Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Teste diário 16MAI17

121 Respostas    5.198 Visualizações

Iniciado por Paulo Carvalho, Maio 16, 2017, 11:07:47 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

MRSS2017


MJ Veiga


MIDP


AnaMargaridaP

Ana Seixas

nad_goncalves84

teste diário de 16 maio 2017
1 - B
2 - D

ASGOMES


rjbento


Dpl


Júlia Ferreira

Citação de: contabilistas.net em Maio 16, 2017, 11:07:47 PM
Caros/as futuros C.C,


Vamos abordar no teste de hoje apenas duas questões.... de ética e deontologia profissional, sugiro que dêem particular relevo a estes temas, pois normalmente muitos dos falhanços em exame são precisamente nas matérias deontológicas!

O teste:

António dos Santos Exames, é contabilista certificado (C.C) desde 2010. Surpreendentemente após a aprovação no exame de avaliação profissional de acesso à profissão, decidiu-se pela aceitação de um emprego por conta de outrem como redactor num jornal de grande tiragem a nível nacional.
As suas atribuições consistiam em prestar apoio como especialista na área fiscal para melhor informarem os leitores daquele meio de comunicação.
Devido ao seu elevado profissionalis mo rapidamente conseguiu destacar-se pelas suas qualidades enquanto profissional, mas também a sua capacidade de comunicar.
Desde 2011 até à presente data mantém-se como especialista em matérias fiscais, assumindo por isso grande destaque no meio.

1 - Em Dezembro de 2015, António dos Santos Exames recebeu um email por parte da AT informando-o da necessidade de validação ou mesmo inserção de facturas referentes ao IRS no portal e-fatura. Além de ser um assunto do qual teria conhecimentos suficientes decidiu dirigir-se à sua reaparição de finanças, como seria de esperar ao chegar ao local deparou-se com uma enorme fila para atendimento nos serviços dos quais pretendia informações detalhadas, foi então que se lembrou do seu titulo de C.C.
Quais os direitos enquanto CC que pode usar em seu favor?

a) Como é C.C tem direito a atendimento preferencial
b) Não pode usar o direito ao atendimento preferencial porque está a tratar de um assunto pessoal.
c) Caso tenha consigo o cartão de membro da ordem (C.C) pode reclamar o atendimento preferencial.
d) Nenhuma das anteriores

Resposta:  b

2 - No início de 2016 António dos Santos Exames, recebeu um convite para prestar os seus serviços de contabilista certificado numa empresa de um amigo.
António ficará responsável por toda a execução contabilística e fiscal daquela empresa, após análise destes pressupostos e da possibilidade de iniciar-se como contabilista, ficou com algumas dúvidas, uma delas reside em que moldes pode ele aceitar esta proposta.

a) Ao abrigo de um contrato de trabalho por conta de outrem
b) Celebrando um contrato de prestação de serviços
c) Visto ser assunto entre amigos, não há necessidade de formalismos
d) Ao abrigo de um contrato de trabalho (TBPCO) ou de prestação de serviços.

Resposta:  d

Bom teste!

Cumprimentos,
Paulo Carvalho

Cir


economista99


ClaudiaFerreira93


sofia30amaral


Diliana

Boa noite,
As minhas respostas são:

1- b) não seria eticamente correto usar a título pessoal
2- b) art. 11, n.1- a EOCC+ art. 9 CD

Obrigada

Sónia G