collapse

Pesquisa



Indeminização despedimento

  • 2 Respostas
  • 1847 Visualizações
*

Offline Piririu

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Indeminização despedimento
« em: Março 28, 2018, 12:12:58 pm »
Boa tarde.
Gostaria que alguém me pudesse aconselhar nesta situação.
Colocamos uma funcionaria com contrato sem termo em 16/10/2017. Queremos rescindir o contrato por afinal a pessoa não consegue corresponder as expectativas mas estamos dispostos a fazer uma rescisão mutua e com todos os direitos.
A mesma concorda mas quer uma carta recomendação que não gostaria de passar.
Se me recusar e a pessoa se recusar a aceitar a rescisão por mutuo acordo há alguma alternativa que seja simples para o despedimento (rápida sem mais custos que os de direito e sem prejudicar a empresa).
Também tenho algumas duvidas quanto ao valor da indemnização.
O contrato ainda não fez 6 meses, como tal para além dos respectivos subsídios ferias e natal correspondente s ao período de trabalho terei de pagar os 22 dias férias do ano de 2018? (ela irá gozar os 4 dias férias do ano passado agora).
Obrigado pela atenção.

*

Offline vsanto

  • ****
  • 471
  • 8
  • Sexo: Feminino
Re: Indeminização despedimento
« Responder #1 em: Março 28, 2018, 03:58:43 pm »
Pelo periodo experimental consegue alguma coisa? Não sei qual o cargo da funcionária.:
Período experimental
Durante o período experimental, excepto se houver acordo escrito em sentido contrário, qualquer das partes pode rescindir o contrato sem aviso prévio, nem necessitando de invocar justa causa, não havendo direito a qualquer indemnização.
A duração do período experimental do contrato sem termo é de:

    60 dias para a maioria dos trabalhadores e de 90 dias se a empresa tiver até 20 trabalhadores;
    180 dias para os funcionários a laborar em postos de trabalho com complexidade técnica, alto grau de responsabilida de ou funções de confiança;
    240 dias para funcionários de  direção e quadros superiores.


Em relação às férias, como o contrato terminou no ano seguinte ao da contratação, contam-se os proporcionais: 2 dias por cada mês completo de trabalho.

O valor da indemnização, normalmente, o simulador do ACT devolve o valor certo. Tem que colocar os valores pagos (e férias gozadas) desde a data da contratação. São 18 dias por cada ano de trabalho.

*

Offline Piririu

  • *
  • 2
  • 0
  • Sexo: Masculino
Re: Indeminização despedimento
« Responder #2 em: Março 28, 2018, 04:43:54 pm »
Pelo periodo experimental consegue alguma coisa? Não sei qual o cargo da funcionária.:
Período experimental
Durante o período experimental, excepto se houver acordo escrito em sentido contrário, qualquer das partes pode rescindir o contrato sem aviso prévio, nem necessitando de invocar justa causa, não havendo direito a qualquer indemnização.
A duração do período experimental do contrato sem termo é de:

    60 dias para a maioria dos trabalhadores e de 90 dias se a empresa tiver até 20 trabalhadores;
    180 dias para os funcionários a laborar em postos de trabalho com complexidade técnica, alto grau de responsabilida de ou funções de confiança;
    240 dias para funcionários de  direção e quadros superiores.


Em relação às férias, como o contrato terminou no ano seguinte ao da contratação, contam-se os proporcionais: 2 dias por cada mês completo de trabalho.

O valor da indemnização, normalmente, o simulador do ACT devolve o valor certo. Tem que colocar os valores pagos (e férias gozadas) desde a data da contratação. São 18 dias por cada ano de trabalho.


Obrigado pela resposta.

Quanto ao periodo experimental não sei onde se poderia enquadrar.
É funcionária numa loja roupa e poderia dizer que o trabalho é de responsabilida de porque havendo apenas esta funcionária gere tudo sempre que a responsável não está, desde caixa até facturação atendimento etc. Não sei é se quando se diz (complexidade técnica, alto grau de responsabilida de ou funções de confiança) se pode adaptar a esta situação. 
Os valores de indemnização são relativamente pequenos, só não queremos que o mau profissionalis mo e falta de palavra saiam a ganhar porque acaba por ser prejudicial para todo mercado de trabalho.
Obrigado pelo seu tempo.

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
8 Respostas
5542 Visualizações
Última mensagem Junho 02, 2014, 02:04:40 pm
por SDL
1 Respostas
6151 Visualizações
Última mensagem Abril 08, 2015, 10:58:30 am
por PACFST
1 Respostas
1727 Visualizações
Última mensagem Dezembro 02, 2015, 04:44:34 pm
por jpadias2
4 Respostas
15453 Visualizações
Última mensagem Fevereiro 09, 2017, 01:51:42 pm
por taniasilva
2 Respostas
1399 Visualizações
Última mensagem Novembro 06, 2017, 05:46:58 pm
por cmlisboam

Mensagens recentes

* Exame OCC

Re: Q 07 por Fernando.Tavares.Silva
[Abril 30, 2024, 01:25:09 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Maio 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 [2] 3 4
5 6 7 8 9 10 11
12 13 14 15 16 17 18
19 20 21 22 23 24 25
26 27 28 29 30 31

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.