collapse

Pesquisa

CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO

• 139 Respostas
  • 37482 Visualizações
*

Offline Lurdes Alves

• 51
  • 1
Re: CONTESTAÇÃO AO EXAME DE 30 DE JUNHO
« Responder #60 em: Julho 20, 2018, 11:20:48 pm »
Boa noite colegas

Concordo com o que se tem dito aqui.
Eu reprovei por uma questão, o que quer dizer que se não descontassem as erradas passaria com uma nota razoável.
Agora a minha dificuldade será em arranjar alguém que me ajude a contestar alguma questão porque não tenho universidade perto e nem contato de nenhum docente.
A única hipótese que vejo será ajuda neste forum.
A todos os que não passaram como eu, não desanimem.
Também pensei em desistir mas vendo que afinal o mal não foi meu, pois esforcei-me e dediquei-me o que podia, estudando e trabalhando só a pensar no exame, o que a OCC quis foi mostrar a sua prepotência, vão ter que me aceitar.

Se algum colega conseguir fundamento para alguma questão agradeço a ajuda, pois eu irei procurar e  caso consiga partilharei aqui.

PS: Pedi dinheiro emprestado para me candidatar ao exame, e agora terei que o fazer de novo. Não é justo...

*

Offline MARY101

• **
  • 21
  • 1
« Responder #61 em: Julho 20, 2018, 11:28:48 pm »
Boa noite colegas

Eu reprovei por uma questão, o que quer dizer que se não descontassem as erradas passaria com uma nota razoável.
Agora a minha dificuldade será em arranjar alguém que me ajude a contestar alguma questão porque não tenho universidade perto e nem contato de nenhum docente.
Também pensei em desistir mas vendo que afinal o mal não foi meu, pois esforcei-me e dediquei-me o que podia, estudando e trabalhando só a pensar no exame, o que a OCC quis foi mostrar a sua prepotência, vão ter que me aceitar.

Se algum colega conseguir fundamento para alguma questão agradeço a ajuda, pois eu irei procurar e  caso consiga partilharei aqui.

PS: Pedi dinheiro emprestado para me candidatar ao exame, e agora terei que o fazer de novo. Não é justo...

Boa noite colegas. Tenho uma ideia para tentarmos arranjar ajuda nad questoes que podem ser contestadas. Existe uma pagina no face de profissionais da area e cc's que se chama anaco. Que acham que expormos la as questoes a ver se alguem ajuda? 

*

Offline MARY101

• **
  • 21
  • 1
« Responder #62 em: Julho 20, 2018, 11:34:38 pm »
Mandei este :

"Exmos(as) Senhores (as).

Venho por este meio manifestar a minha desilusão e indignação relativamente ao exame do passado mês de Junho. Como já tantos outros o disseram e eu partilho da mesma opinião foi dos mais difíceis e confusos que a ordem nos proporcionou.
Foi a terceira vez que fui a exame e sempre tive dificuldades em perceber com clareza as vossas questões, mas este ultrapassou todos os outros.

Fiz a minha licenciatura em 3 anos, como trabalhadora estudante, o meu curso do 10º ao 12º ano foi de contabilidade, trabalho há 14 anos na área de contabilidade, e muito honestamente não me acho de todo incapaz de ser uma contabilista certificada, de passar nos vossos exames se vocês fossem mais sérios e honestos com quem se esforça para seguir a carreira que escolheu.

Com tantas dificuldades de interpretação, ratoeiras, falta de clareza e até de ética para connosco estão a por de parte a nossa vida profissional.

Quantos dos que reprovaram serão tão ou mais capazes que muitos dos que estão inscritos na ordem?

Estes últimos meses estudei dia e noite, porque trabalho, não tive fins de semana porque tive que estudar, não estive com a família porque tive que estudar, paguei um curso de preparação porque tinha que ser desta, e afinal vocês viram tudo do avesso e quebram os meus sonhos e o de tantos outros, que digo que somos muito mais capazes que muitos cc's inscritos, e acabam com aquilo porque tanto lutamos.

Não sei se irei de novo concorrer, a taxa de reprovações é cada vez mais elevada e eu não posso continuar a despender tanto dinheiro por algo incerto.

Tenho plena consciência daquilo que sou, ainda esta semana me submeti a nível profissional a uma formação de raciocínio verbal, numérico e lógico onde os resultados foram acima da média nacional. Por isso a "burra" não sou eu. Revolta-me ter capacidades e não conseguir fazer os vossos exame, mas alegra-me saber que o problema não sou eu!!

O meu trabalho não está implicado por não ser CC, apenas poderia crescer profissional e pessoalmente, mas isso... pode ser que um dia por força dos vossos ideias do momento as leis tenham que mudar.

Apenas um parêntese, se for para me responder igual a tantos outros eu agradeço desde já, mas não se dê ao trabalho que eu já vi as respostas.

