Boas Colegas,
Aceitei uma empresa que vinha de um outro colega, (falei com ele, não existia dívidas, e não se opôs a mudança, sendo sempre muito educado), mas o problema é este, recebi o balancete dele, para fazer a abertura no meu software de contabilidade e verifiquei que a contabilização esta extremamente mal, não estou a falar de pequenos erros como saldos errados nos clientes ou fornecedores, bancos etc.
Erros crassos como:
1- Saldo da conta 25 (empréstimos), com saldos diferentes em centenas de milhares de euros (de uma empresa pequena) em relação aos valores apresentados das responsabilida
des do banco de Portugal.
2- Mapa de depreciações sem descrição exata, mas o maior problema é que o mapa de depreciações não bate em nada certo com o registado na contabilidade (exemplo AFT em cursos que não existem; valores de ativos no valor de 300.000€ no mapa e 200.000 no balancete, amortizações de 98.000€ no balancete e apenas 47.000 no mapa, taxas erradas, valores depreciados que não consigo achar a logica.
3-Valores de divida enormes a SS em balancete e não existentes na realidade
4-O balancete que pedi com o qual ia efetuar o meu movimento de abertura era de março, tem um saldo de apenas 513€ na conta 63, quando a empresa tem 40 funcionários.
5-valor apurado de IVA a pagar no balancete não tem nada a ver com a guia de pagamento de março
6-No balancete de março, por exemplo tem valores na conta 811 (nem sei como).
7.... por ai adiante
Falando destes problemas com o antigo contabilista o mesmo, muito prestável, diz-me para lhe dizer que valores deveriam ter a contas, e ele envia-me um novo balancete março com os valores que lhe pedi.
A minha é como divida é como devo proceder? Alguém ja passou pelo mesmo?