collapse

Procurar

A minha prestação no exame OCC Outubro 2018

• 18 Respostas
  • 8607 Visualizações
*

Offline Paulo Carvalho

• 5374
  • 465
  • "A dúvida é a origem da verdade."
A minha prestação no exame OCC Outubro 2018
« em: Outubro 27, 2018, 01:41:38 pm »
Caros/as futuros/as C.C,

Pronto, o dia do exame já passou. O dia 27 de Outubro de 2018 pode muito bem ter sido o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Ora mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Vinte e cinco edições de preparação e acompanhamento exame OCC.

Esta foi a nossa 25ª edição de preparação para o exame, e onde o envolvimento dos candidatos foi razoável, e espero sinceramente assistir uma vez mais e como regra (quase) geral ao sucesso dos nossos membros e candidatos em geral. Sabemos das dificuldades em enfrentar estas provas, afinal por lá passamos, vivemos estas emoções na primeira pessoa, por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net", esta é vincadamente a nossa missão, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.

Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?

NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC OUT 2018".

Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
« Última modificação: Outubro 27, 2018, 05:39:05 pm por contabilistas.net »
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline L-sah

• **
  • 29
  • 0
Re: A minha prestação no exame OCC Outubro 2018
« Responder #1 em: Outubro 27, 2018, 01:53:59 pm »
A primeira parte não correu muito bem, estava na esperança de recuperar na segunda.. Mas no final de contas a 2a parte revelou-se ainda pior que a primeira.

Sim, contudo, os exames têm alterado a estrutura e têm complicado.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
 Claro que sim! Para ajudar ao estudo e a tirar dúvidas!

*

Offline ssandrinef

• 63
  • 0
« Responder #2 em: Outubro 27, 2018, 03:39:04 pm »
Boa tarde!

Concordo plenamente com o que disse.

A primeira parte não correu muito bem, estava na esperança de recuperar na segunda.. Mas no final de contas a 2a parte revelou-se ainda pior que a primeira.

*

Offline jmspinto

• **
  • 11
  • 0
« Responder #3 em: Outubro 27, 2018, 04:26:01 pm »
Boa tarde.
Infelizmente, e sem surpresa, este exame foi, na minha opinião, o mais complicado de todos: questões de fiscalidade intrincadissim as (que não lembravam a ninguém), questões de analitica com demasiadas incógnitas e variáveis, mesmo as questões de ordem estatutária e deontológica pareciam feitas "à medida" para nos "enterrar". Tudo muito diferente dos exames anteriores, que, de certo modo, já dominava...
Ia expectante mas com alguma confiança.
O que posso dizer?
Claro que só depois dos resultados saberei alguma coisa mas, de antemão, sinto-me frustrado! Sinto que todo tempo que dediquei foi tempo perdido!
No meu caso não se trata da continuação do percurso académico, antes da recuperação do tempo perdido e reposição de um erro crasso: o de não me ter inscrito na ordem mal acabei o curso, altura em que a inscrição era directa!..
Bem, vou digerir a minha frustração e revolta.
Contudo, agradeço, mais uma vez, todo o vosso apoio. Sem o vosso site, tudo teria sido mais complicado.
Julgo que se a OCC pretende dificultar o acesso à mesma, deveria fazê-lo de modo mais transparente!
José Sousa Pinto

ps) sei que não adianta nada, mas vou fazer notar o meu desagrado à ordem.

*

Offline emanuela.ezequiel

• **
  • 16
  • 0
« Responder #4 em: Outubro 27, 2018, 05:01:47 pm »

Faço das respostas do colega também as minhas.

*

Offline Paulo Cunha

• **
  • 33
  • 0
« Responder #5 em: Outubro 27, 2018, 05:25:22 pm »
Boa tarde,

R: O grau de dificuldade aumentou bastante em ambas as partes, questões muito extensas, com muitas variáveis, dados disponibilizad os na sua maioria em texto corrido, em vez de quadros, o que dificulta a leitura dos dados, ou seja, a continuar assim, o melhor será aumentar o tempo de exame, porque 2 horas para cada parte está a ficar muito curto.

