Ora boas!
Nota: na empresa onde trabalho, não temos contabilista na equipa, temos uma freelancer que não me consegue ajudar nos assuntos que descrevo a seguir:
Usamos actualmente o software PHC Corporate. Pesado e com demasiadas funções para o que nós realmente usamos, o patrão decidiu trocar para um novo software, que é na prática, uma versão Online, corre em qualquer dispositivo ou computador com browser, não requer dongle USB, tem um menu intuitivo, etc. Chama-se Key Invoice, e tenho passado os últimos 2 dias a explorar as opções de importação de dados a partir do PHC. Nomeadamente:
- Clientes
- Artigos
- Outras informações relevantes
O problema é que os ficheiros exportados no primeiro, não são propriamente compatíveis com o importador do segundo.
E se importar através do ficheiro SAFT, dá erro e diz que a versão é diferente. Bom, eu não sou contabilista, posso ser técnico de informática, mas não me perguntem rigorosamente nada acerca de contabilidade, pois não é a minha praia. Adorava poder importar a lista de clientes do PHC, mas a tabela gerada ao exportar é diferente da que o Keyinvoice requer. Posso ajustar a tabela, inserir colunas, reordená-las, para que fiquem com o esquema necessário. Mas não sei se a importação vai correr bem. Alguém conhece uma forma mais eficaz?
Outra questão está relacionada com o ficheiro SAFT que todos os meses, é enviado à contabilista. No PHC, exportamos os resultados de facturação mensais para 1 ficheiro, e enviamos para a contabilidade (que por sua vez, envia para as finanças?).
O Key Invoice tem uma opção interna onde podemos especificar duas chaves API:
SAF-T API Activo (Comunicação da Faturação)
SAFT Utilizador API
e outra chamada
SAF-T API Activo (Documentos Transporte)
SAFT Chave API
Presumo que uma seja para validarmos a facturação, e a outra, para as guias de transporte sempre que são emitidas. Agora a minha dúvida:
Estes dois campos parecem opcionais... Se não os preencher, vou conseguir fazer facturas normalmente? E depois basta emitir o ficheiro SAFT como fazemos actualmente? E caso os preencha, o software vai emitir automaticament
e em tempo real as facturas às finanças?
Entretanto, foi-me enviado pelo suporte do programa, um pequeno guia de como proceder para criar um perfil no site das finanças e obtermos estas chaves. Mas usam como exemplo um perfil particular, e não de empresa.
Obrigado por lerem, e por qualquer ajuda que possam dar.