collapse

Pesquisa



Venda de viatura

  • 4 Respostas
  • 4390 Visualizações
*

Offline adilia rocha

  • ****
  • 255
  • 2
  • Sexo: Feminino
Venda de viatura
« em: Julho 12, 2017, 12:11:22 pm »
Bom Dia

Precisava esclarecer a seguinte dúvida:
 - Venda de viatura da empresa - tenho que passar fatura? Pelo valor da venda ? Deduzo iva  depois em que % ?

- vou dar entrada de valor €,para aquisição duma usada, como funciona em termos contabilístico s ?
Obrigada

*

Offline arturtiago

  • ****
  • 614
  • 19
  • Sexo: Masculino
Re: Venda de viatura
« Responder #1 em: Julho 12, 2017, 01:47:35 pm »
boa tarde colega


quando da aquisição da viatura para a empresa, liquidaram iva (viatura ligeira de mercadorias)?
se sim, vai faturar o valor da venda... acrescido do valor de iva.
se não liquidaram o iva a montante isto é,  quando adquiriram a mesma, então fatura a viatura pelo valor da venda (ou retoma), "estando isenta de iva ao abrigo do nº 32 do artº 9º do civa".
depois, tem de movimentar as contas do ativo fixo tangível (partindo do principio que a viatura se encontra no imobilizado da empresa, bem como no cadastro do fisco), creditando a conta 434 e debitando a conta 438... para apuramento das mais valias.
a conta a creditar na fatura da venda, será uma 78712... (alienação de ativos tangíveis)

isto é a minha opinião

arturtiago


*

Offline adilia rocha

  • ****
  • 255
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Venda de viatura
« Responder #2 em: Julho 12, 2017, 01:52:24 pm »
boa tarde colega


quando da aquisição da viatura para a empresa, liquidaram iva (viatura ligeira de mercadorias)?
se sim, vai faturar o valor da venda... acrescido do valor de iva.
se não liquidaram o iva a montante isto é,  quando adquiriram a mesma, então fatura a viatura pelo valor da venda (ou retoma), "estando isenta de iva ao abrigo do nº 32 do artº 9º do civa".
depois, tem de movimentar as contas do ativo fixo tangível (partindo do principio que a viatura se encontra no imobilizado da empresa, bem como no cadastro do fisco), creditando a conta 434 e debitando a conta 438... para apuramento das mais valias.
a conta a creditar na fatura da venda, será uma 78712... (alienação de ativos tangíveis)

isto é a minha opinião

arturtiago


Boa Tarde

Obrigada, mas a viatura a vender é pesada de mercadorias

*

Offline arturtiago

  • ****
  • 614
  • 19
  • Sexo: Masculino
Re: Venda de viatura
« Responder #3 em: Julho 12, 2017, 02:08:02 pm »
colega

assim sendo e, na minha opinião, certamente liquidou iva na compra, agora fatura a venda ou a retoma,  com iva á taxa normal. se não liquidou iva na compra, (se adquiriu a viatura a um individual), fatura sem iva.
quanto ao restante procedimento, é igual,  sendo  a viatura pesada ou ligeira.

artur tiago

*

Offline adilia rocha

  • ****
  • 255
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: Venda de viatura
« Responder #4 em: Julho 12, 2017, 03:10:35 pm »
colega

assim sendo e, na minha opinião, certamente liquidou iva na compra, agora fatura a venda ou a retoma,  com iva á taxa normal. se não liquidou iva na compra, (se adquiriu a viatura a um individual), fatura sem iva.
quanto ao restante procedimento, é igual,  sendo  a viatura pesada ou ligeira.

artur tiago

Obrigada pela ajuda ;)

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
5337 Visualizações
Última mensagem Junho 25, 2013, 01:03:12 pm
por costinhas
8 Respostas
17365 Visualizações
Última mensagem Dezembro 10, 2013, 09:50:25 am
por jpaulobraga
3 Respostas
5732 Visualizações
Última mensagem Julho 24, 2014, 03:34:47 pm
por Sonia356
3 Respostas
7009 Visualizações
Última mensagem Julho 03, 2014, 09:57:29 am
por anaayres
10 Respostas
5768 Visualizações
Última mensagem Setembro 22, 2014, 04:38:52 pm
por Rui2

Receba novos posts por e-mail

Powered by follow.it

Empregos

Técnica/o de Contabilidade | Trofa por O139
[Maio 31, 2026, 07:40:39 pm]

Mensagens recentes

Re: Residência/morada fiscal por smarisavidal
[Hoje às 12:46:21 pm]


Residência/morada fiscal por smarisavidal
[Hoje às 01:13:02 am]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 18, 2026, 03:16:25 pm]


Prorrogação do prazo de entrega MODELO 22 do IRC 2025 | 30.06.2026 por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:04:10 pm]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:00:28 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 01:57:24 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 17, 2026, 10:06:36 am]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 16, 2026, 02:36:18 pm]


Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 15, 2026, 09:51:40 am]


IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 13, 2026, 02:16:45 pm]


Re: Despesas de formação por AndreiaM
[Junho 11, 2026, 03:19:36 pm]


Despesas de formação por smarisavidal
[Junho 10, 2026, 04:20:39 pm]

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Junho 2026
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 [22] 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.