Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Contabilização de Instalação Eléctrica

2 Respostas    5.981 Visualizações

Iniciado por Patrícia Silva Pires, Novembro 08, 2017, 03:16:06 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Patrícia Silva Pires

Boa tarde colegas,

Gostaria de ter a vossa ajuda, no seguinte caso:

Tenho um cliente em que a empresa tem como objeto principal e único o arrendamento. Tem arrendado um pavilhão industrial e o inquilino pretendia aumentar a potência da eletricidade por causa das máquinas, então tiverem que junto da companhia de fornecimento de energia solicitar a instalação de eletricidade orçamentada no valor de aproximadamente  10.000€. Agora que chegou a primeira fatura no valor de 5000€ surgiu -me a duvida em como deveria contabilizá-la.
Não sei qual o melhor procedimento, se contabilizar numa conta de gastos ou numa conta de investimentos. Caso opta-se por contabilizar numa conta de investimentos , seria como AFT? A que taxa?

Obrigada,
Patrícia

kushinadaime

É custos, electricidade.
Se bem percebi isto são valores que são pagos à companhia para ela fazer obras no ramal, que continua a ser dela, ou da EDP.
O pavilhão não foi alterado por este valor de 10.000,00 (pode ter sido alterado por outras obras, não tenho elementos, mas acredito que esta despesa é aquilo que mencionei e portanto não foi alterado por estes 10.000,00).

Patrícia Silva Pires

Boa tarde colega,

Sim são obras no ramal e não no pavilhão.

Realmente faz sentido considerar a totalidade como despesa.

Agradeço a sua ajuda :)