Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

IRS - estado civil: solteiro vs viúvo

2 Respostas    3.671 Visualizações

Iniciado por JoanaSeveriano, Abril 02, 2017, 12:33:38 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

JoanaSeveriano

Bom dia a todos,

Estava enviar o IRS automático de um sujeito passivo viúvo (já há alguns anos) cuja entregas anteriores não foram feitas por mim.
Reparei que, apesar de ter um post-it amarelinho a dizer VIÚVO, o quadro 4 da declaração referente a 2015 foi enviada como "Solteiro, divorciado ou separado judicialmente"(cp3) e não como "viúvo"(cp4).
Na minha opinião devo enviar como viúvo e assim já não poderei utilizar o automático, só por este pormenor.
Como devo agir quanto à de 2015? Se não substituir poderá surgir divergências pela 'alteração' de estado civil???!!! :o :o :o
PS: a liquidação é zero.
Joana Severiano

jmendes

Bom dia,

Na minha opinião, penso que pela liquidação dar sempre zero, esse pormenor é um pouco irrelevante. E fazer substituição de 2015, não valerá a pena.

Em relação há introdução do IRS 2016, penso que sim, deves de rectificar para a situação correcta, para assim no futuro ficar devidamente preenchido.

Espero ter ajudado.

JoanaSeveriano

Bom dia,

Obrigada pela ajuda colega. Todas as opiniões são sempre benvindas!!  ;D ;D
Citação de: jmendes em Abril 03, 2017, 09:51:37 AM
Bom dia,

Na minha opinião, penso que pela liquidação dar sempre zero, esse pormenor é um pouco irrelevante. E fazer substituição de 2015, não valerá a pena.

Em relação há introdução do IRS 2016, penso que sim, deves de rectificar para a situação correcta, para assim no futuro ficar devidamente preenchido.

Espero ter ajudado.
Joana Severiano