Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Fatura-Construção civil-Iva

1 Respostas    4.167 Visualizações

Iniciado por LiAAna, Janeiro 04, 2018, 07:37:10 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

LiAAna

Olá Boa Noite a todos e desde já BOM ANO.
Estou com uma dúvida que partilho e peço ajuda que passo a descrever:
A empresa (A) de construção civil, presta serviços de subempreitadas, à empresa (B) também de construção civil, a qual adianta o pagamento das despesas de refeições aos trabalhadores da empresa (A), e no fim de cada Mês, a empresa (B) envia uma relação dessas mesmas despesas para a (A), que são faturadas posteriormente pela empresa (A) à  (B).
Como se trata de um serviço de construção civil o iva da fatura que a empresa (A) emite, é aplicado o regime de iva autoliquidação.
Acontece porém que a empresa (B) vem exigindo que nessa mesma fatura se fature "despesas acessórias c/ as prestações de serviços " aplicando o mesmo regime de iva (iva autoliquidação).
Venho alertando a empresa (B) que em minha opinião estas despesas deveriam estar sujeitas a iva à taxa de 23%.
Assim, peço orientação para me indicarem qual a forma correta de faturar estas despesas.
Agradeço a vossa preciosa ajuda
Ana

anasofiape

Boa tarde,
Penso que o iva autoliquidação está bem aplicado. A empresa A presta um serviço de construção civil e não outro tipo de serviços. O facto de a empresa B efetuar um adiantamento para as refeições dos funcionários da empresa A, não invalida o tipo de serviço na qual a empresa A está a prestar à empresa B-serviços de construção civil.
Em meu ver, esse montante não deveria ser considerado como "despesas acessórias c/ as prestações de serviços" uma vez que as despesas com refeições vai ser considerado um custo direto e não acessório à prestação de serviços.