Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

agencias viagens- fatura rent car

3 Respostas    3.957 Visualizações

Iniciado por claudiapereira, Abril 25, 2018, 10:21:05 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

claudiapereira

bom dia
cá vamos nós com duvidas na contabilidade das agencias de viagens....
tenho uma fatura do aluguer de uma viatura da europcar... a fatura menciona um total dos dias de aluguer  de 400.00€ mas depois aparece um campo que diz your commission onde abatem ao valor da fatura uma comissão +iva 23%, 23.00€, logo o valor final é de 377.00€.
quando contabilizo esta fatura no serviço da agencia considero o valor da compra o valor antes da nossa comissão ou apos ? e a comissão? tenho que ser eu a liquidar esse valor ao estado na minha declaração?  desculpem a confusão...  agradeço desde já a ajuda

brandus

Sendo essa uma compra ao abrigo da actividade da agência de viagens, o valor a lançar será o net = 377 € ( já descontada a comissão ).
Presumo que será um aluguer em Portugal, visto a comissão ter 23 % de IVA, mas para a agência esse valor estará incluído na margem de lucro do serviço, pelo que irá liquidar o respectivo IVA no envio da declaração respectiva.

claudiapereira

obrigada pela resposta ... neste caso o aluguer foi para a Alemanha mas eles mencionam o valor ilíquido e depois abatem a nossa comissão .. e como tem iva a 23% fiquei baralhada se eles liquidam esse iva ao estado ou se tem que ser a agencia a liquidar? mas penso que não ...

GENTIL

Colega permita-me adicionar um esclarecimento ao q foi dito pelo colega brandus, para apurar o iva nessa transacção intracomunitaria faz preço de venda 500,00 p.e. menos 377,00 compra dá uma margem de 123,00 divide por 1,23 encontra a base 100,00 e o valor do iva a liquidar 23,00; no caso de ser um serviço para o mercado externo a transacção era isenta.
Espero ter ajudado.