Muito obrigada pela vossa atenção.

M. Cumprimentos.

Mariana Sousa"

Excelente resposta Mariana,

Não podemos desistir de lutar pelos direitos que temos, e principalmente por que haja mais respeito por nós. O que até agora não se viu nada na nossa profissão.

Também quero mostrar a minha indignação.

Mas penso que o melhor seriamos todos nos unir enviar todos uma contestação igual, e solicitar que este exame fosse anulado ou quanto muito não descontasse. Uma vez que não faz qualquer sentido nos dias de hoje um exame para entrar numa ordem descontar as perguntas erradas, que quase sempre são erradas por questões de português e ratoeiras.

Ola boa noite. Eu também acho que podiamos contestar todos pois a força de muitos é diferente de meia duzia. A unica questão é que eles estão a mandar respostas tipo. Será que estao a ler os emails enviados? Por via das duvidas até no face da ordem coloquei la o meu texto. Classifiquei a ordem com nota 1 e fiz a minha critica com o texto identico ao enciado para a bastonária. Pode ser que chegue a alguma população a nossa indignação...

*

Offline teisalmeida

• 176
  • 4
« Responder #63 em: Julho 20, 2018, 11:41:12 pm »
Acho que tinham mesmo que ser "bombardeados" com reclamações todas a basear se no mesmo, para conseguirmos chegar a algum lado.
Contestar perguntas, isso é o que eles querem. Pagamos mais 100€ e depois não dá em nada. Falo por experiência própria.
Acho que merecemos saber qual a percentagem de aprovação no exame.
Ainda não enviei email. Porque acho que individualment e, vai cair em saco roto. Mais uma vez  :-\

*

Offline MARY101

• **
  • 21
  • 1
« Responder #64 em: Julho 20, 2018, 11:47:08 pm »
Acho que tinham mesmo que ser "bombardeados" com reclamações todas a basear se no mesmo, para conseguirmos chegar a algum lado.
Contestar perguntas, isso é o que eles querem. Pagamos mais 100€ e depois não dá em nada. Falo por experiência própria.
Ainda não enviei email. Porque acho que individualment e, vai cair em saco roto. Mais uma vez  :-\

O que poderemos fazer em conjunto para contestar o exame? Nao faço ideia das ferramentas que possamos ter do nosso lado... honestamente acho que são nenhumas porque eles fazem o que querem... nao faço ideia como podemos saber a taxa de aprovações!

*

Offline teisalmeida

• 176
  • 4
« Responder #65 em: Julho 20, 2018, 11:52:50 pm »

O que poderemos fazer em conjunto para contestar o exame? Nao faço ideia das ferramentas que possamos ter do nosso lado... honestamente acho que são nenhumas porque eles fazem o que querem... nao faço ideia como podemos saber a taxa de aprovações!

*

Offline MARY101

• **
  • 21
  • 1
« Responder #66 em: Julho 20, 2018, 11:58:55 pm »

*

Offline teisalmeida

• 176
  • 4
« Responder #67 em: Julho 21, 2018, 12:03:32 am »

*

Offline Iris Omitti

• 80
  • 2
« Responder #68 em: Julho 21, 2018, 10:53:20 am »
Para os colegas que passaram neste exame, os meus parabéns, porque conseguiram perceber as perguntas e as respostas que a OCC insiste em dificultar cada dia mais :).
E para os não aprovados como eu, já manifestamos a nossa indignação, e sem muito sucesso, então vamos tentar virar a página e  em conjunto formar um grupo de estudo para que possamos resolver as questões que mais temos dúvidas, e tenho a certeza de que em Outubro também seremos aprovados, a OCC não vai nos vencer, não podemos e não  somos  os derrotados que  eles querem fazer de nós.
Nós somos capazes e vamos provar isso para esta Instituição que faz e desfaz dos estagiários o que bem querem.

E sei que alguns que fizeram este exame, e que era a última oportunidade, não tenho palavras para expressar a minha revolta por saber que todos batalharam, espero que haja alguma forma de voltarem a tentar fazer o exame e concretizarem os objetivos ao qual se propuseram.

Temos e vamos ultrapassar estas mágoas, e não vamos desistir na primeira tentativa.

Um bem haja a todos.

