Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Trabalhador Independente IVA/IRS

3 Respostas    2.841 Visualizações

Iniciado por Rosamar, Outubro 17, 2017, 09:51:38 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Rosamar

Bom dia colegas,

A minha irmã deu inicio de actividade como trabalhadora independente, quando deu o inicio de actividade fez previsão de que não iria atingir os 10.000€ anuais, acontece que vai ultrapassar, como funciona com o IVA, a partir de quando tem que faturar com IVA, e com o IRS a mesma questão.
Algum colega que me possa ajudar nestas questões, nunca fiz nada com este regime, sempre trabalhei em IRC, e agora estas questões.

Obrigada a quem me poder ajudar

psgameyski

Em relação ao IVA em janeiro faz a alteração para o regime normal e em Fevereiro começa a cobrar o IVA aos clientes. Em relação ao IRS começa a fazerem-lhe retenção no mês seguinte ao que ultrapassou os 10.000.

Rosamar

Assim sendo até ao final do ano vai faturar sempre sem IVA mesmo ultrapassando o limite, e em Janeiro faz alteração nas finanças para o regime de IVA , já em IRS no mês seguinte que ultrapassar faz retenção.

Obrigada pelo esclarecimento.

paulalage

Citação de: psgameyski em Outubro 17, 2017, 06:06:42 PM
Em relação ao IVA em janeiro faz a alteração para o regime normal e em Fevereiro começa a cobrar o IVA aos clientes. Em relação ao IRS começa a fazerem-lhe retenção no mês seguinte ao que ultrapassou os 10.000.

Concordo!
Cumprimentos,
Paula Lage