Notícias:

Contabilistas.net, Fórum das Ciências empresariais!

Arrendamento de Empresa a particular

2 Respostas    7.915 Visualizações

Iniciado por Miriam Avila, Dezembro 03, 2018, 11:58:08 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Miriam Avila

Bom dia colegas,

Eu tenho uma questão (peço desculpa se não colocar a questão no menu próprio).
Uma empresa de comércio utiliza parte do seu prédio para alugar (um apartamento).
Sabem dizer-me se tem de abrir CAE específico só para o aluguer desse apartamento? As facturas são passadas no mesmo programa só que com outra secção. Este é alugado a um particular.
Grata pela vossa atenção e apoio!
Cumprimentos,
Miriam Ávila

Cláudia_Magalhães

Boa tarde,

Na minha opinião, se esse não é o objeto da empresa não deve inserir novo CAE. Deve sim constar a fração em propriedades de investimento, dado que irá haver uma renda:

"Propriedade de investimento: é a propriedade (terreno ou um edifício – ou parte de um edifício – ou ambos)  detida  (pelo dono  ou  pelo  locatário  numa  locação  financeira)  para  obter  rendas  ou  para valorização do capital ou para ambas as finalidades, e não para:
(a)  uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
(b)  venda no curso ordinário do negócio"

CM
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

Miriam Avila

Neste caso, tratando-se de uma Microentidade será reconhecido como um activo fixo tangível, a minha questão prende-se com o facto da obrigatoriedade de abrir um CAE como actividade secundária e se devo registar o contrato de arrendamento.

Citação de: cpmagalhaes em Dezembro 03, 2018, 02:40:07 PM
Boa tarde,

Na minha opinião, se esse não é o objeto da empresa não deve inserir novo CAE. Deve sim constar a fração em propriedades de investimento, dado que irá haver uma renda:

"Propriedade de investimento: é a propriedade (terreno ou um edifício – ou parte de um edifício – ou ambos)  detida  (pelo dono  ou  pelo  locatário  numa  locação  financeira)  para  obter  rendas  ou  para valorização do capital ou para ambas as finalidades, e não para:
(a)  uso na produção ou fornecimento de bens ou serviços ou para finalidades administrativas; ou
(b)  venda no curso ordinário do negócio"

CM
Cumprimentos,
Miriam Ávila