R: Contribui bastante, contudo existe uma mudança na elaboração dos exames, o que dificulta o estudo baseado em exames anteriores e nas questões baseadas em exames anteriores.

R: Acho fundamental, era algo que a OCC deveria disponibilizar, até por uma questão de transparecia.

Cumprimentos.

*

Offline emilia2018

• **
  • 39
  • 2
« Responder #6 em: Outubro 27, 2018, 05:31:56 pm »
Caros/as futuros/as C.C,

Pronto, o dia do exame já passou. O dia 27 de Outubro de 2018 pode muito bem ter sido o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Ora mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Vinte e quatro edições de preparação e acompanhamento exame OCC.

Esta foi a nossa 24ª edição de preparação para o exame, e onde o envolvimento dos candidatos foi razoável, e espero sinceramente assistir uma vez mais e como regra (quase) geral ao sucesso dos nossos membros e candidatos em geral. Sabemos das dificuldades em enfrentar estas provas, afinal por lá passamos, vivemos estas emoções na primeira pessoa, por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net", esta é vincadamente a nossa missão, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.

Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC OUT 2018".

Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho

Boa tarde,

Este exame foi horrível, muito confuso, perguntas muitos extensas... enfim!!!
Vamos ver como corre :'(

*

Offline BeatrishCouto

• **
  • 13
  • 0
« Responder #7 em: Outubro 27, 2018, 05:59:36 pm »
Boa tarde,

Concordo com tudo o que foi dito até agora pelos colegas.

A primeira parte do exame até achei acessível enquanto que a segunda parte foi desastroso. O medo de "inventarem demasiado" no enunciado tornou-se realidade. A parte que eu mais dominava (Contabilidade de Gestão) não correu o esperado, deixei 3 questões por fazer devido à complexidade de resolução. A parte de ética que supostamente era a mais fácil também tinha perguntas "fora da caixa".

Sim, apesar da complexidade deste último exame. Utilizei o fórum para ver a resolução de outros exames anteriores, mas acho que a partir de agora vai ser difícil os candidatos seguirem-se pelos exames anteriores, visto que estamos a entrar numa nova "era" na OCC.

Sim, acho fundamental a apresentação atempadamente das resoluções para os candidatos estarem preparados para todos os cenários possíveis.

*

Offline GonçaloDinis

• 203
  • 10
« Responder #8 em: Outubro 27, 2018, 06:11:31 pm »
Boa tarde,
O exame também me correu mal, pior até que o de junho. Achei-o mais complicado e trabalhoso/demoroso. Quando pensava que a primeira parte me estava a correr mal, heis que aparece a segunda.
Houve algumas respostas em que não sabia para que lado me virar, assim como não tive muito tempo para me debruçar mais sobre as respostas.
Disseram-me que a equipa que elabora os exames mudou, começando no de junho. É assim, eu compreendo que queiram proteger os CC da Ordem, mas nós que nos estamos a inscrever deveríamos ter os mesmos direitos e o mesmo grau de exigência de quem já está inscrito. Não tarda vamos ter de responder aos exames escritos em latim, ou algo do género
Bem, mas não vale a pena pensar mais nisto, vou esperar pela nota e depois vê-se.

Cumprimentos

*

Offline RDOM

• **
  • 38
  • 1
« Responder #9 em: Outubro 27, 2018, 09:36:25 pm »
Boa noite,

Ambas as partes tinham questões "puxadas" para o tempo disponível. Achei a primeira mais difícil, mas a segunda não fica nada atrás.
Este ano, infelizmente, tem se vindo a sentir um aumento do grau de dificuldade de exame para exame. O facto de terem mudado a estrutura apresentada também não ajuda, pois é um pouco confusa. Não há um linha a cortar as respostas da pergunta seguinte. Assim parece muito "maçudo".

Sim, ajudou bastante com os teste diários e os conteúdos de exames anteriores. 

Sim, ajuda bastante os candidatos que se estão a preparar para os exames.

