collapse

Pesquisa



Despedimento+desemprego

  • 2 Respostas
  • 2846 Visualizações
*

Offline LiAAna

  • ***
  • 143
  • 1
  • Sexo: Feminino
Despedimento+desemprego
« em: Agosto 03, 2017, 04:09:25 pm »
Boa Tarde, Colegas!

  Solicito a vossa experiente ajuda para o seguinte:

uma empresa com uma única empregada, necessita de a despedir, uma vez que não tem trabalho para ela. A empregada entro a 15/03/2006.
Assim, peço a vossa ajuda para a elaboração da carta que a entidade deve entregar bem como o documento de fundo de desemprego .

Agradeço a vossa generosa ajuda.
Cumprimentos
Ana

*

Offline arturtiago

  • ****
  • 614
  • 19
  • Sexo: Masculino
Re: Despedimento+desemprego
« Responder #1 em: Agosto 07, 2017, 10:28:54 am »
 Ana

para este tipo de revogação de contratos, terá, a meu ver, de existir um acordo entre ambas as partes (junto minuta).
a entidade patronal se  alegar a inatividade da empresa pode,  assim, ser possível revogar o contrato de trabalho, pagando a indemnização bem como os vencimentos, férias, subsidio de férias e 13º mês a que o funcionário terá direito.
o modelo pode ser retirado do site da seg social (junto modelo)  que, devidamente preenchido e assinado pela entidade patronal, deve acompanhar a carta da revogação do contrato, bem como os motivos invocados para tal efeito.
arturtiago

*

Offline cmlisboam

  • ***
  • 137
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: Despedimento+desemprego
« Responder #2 em: Agosto 07, 2017, 12:17:56 pm »
Bom dia!
Atenção que a minuta enviada pelo colega não vai servir para a Trabalhadora ter direito a subsidio de desemprego, já que da revogação por acordo não resulta desemprego involuntário, condição essencial para desemprego (salvo hipótese 2, abaixo)!

Das três, uma:
1. Ou faz um despedimento, neste caso por extinção do posto de trabalho, seguindo processo dos artigos 367 e seguintes do código do trabalho; ou
2. acordam na revogação do contrato nos termos do artigo 10ª do regime do subsídio de desemprego (ver aqui solidada_WAR_d refrontofficep ortlet_rp=" class="bbc_link" target="_blank" rel="noopener noreferrer">https://dre.pt/web/guest/legislacao-consolidada/-/lc/75185179/201704041459/exportPdf/normal/1/cacheLevelPage?_LegislacaoCon solidada_WAR_d refrontofficep ortlet_rp=índice) e aí o valor a pagar é acordado...
ou
3. Dá-se a caducidade do contrato por encerramento da empresa (Artigo 346 do código do trabalho), caso esta encerre e há prazos a observar, comunicações a fazer, direitos a pagar ...


Cumprimentos!

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
3 Respostas
3781 Visualizações
Última mensagem Novembro 30, 2011, 11:37:33 am
por bf
2 Respostas
2950 Visualizações
Última mensagem Janeiro 17, 2012, 03:42:27 pm
por lilianacatarina
14 Respostas
6992 Visualizações
Última mensagem Março 29, 2012, 05:51:35 pm
por JOAOPIMENTA
5 Respostas
3101 Visualizações
Última mensagem Junho 23, 2015, 12:25:13 pm
por nunomcastro
1 Respostas
5056 Visualizações
Última mensagem Novembro 21, 2016, 08:14:28 am
por arturtiago

Receba novos posts por e-mail

Powered by follow.it

Empregos

Técnica/o de Contabilidade | Trofa por O139
[Maio 31, 2026, 07:40:39 pm]

Mensagens recentes

Residência/morada fiscal por smarisavidal
[Hoje às 01:13:02 am]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 18, 2026, 03:16:25 pm]


Prorrogação do prazo de entrega MODELO 22 do IRC 2025 | 30.06.2026 por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:04:10 pm]


Re: Tempo de subsidio de desemprego por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 02:00:28 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 17, 2026, 01:57:24 pm]


Re: IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 17, 2026, 10:06:36 am]


Re: IVA Viatura Elétrica por AndreiaM
[Junho 16, 2026, 02:36:18 pm]


Tempo de subsidio de desemprego por dafoz
[Junho 15, 2026, 09:51:40 am]


IVA Viatura Elétrica por ccdiana
[Junho 13, 2026, 02:16:45 pm]


Re: Despesas de formação por AndreiaM
[Junho 11, 2026, 03:19:36 pm]


Despesas de formação por smarisavidal
[Junho 10, 2026, 04:20:39 pm]


Re: IRS Anexo J por AndreiaM
[Junho 09, 2026, 02:26:46 pm]

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Junho 2026
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 [22] 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.