collapse

Pesquisa



Dúvida - Aplicação de taxa de retenção na fonte Casado 1 titular

  • 1 Respostas
  • 2449 Visualizações
*

Offline krazymk1

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Bom dia,

Tal como diz o título tenho uma dúvida que se prende com um processamento salarial que terei de efetuar, e em que o colaborador "A" vive em união de facto com uma pessoa "B" e fazem a entrega da declaração de IRS em conjunto.

Acontece que a pessoa "B" ficou desempregada no final de Abril e não se prevê que venha a trabalhar mais este ano porque está grávida e neste momento recebe subsídio de desemprego. Após o nascimento da criança entrará de licença de maternidade (suspendendo o subsídio de desemprego). Assim, a pessoa A solicitou que alterássemos a sua situação para casado 1 titular, de forma a descontar menos uns € ao fim de cada mês.

A minha dúvida é se poderei efetuar essa alteração uma vez que a pessoa B já teve rendimentos durante os meses Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, e chegando ao final do ano terá sempre rendimentos superiores a 5% do total dos rendimentos da pessoa A.

Contactei o CAT da Autoridade Tributária por telefone e disseram-me que seria a entidade patronal que teria de saber como proceder neste tipo de situação  :o (ajudaram bastante...)

Vou enviar um pedido de esclarecimento por escrito mas enquanto não respondem será que alguém já se deparou com uma situação idêntica e possa ajudar.

Obrigado.

Cumprimentos
« Última modificação: Maio 26, 2017, 12:24:52 pm por krazymk1 »

*

Offline Joaquim Alexandre

  • ****
  • 349
  • 21
  • Sexo: Masculino
  • Ignorantia legis neminem excusat
Re: Dúvida - Aplicação de taxa de retenção na fonte Casado 1 titular
« Responder #1 em: Maio 26, 2017, 04:01:00 pm »
Bom dia,

Tal como diz o título tenho uma dúvida que se prende com um processamento salarial que terei de efetuar, e em que o colaborador "A" vive em união de facto com uma pessoa "B" e fazem a entrega da declaração de IRS em conjunto.

Acontece que a pessoa "B" ficou desempregada no final de Abril e não se prevê que venha a trabalhar mais este ano porque está grávida e neste momento recebe subsídio de desemprego. Após o nascimento da criança entrará de licença de maternidade (suspendendo o subsídio de desemprego). Assim, a pessoa A solicitou que alterássemos a sua situação para casado 1 titular, de forma a descontar menos uns € ao fim de cada mês.

A minha dúvida é se poderei efetuar essa alteração uma vez que a pessoa B já teve rendimentos durante os meses Janeiro, Fevereiro, Março e Abril, e chegando ao final do ano terá sempre rendimentos superiores a 5% do total dos rendimentos da pessoa A.

Contactei o CAT da Autoridade Tributária por telefone e disseram-me que seria a entidade patronal que teria de saber como proceder neste tipo de situação  :o (ajudaram bastante...)

Vou enviar um pedido de esclarecimento por escrito mas enquanto não respondem será que alguém já se deparou com uma situação idêntica e possa ajudar.

Obrigado.

Cumprimentos

Boa tarde

É, de facto, a entidade patronal que altera o "estatuto" do trabalhador por estar, naturalmente, mais próxima do conhecimento do respectivo agregado familiar.

Ao longo do ano podem ocorrer alterações, além da que o colega referiu, tais como:

- nascer ou falecer um filho
- casamento
- divórcio

devendo as retenções ser ajustadas.

Para informações adicionais pode consultar as cláusulas de enquadramento que integram o Despacho n.º 843-A/2017 -
 Diário da República n.º 10/2017, 1º Suplemento, Série II de 2017-01-13

Cumprimentos,
Joaquim Alexandre

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
2028 Visualizações
Última mensagem Junho 10, 2014, 10:18:25 pm
por gilfas
4 Respostas
2313 Visualizações
Última mensagem Julho 14, 2015, 01:18:24 pm
por ricardof.silva
4 Respostas
3103 Visualizações
Última mensagem Julho 15, 2015, 09:30:36 am
por SUSANAPINTO
0 Respostas
1564 Visualizações
Última mensagem Agosto 25, 2016, 02:36:33 pm
por Ana Mata
0 Respostas
1451 Visualizações
Última mensagem Janeiro 15, 2019, 10:04:50 am
por Cláudia_Magalhães

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 [3] 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.