Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Contabilidade Agências de Viagens

7 Respostas    8.136 Visualizações

Iniciado por Fernando Couto, Fevereiro 05, 2018, 04:51:59 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Fernando Couto

Caros colegas,
Já utilizei muitas vezes este fórum para me elucidar sobre vários temas mas pela 1ª vez venho colocar uma questão.
Sou CC de uma empresa industrial, mas surgiu a oportunidade de fazer a contabilidade de uma agência de viagens, em part time.
Já consultei vários tópicos aqui no fórum e parece-me que é uma contabilidade mais complicada e que implica mais trabalho.
Colegas que já fazem contabilidade de agências, que dicas e eventuais quadros resumo para apuramento de IVA me podem facultar?
Os lançamentos de venda (Faturas, etc) serão contabilizados individualmente ou é possível utilizar resumos de vendas retirado do programa de faturação?

Grato pela atenção
Fernando Couto     

brandus

Colega, sem dúvida que a contabilidade das agências de viagens será menos, tão ou mais complicada que as restantes...  ;)
Mas é bastante particular, logo pelo regime especial que foi criado.
Já tive ocasião de colocar alguns quadros relacionados com o IVA e com os procedimentos nos lançamentos noutros tópicos, é uma questão de procurar.
Mas cá estarei para ajudar no que for possível.

nleao

Boa noite Brandus,

Uma questão, nas agências de viagens em relação aos pagamentos efetuados aos fornecedores de serviços não residentes (hoteis, aviação, etc), existe a obrigação de efetuar retenção sobre os mesmos? Estou confuso nesta matéria.

Muito obrigado

brandus

Citação de: nleao em Dezembro 03, 2019, 12:30:34 AM
Boa noite Brandus,

Uma questão, nas agências de viagens em relação aos pagamentos efetuados aos fornecedores de serviços não residentes (hoteis, aviação, etc), existe a obrigação de efetuar retenção sobre os mesmos? Estou confuso nesta matéria.

Muito obrigado

Olá!
Efectuar retenção em que sentido?

nleao

Bom dia,

Pagamentos a não residentes, exemplo fornecedor espanhol ao qual contratamos o hotel em Portugal. Este tipo de situações é considerado serviços prestados por não residentes em PT, ou como o serviço não é utilizado (usufruído) pela agência de viagens mas sim pelo cliente não consideramos?

Obrigado

brandus

Citação de: nleao em Dezembro 03, 2019, 12:44:31 PM
Bom dia,

Pagamentos a não residentes, exemplo fornecedor espanhol ao qual contratamos o hotel em Portugal. Este tipo de situações é considerado serviços prestados por não residentes em PT, ou como o serviço não é utilizado (usufruído) pela agência de viagens mas sim pelo cliente não consideramos?

Obrigado

Não é considerado como serviços prestados por não residentes, é um subcontrato, portanto lançado nas contas 62 respectivas.

nleao

Ok, Brandus, será por aí, realmente são subcontratos o serviço é prestado ao cliente final e não à Agência de Viagens.

Obrigadissimo por toda a ajuda, segui os seus esclarecimentos aqui publicados sobre o tema e tenho ficado esclarecido das duvidas que me têm surgido.

;)

brandus

Citação de: nleao em Dezembro 03, 2019, 02:15:05 PM
Ok, Brandus, será por aí, realmente são subcontratos o serviço é prestado ao cliente final e não à Agência de Viagens.

Obrigadissimo por toda a ajuda, segui os seus esclarecimentos aqui publicados sobre o tema e tenho ficado esclarecido das duvidas que me têm surgido.

;)

Good! É um prazer ajudar!  ;)