Agora só resta esperar.
Cumprimentos

*

Offline denis

• **
  • 15
  • 0
« Responder #10 em: Outubro 28, 2018, 01:10:04 am »
Boa tarde.
Infelizmente, e sem surpresa, este exame foi, na minha opinião, o mais complicado de todos: questões de fiscalidade intrincadissim as (que não lembravam a ninguém), questões de analitica com demasiadas incógnitas e variáveis, mesmo as questões de ordem estatutária e deontológica pareciam feitas "à medida" para nos "enterrar". Tudo muito diferente dos exames anteriores, que, de certo modo, já dominava...
Ia expectante mas com alguma confiança.
O que posso dizer?
Claro que só depois dos resultados saberei alguma coisa mas, de antemão, sinto-me frustrado! Sinto que todo tempo que dediquei foi tempo perdido!
No meu caso não se trata da continuação do percurso académico, antes da recuperação do tempo perdido e reposição de um erro crasso: o de não me ter inscrito na ordem mal acabei o curso, altura em que a inscrição era directa!..
Bem, vou digerir a minha frustração e revolta.
Contudo, agradeço, mais uma vez, todo o vosso apoio. Sem o vosso site, tudo teria sido mais complicado.
Julgo que se a OCC pretende dificultar o acesso à mesma, deveria fazê-lo de modo mais transparente!
José Sousa Pinto

ps) sei que não adianta nada, mas vou fazer notar o meu desagrado à ordem.

Concordo plenamente colega. Penso que outras instituições deviam tomar conhecimento desta situação/problema e procurar resolvê-lo.
Pode contar com o meu apoio.
Denis Rio

*

Offline luisagoncalves

• **
  • 34
  • 1
« Responder #11 em: Outubro 28, 2018, 10:42:41 am »
Bom dia a todos!
No geral, concordo com o que os colegas disseram... exame complicadíssim o, com conteúdos em exame novos e até mesmo as perguntas de ética... nada fáceis!

Na minha opinião, a primeira parte foi bem pior que a segunda... mas não somos todos iguais nem temos todos a mesma interpretação.

O fórum contribuiu e muito para a minha preparação, tanto com exercícios, exames e até mesmo resoluções! Excelente ajuda que vou recomendar a toda a gente que necessitar! Embora não tivesse muito tempo para participar nos testes diários.

Acho importantíssim o, o que fazem neste fórum! Sem dúvida nenhuma que é uma mais valia para todos... estudantes de contabilidade, membros estagiários, cc, ... todos! Pois podemos colocar as nossas dúvida e partilhar conhecimentos , o que na nossa área é uma mais valia! Obrigada a todos pela ajuda e colaboração! Parabéns ao fórum!!!
E vamos aguardar com expectativa pelos resultados!

:)
Luísa Gonçalves

*

Offline Ana_L_Rodrigues

• 171
  • 3
« Responder #12 em: Outubro 28, 2018, 11:28:25 am »
Concordo com tudo o que foi dito pelos colegas
Estou num misto de tristeza e frustração, sai de casa na esperança que o exame de Junho tivesse sido caso isolado e que voltassem à estrutura anterior, mas o pior confirmou-se é isto que vamos ter daqui em diante.
Certo que o tempo de estudo nunca é perdido, mas andamos a estudar com base em exames que deixaram de acontecer o que torna uma situação que já era difícil de ultrapassar agora parece impossível, se a taxa de reprovação andava nos 70% agora anda em? 80/90?
Gostaria de comparar estas mesmas taxas com a das outras Ordens profissionais. ..é um absurdo...

1º parte - Ao sentar-me e ver na primeira questão SGPS, não foi preciso mais nada para saber que ia ser rebuscado e do arco da velha...SGPS, IAS/EFRS,  Balanced Score card, regime da margem, etc.

2º parte - Foi dito por um dos colegas e concordo em absoluto, o deixar de colocar as questões por quadros, com a pressão e nervos, torna-se muito difícil de conseguir analisar, a dos custos conjuntos que pratiquei imenso e sabia fazer bem...não consegui
As mais complexas a nivel de calculo não tive tempo de as fazer porque perdi imenso tempo á procura de legislação nas restantes, e mesmo nas de ética perdi muito tempo a tentar interpretar e escolher

Claro que sim, pelos estudo, pelos desabafos, por ter alguém a passar pelo mesmo que nós

Acho muito importante, eu não os consigo resolver na totalidade, portanto fico grata a quem consiga

*

Offline Pipos

• 98
  • 1
« Responder #13 em: Outubro 28, 2018, 08:13:57 pm »
-Boa tarde,

Concordo com o que foi dito pelos colegas e, a minha opinião, vai de encontro ao já mencionado.

