de a enviarmos não é da nossa conta.

Obrigada colega.

Continuação de Bom trabalho!
Cátia