Iris

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #69 em: Julho 22, 2018, 12:31:49 am »
Boa noite a tod@s,
A questão 37, está incorreta, já obtive essa confirmação de 5 docentes. Quanto às questão 23, também tenho a certeza que está incorreta, com parecer favorável de dois docentes. Já fiz fundamentação e já enviei reclamação para a Ordem, com as propostas de resolução diferentes da questão 37, mas todas chegam ao mesmo resultado, superior em 83000€ relativamente ao ano N, quanto à questão 23, está bem explícito no EOCC, no CDOCC, entre outra Lei, que tem de haver submissão da declaração, pois o CC está na posse da informação, e só se poderia recusar se ele soubesse dessa informação e lhe tivesse sido ocultada, aí sim poderia resusar-se a fazer o envio, e caso isso sucedesse teria de informar a AT do motivo justificativo do não envio, e não solicitar à Ordem o reconhecimento de tal motivo. Segunda feira vou ligar para a Ordem para saber se a reclamação é suficiente ou tenho de fazer mais alguma coisa, pois chumbei por uma questão, mas tenho a firme certeza de que estas duas eles tem de considerar como certas.

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #70 em: Julho 22, 2018, 12:40:41 am »
Olá Pessoal,

Alguem sabe onde está o enquadramento para a questão 44 ??

A 37 também não percebo como chegaram aquele valor...

Obrigada

Caro colega, também errei está, é o que me disseram dois docentes, é que como se aplicam as Normas para Microentidades, o ativo biológico é registado como equipamento básico.

A questão 37, a resposta correta, com toda a certeza é confirmada por docentes, o Resultado Operacional é superior em 83000€ e não inferior como diz a Ordem.

Cumprimentos.

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #71 em: Julho 22, 2018, 12:52:18 am »
Questão 37

Resultado ano N = 980.000 * 1,3 - 350.000 - 320.000 - 290.000 - 196.000 = 118.000

Custo não industrial variável unitário = 196.000 / 980.000 = 0,2

Resultado ano N+1 = 1.100.000 * 1,3 - 350.000 * 1,3 - (320.000 - 56.000) - 290.000 - 0,2 * 1.100.000 = 201.000

Variação do resultado = + 83.000 

Esta é uma forma de resolução, há mais, mas todas chegam ao mesmo resultado, ou seja, Resultado Operacional em N+1, superior em 83000€ relativamente a N.

Cumprimentos.

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #72 em: Julho 22, 2018, 01:34:45 am »
As questões 50, 40,37,32,33,23,24,25 deixam-me muitas dúvidas a correção
Concordo plenamente e também juntarias as seguintes questões:
18, 44 e 45, nós fomos submetidos a um exame profissional e não a procurar ratoeiras no deserto.

Concordo com as 3 questões!!

Questão 44

Para responder à questão 44 baseei me na norma 17.

O paragrafo "reconhecimento e mensuração" no paragrafo 13 diz claramente que deve ser reconhecido pelo justo valor inicial e em cada data de balanço a não ser que não possa ser fiávelmente mensurado.

No paragrafo 17 fala especificament e no SIMA, onde nos diz que devem ser mensurados pelo valor cotado nesse mesmo mercado. Logo acho que a resposta correcta deverá ser 3721- ativos biologicos - de produção - animais - 42000

Caro colega, tratando-se de uma empresa que utiliza as Normas de Microentidade, é registado como Ativo Fixo Tangível - Equipamento Básico. Resposta obtida de dois docentes. Também errei a questão

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #73 em: Julho 22, 2018, 01:48:47 am »
Boa noite colegas

Caro colega, a resposta à Questão 37 dada pela Ordem está errada, a resposta correta é a que diz que o Resultado Operacional é superior em 83000€. A Questão 23, tambem me parece errada, fundamento com base no EOCC e no CDOCC, é suficiente, pois o CC está na posse da informação, logo tem de assumir a responsabilida de pela Regularidade Técnica, tem de cumprir com os seus deveres para com a AT, sem independente e não se deixar constrangiment o terceiros, logo a recusa só é viável se houvesse ocultação dessa documentação e o CC soubesse da sua existência, e aí teria de informar a AT do motivo justificativo para o não envio da declaração, e não solicitar à Ordem o reconhecimento de motivo justificativo.

Eu reclamei estas duas questões, com  parecer favorável de vários docentes universitários, a de analítica eles não tem hipótese de dizer que a resposta deles é que está correta, a de Ética é aquela coisa, mas vão ter de me provar que eles é que tem razão e não eu, mas vão ter um osso difícil de roer, pois penso que falei de tudo, e não lhes deixei margem de manobra, vamos aguardar.
Mas seria bom dizer quais a senhora questões que errou, assim poderá ser ajudado.

Cumprimentos.

*

Offline 205595

• **
  • 10
  • 0
« Responder #74 em: Julho 22, 2018, 01:51:29 am »
Boa noite colegas

Boa noite colegas. Tenho uma ideia para tentarmos arranjar ajuda nad questoes que podem ser contestadas. Existe uma pagina no face de profissionais da area e cc's que se chama anaco. Que acham que expormos la as questoes a ver se alguem ajuda?

Boa noite caro colega,

Pedi ajuda nessa página, é apenas uma pessoa me respondeu, e o quee disse foi para procurar ajuda aqui no Fórum, mas sempre pode tentar.

Cumprimentos.