1. Grau de dificuldade das duas partes:
Considero que a 1.ª parte era de certa forma acessível e, deixei de responder só aquelas perguntas que não tinha qualquer noção da resposta, que foram poucas.
A 2.ª parte já foi o contrário, porque na analítica não consegui responder a nenhuma e mesmo nas últimas cinco, em duas delas fiquei indeciso entre duas opções e acabei por não arriscar. Para além dessas uma de financeira e um par de fiscalidade também não respondi...

2. O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Como referi antes desta e da prova anterior, que também fui, para mim é determinante porque como não frequentei nenhum curso de preparação e, tenho o tempo ocupado com o trabalho e família, é um meio de entre-ajuda essencial para mim e, penso que também para todos os membros do fórum.

Também considero que sim porque, serve como complemento para, por um lado percebermos onde falhámos no exame (raciocínio, atenção, cálculo, etc.) e entender o que não conseguimos fazer, e, porque serve de base e apoio para qualquer possível revisão e reclamação de prova que se queira apresentar.

*

Offline AndreiaPereira

• 52
  • 0
« Responder #14 em: Outubro 29, 2018, 08:08:45 am »
Achei a primeira parte acessivel.A segunda nem tanto por causa da análitica.
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova? Sempre desde o primeiro dia.
Sim ajuda bastante

Empregos

Não foram encontradas mensagens.

Mensagens recentes

Re: início de atividade. por Paulo Carvalho
[Janeiro 15, 2021, 04:00:58 pm]

Re: Q 17 por Rute Mariani
[Janeiro 15, 2021, 02:58:47 pm]

Indemnização por pagamento de renda por tassom
[Janeiro 15, 2021, 02:17:06 pm]

Re: início de atividade. por pat85icia85
[Janeiro 15, 2021, 02:11:32 pm]

Re: início de atividade. por claudiop199
[Janeiro 15, 2021, 01:15:00 pm]

Re: início de atividade. por claudiop199
[Janeiro 15, 2021, 01:10:56 pm]

Re: Regulamentação do estado de emergência decretado pelo Presidente da República por rochanroll
[Janeiro 15, 2021, 11:57:52 am]

Re: início de atividade. por Paulo Carvalho
[Janeiro 15, 2021, 11:54:21 am]

Re: Simulação ENI com ou sem contabilidade organizada por LGANILHO
[Janeiro 15, 2021, 10:49:34 am]

Re: Adiamento do exame OCC Fevereiro 2021 por Maria.Pereira
[Janeiro 15, 2021, 09:45:54 am]

início de atividade. por claudiop199
[Janeiro 14, 2021, 11:01:28 pm]

Simulação ENI com ou sem contabilidade organizada por LGANILHO
[Janeiro 14, 2021, 09:56:44 pm]

* Exame OCC

Re: Q 17 por Rute Mariani
[Janeiro 15, 2021, 02:58:47 pm]

Re: Q.21 manhã por MonicaSofia
[Janeiro 11, 2021, 11:15:40 pm]

Re: Q 13 Tarde por Jorgemiguelcc
[Janeiro 11, 2021, 07:19:13 pm]

Re: Q 12 Tarde por Jorgemiguelcc
[Janeiro 11, 2021, 07:12:58 pm]

Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã por andreia-f89
[Janeiro 10, 2021, 08:19:39 pm]

Re: Q.21 manhã por nunofreitas
[Janeiro 10, 2021, 05:56:23 pm]

Re: Contestação - Exame OCC parte da manhã por nunofreitas
[Janeiro 10, 2021, 05:43:30 pm]

Re: Q 12 Tarde por SaDoCa
[Janeiro 10, 2021, 04:49:56 pm]

Re: Q 03 Tarde por Lisandra Leal
[Janeiro 10, 2021, 04:01:24 pm]

Re: Cédula profissional por bruno1987
[Janeiro 10, 2021, 02:47:53 pm]

Votações

Você não está autorizado a ver Sondagens neste quadro.