Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Fluxos de caixa

3 Respostas    3.453 Visualizações

Iniciado por Paula Soares Sá, Setembro 21, 2018, 06:05:35 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Paula Soares Sá

Boa tarde colegas,

Enquadramento: ENSL com isenção IRC em todas as categorias de rendimentos que aufere.

Em 2018 com referência a 2017 recuperamos via M22 uma retenção na fonte de valor elevado efectuada indevidamente sobre rendimentos em fundos de investimento.

Eu estou a enquadrar esta situação como imposto a recuperar, logo um recebimento operacional

O meu chefe quer por força que a enquadre como recebimento da actividade de investimento porque era aí a sua origem se não tivesse sido feita indevidamente a retenção.

Qual a vossa opinião?

Obrigada

kushinadaime

3 — As retenções na fonte têm a natureza de imposto por conta, excepto nos seguintes casos em que têm carácter definitivo:
a) Quando, nos termos dos artigos 9.º e 10.º, ou nas situações previstas no Estatuto dos Benefícios Fiscais, se excluam da isenção de IRC todos ou parte dos rendimentos de capitais;

Substituir o M22 e e eliminar essa retenção na fonte.
Informar o banco que essa retenção não é para fazer.
Banco devolve o dinheiro.
Banco faz requerimento à AT para que ela lhe devolva o dinheiro.

Paula Soares Sá

Citação de: kushinadaime em Setembro 21, 2018, 06:51:55 PM
3 — As retenções na fonte têm a natureza de imposto por conta, excepto nos seguintes casos em que têm carácter definitivo:
a) Quando, nos termos dos artigos 9.º e 10.º, ou nas situações previstas no Estatuto dos Benefícios Fiscais, se excluam da isenção de IRC todos ou parte dos rendimentos de capitais;

Substituir o M22 e e eliminar essa retenção na fonte.
Informar o banco que essa retenção não é para fazer.
Banco devolve o dinheiro.
Banco faz requerimento à AT para que ela lhe devolva o dinheiro.

Bom dia,

Agradeço o seu esclarecimento mas não respondeu à pergunta que fiz.

Eu perguntei se nos fluxos de caixa classificariam como recuperação de imposto (logo, operacional) ou se iam à natureza original do valor que seria rendimento de fundos (logo, recebimento da atividade de investimento).

Obrigada

Paula

jbinadesousa

Com o devido respeito, eu levava a actividade de investimento, partindo do principio de que a actividade, normal, da empresa não são investimentos, portanto não seria uma receita operacional. Salvo melhor opinião.