Notícias:

Siga-nos nas redes sociais, contabilistas.net!

Preenchimento Declaração IRS 2016

2 Respostas    2.248 Visualizações

Iniciado por RicardoADV, Maio 15, 2017, 10:22:22 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

RicardoADV

Boa noite pessoal,

Tenho uma dúvida à cerca do preenchimento da declaração de rendimentos de um familiar.
Tenho um familiar com 24 anos, começou a trabalhar (trabalho dependente) em Junho de 2016 e obteve um rendimento total sujeito a IRS de 6.164,80€, e ainda frequentou o ensino superior no ano letivo 2015/2016. Logo é considerado dependente.
Ao ser considerado dependente, em que campo/anexo da declaração aparece ou tenho que colocar esses rendimentos obtidos em 2016, na declaração dos pais? Quadro 04 do anexo A, mas tenho de colocar manualmente é isso? Assim como as despesas do Quadro 6C do anexo H, que também terei de as colocar manualmente?
Além destes preenchimentos, terei que fazer mais algum?
Obrigado

Com os melhores cumprimentos,

Ricardo

cintia

Bom dia Colegas,
Na minha opinião e segundo artigo 13.º nr 4 b) do CIRS o sujeito com idade inferior a 25 anos e não possuindo um rendimento superior ao salário mínimo nacional tem de efetuar o IRS com os seus progenitores.
No entanto poderá ser mais favorável efetuar o IRS separado terá de simular e verificar qual a melhor solução.

Diliana

Boa tarde Ricardo,

À partida o Q04 do anexo A já deverá estar preenchido de forma automática isto porque a entidade para a qual o sujeito passivo trabalhou deverá ter declarado os rendimentos e descontos na DMR, ficando a salvaguarda de que tenho ainda pouca experiência nisto... mas acho que é este o raciocínio.

Quanto às despesas, por aquilo que vejo, entram no calculo final do imposto mas não são introduzidas automaticamente no anexo H. Por isto, terá que se introduzir este anexo e no Q06 e em "alternativa aos valores comunicados à At" dizer que se quer alterar estes valores clicando "sim". Depois assumes este valor ou corriges e desta forma consegues tornar visível estas despesas quando fores submeter. 

Espero ter ajudado,
Cmpts,
DM