Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

COPE - Banco de Portugal

6 Respostas    7.369 Visualizações

Iniciado por brandus, Setembro 28, 2017, 12:04:15 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

brandus

Bom dia!

Em relação a este COPE, tenho o BP a enviar mails a torto e a direito! Eu trabalho numa agência de viagens e segundo o conhecimento que tenho de outras andanças, este tipo de informação é simplesmente estatística, por lei não somos obrigados a enviar estes dados. Estarei correcto? Alguém me pode elucidar? E se for obrigatório, é ao abrigo de que lei? E quais as consequências de não responder?
Até porque queria responder, para deixarem de me chatear, mas quero fazê-lo com conhecimento de causa...
Desde já agradeço!

kushinadaime

As estatísticas do sistema estatístico nacional são obrigatórias.
COPE, Intrastat, IVNE, etc... tem que ser feitos, senão leva multa.

debsousa

É verdade que legalmente podem ser aplicadas multas mas até hoje não recebi nenhuma...  ;D ;D
Cumprimentos,
Débora Sousa

brandus

Aguardo mais opiniões...

Entretanto, estive a ver as FAQs e há duas condições para a entrega, a segunda relacionada com agências de viagens:

"Quem está abrangido pelo reporte de COPE?
Estão abrangidas todas as pessoas coletivas residentes em Portugal, ou que nele exerçam a
sua atividade, que efetuem operações económicas ou financeiras com o exterior ou que
realizem operações cambiais.
Estão isentas as entidades que apresentem um total anual de operações económicas e
financeiras com o exterior inferior a 100 000 euros, considerando o total de entradas e de
saídas."

"As agências de viagem, e para as operações relacionadas com o turismo, devem reportar:
• COPE de operações (entradas) relativas a serviços vendidos a clientes residentes, no
âmbito de viagens com destino a outros países que não Portugal (outgoing).
• COPE de operações (entradas) relativas a serviços vendidos a clientes não residentes, no
âmbito de viagens com destino a Portugal (incoming)."

Podem ajudar-me a decifrar?

kushinadaime

Se for uma agencia de viagem acima do valor tem que fazer.

FREITAS_KATIA

Boa tarde colega Brandus,

Este ano comecei a trabalhar com uma empresa com atividade de Agência de Viagens. Já tinha conhecimento da comunicação da COPE para restantes atividades.
No entanto penso que a agência de viagens têm particularidades. Esta comunicação é obrigatória, e já tivemos contactos por parte do Banco de Portugal a alertar a falta desta informação.
No que respeita à agência de viagens, o que temos de comunicar é bem diferente, chegou a fazer a comunicação?
É que além do reporte mensal temos um reporte anual, sinceramente esta obrigação não serve para nada.... Gostaria de saber a sua opinião e se o chegou a fazer se utilizou algum apoio em excell ou outro programa.

Obrigada
Cátia

brandus

Citação de: FREITAS_KATIA em Fevereiro 19, 2018, 01:30:00 PM
Boa tarde colega Brandus,

Este ano comecei a trabalhar com uma empresa com atividade de Agência de Viagens. Já tinha conhecimento da comunicação da COPE para restantes atividades.
No entanto penso que a agência de viagens têm particularidades. Esta comunicação é obrigatória, e já tivemos contactos por parte do Banco de Portugal a alertar a falta desta informação.
No que respeita à agência de viagens, o que temos de comunicar é bem diferente, chegou a fazer a comunicação?
É que além do reporte mensal temos um reporte anual, sinceramente esta obrigação não serve para nada.... Gostaria de saber a sua opinião e se o chegou a fazer se utilizou algum apoio em excell ou outro programa.

Obrigada
Cátia

Olá!
Não cheguei a enviar... ainda. Não tenho tempo para estas coisas "obrigatórias" que me parecem ser não tão obrigatórias como isso... Eles continuam a enviar mails, mas por enquanto está em stand-by... Também ainda não percebi o que é para comunicar, e acho que estas comunicações de valores transferidos deveriam ser feitos pelos bancos, não pelas entidades emissoras. Além disso, estas comunicações de estatísticas são uma bela forma de nós fazermos o trabalho pelos outros!
Mas isto sou eu a queixar-me...  ;)