collapse

Pesquisa



Empréstimo de sócio

  • 4 Respostas
  • 4316 Visualizações
Empréstimo de sócio
« em: Novembro 07, 2017, 02:37:00 pm »
Boa tarde,
Solicito o Vosso parecer para a seguinte situação:
 - uma empresa (sociedade por quotas) pretende efetuar obras de ampliação do seu armazém, necessitando para o efeito de recorrer a um financiamento bancário
 - o terreno onde se ficará implantado o novo imóvel pertence a um dos sócios que é também titular do alvará de construção .
 - a instituição bancária apenas concede o empréstimo ao sócio (particular) porquanto este é propriétário do terreno e titular do alvará de construção

Sendo que seria do interesse da empresa e dos sócios que as obras fossem custeadas pela sociedade, pergunto se o seguinte desenrolar é legalmente possível:
 - a instituição bancária concede o crédito ao sócio
 - o sócio transfere o montante para a empresa a título de empréstimo, sendo que o valor será reembolsado mensalmente
 - a infraestrutura é considerada no Activo da empresa

Sendo possível esta situação, quais as implicações/obrigações fiscais quer para o sócio quer para a empresa perante este cenário?

Que documentos de suporte contabilístico devem existir?

Agradeço desde já as Vossas opiniões.

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Empréstimo de sócio
« Responder #1 em: Novembro 07, 2017, 04:16:27 pm »
Isto sou eu a pensar alto, mas se optar convém falar com alguém que percebe mais disto que eu, por exemplo um advogado.
Que eu esteja a ver, há uma hipótese, que seja feito um contracto-promessa vinculativo para o vendedor de compra-venda do terreno com entrega do terreno já, e a venda quando terminar as obras, e em que inclui permissão de construção do armazém.
Mas alerto, se for possível fazer isto, tem que haver uma cláusula que torne óbvio que isto não é uma compra-venda efectiva disfarçado de promessa, tipo uma cláusula de que até ter terminado as obras e ocupar o comprador, que será a empresa, pode renunciar aos seus direitos e tem direito a uma compensação de x mil euros, ou pode optar por concluir o contrato por y mil euros (assim além de afastar a hipótese de ser visto como negócio fictício, impede que isto seja também considerado activo contingente, pois há posse efectiva).
Mas tenha atenção, se o banco pedir uma garantia qualquer sobre o imóvel, tipo hipoteca, reserva de propriedade, por exemplo, pode atrapalhar bastante a redacção do contracto que já é complicado sem isto...
E insisto, fale com alguém porque é uma ideia que tive, mas eu não percebo de lei assim tanto que chegue para dizer se é uma boa ideia ou não.

Re: Empréstimo de sócio
« Responder #2 em: Novembro 08, 2017, 12:12:56 pm »
Também existe sempre a hipótese de um Contrato de Comodato... estarei correcto??

*

Offline kushinadaime

  • *****
  • 2746
  • 90
Re: Empréstimo de sócio
« Responder #3 em: Novembro 08, 2017, 09:45:10 pm »
Também existe sempre a hipótese de um Contrato de Comodato... estarei correcto??
Mas em comodato, se recebe um terreno com eucaliptos adultos, tem que manter e devolver o terreno com eucaliptos adultos.
O contrato pode estipular trabalhos no terreno, mas os trabalhos são limitados. por exemplo podas, reparar caminhos, fazer vedação, desde que o terreno continue um eucaliptal (ver clausulas modais), os trabalhos apenas são destinados a manter, reparar, ou alterar um pouquinho a coisa e pouco mais.
Depois fica com a questão que em comodato, a propriedade continua a ser 100% do dono do terreno, se acrescentar lá uma vedação essa vedação é do dono do terreno (obras em propriedade alheia) e não da empresa, ou seja é custo (que pode ser diferido se for "plurianual") e não activo fixo.

*

Offline Jorge Gomes

  • ****
  • 278
  • 6
  • Sexo: Masculino
Re: Empréstimo de sócio
« Responder #4 em: Novembro 11, 2017, 10:37:10 am »
Bom dia,
De que modo vai ser concedido o empréstimo ao particular? Sem qualquer hipoteca? Dependendo dos valores envolvidos, poderá estar em causa a concessão do empréstimo por tranches. Como irá passar o empréstimo para a empresa?
E após finalização da obra como passará o imóvel para a empresa? Não terá que efetuar um contrato de compra e Venda?

Jorge Gomes

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
0 Respostas
12185 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 17, 2016, 09:44:55 am
por Riginho
0 Respostas
2334 Visualizações
Última mensagem Março 09, 2016, 09:34:46 pm
por Andreaj
3 Respostas
6465 Visualizações
Última mensagem Outubro 03, 2016, 08:17:26 pm
por Joaquim Alexandre
0 Respostas
3818 Visualizações
Última mensagem Novembro 14, 2017, 09:46:07 am
por Carolina Vilaça
0 Respostas
3210 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 07, 2020, 11:14:14 am
por Alexni

Exemplo de Formulário de Inscrição

* Exame OCC

Não foram encontradas mensagens.

Votações

  • A minha prestação no exame foi..
  • Ponto Excelente
  • 4 (20%)
  • Ponto Boa
  • 6 (30%)
  • Ponto Razoavel
  • 3 (15%)
  • Ponto
  • 5 (25%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 2 (10%)
  • Votos totais: 20
  • Ver Tópico
Setembro 2025
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
[14] 15 16 17 18 19 20
21 22 23 24 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.