Notícias:

Contabilistas.net, grupo de estudos e apoio aos candidatos a C.C, contabilista certificado

Emp. Nome Individual com contabilidade organizada

6 Respostas    10.264 Visualizações

Iniciado por LUROC, Outubro 04, 2011, 04:56:55 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

LUROC

Colegas,
Agradecia que me elucidassem sobre o cálculo de imposto IRS no caso de um Empresário em Nome Individual que opte pelo regime normal de tributação e consequentemente obrigado a contabilidade organizada.
Agradeço a todos que me puderem ajudar nesta matéria.
Obg.
Luroc

Rui Silva

Um ENI com o referido enquadramento é tributado de acordo com o lucro apurado, isto é, os rendimentos deduzidos dos gastos fiscalmente aceites. Ao lucro tributável é aplicada a taxa de IRS conforme tabela prática em vigor, adicionando as tributações autónomas.
Sinteticamente é assim, depois existem os pormenores, consoante a actividade em causa.
Cumprimentos,
Rui Silva

Leminha

Um INE com contabilidade organizada funciona em termos de IVA como qualquer outra empresa. O ENI deduz o IVa das suas compras e liquida nas Vendas, sendo que no final do trimestre/mês (pode optar pelo IVA mensal) terá que entregar a declaração de IVA devidamente preenchida.
Em termos de IRS, tb funciona como o apuramento do IRC, Apura-se os custos e os proveitos (com um programa de contabilidade). No momento em que irá entregar a sua declaração de IRS terá que preencher o anexo relativo a categoria B. Em termos de fecho de contas funciona tb como nas empresas, em que o ENI deve ter um balanço e uma DR.
Chamo a atenção sobre o facto do INE poder estar sujeito a retenção na fonte sobre as suas prestações de serviço. relativamente á segurança social o ENI poderá estar isento no primeiro ano ou se exercer uma actividade profissional por conta de outrem em que já paga a segurança social. No caso de não estar isento terá que entregar a SS o valor minimo de 186,..€ mensais. Não sei se tem mas alguma dúvida, para já não me lembro de mais nada. Por isso aguardo as tuas perguntas mais concretas.
Um abraço,
Cumprimentos

Rui Silva

Citação de: Leminha em Outubro 05, 2011, 12:59:40 AM
Um INE com contabilidade organizada funciona em termos de IVA como qualquer outra empresa. O ENI deduz o IVa das suas compras e liquida nas Vendas, sendo que no final do trimestre/mês (pode optar pelo IVA mensal) terá que entregar a declaração de IVA devidamente preenchida.
Em termos de IRS, tb funciona como o apuramento do IRC, Apura-se os custos e os proveitos (com um programa de contabilidade). No momento em que irá entregar a sua declaração de IRS terá que preencher o anexo relativo a categoria B. Em termos de fecho de contas funciona tb como nas empresas, em que o ENI deve ter um balanço e uma DR.
Chamo a atenção sobre o facto do INE poder estar sujeito a retenção na fonte sobre as suas prestações de serviço. relativamente á segurança social o ENI poderá estar isento no primeiro ano ou se exercer uma actividade profissional por conta de outrem em que já paga a segurança social. No caso de não estar isento terá que entregar a SS o valor minimo de 186,..€ mensais. Não sei se tem mas alguma dúvida, para já não me lembro de mais nada. Por isso aguardo as tuas perguntas mais concretas.

O colega perguntou apenas pelo cálculo do IRS :)
Cumprimentos,
Rui Silva

LUROC

Muito obrigada, era mesmo isto que eu queria saber.
Um abraço

LUROC

Agradeço a todos pela vossa explicação, foi muito útil.
Um abraço

Dolores

Boa noite,
Só para alertar que um ENI qd no finaldo ano fecha as contas em sede de IRS tal qual como IRC, terá que preencher a Mod 3 com o Anexo C, bem como a IES terá que preencher o Anexo I.
Ter em atenção q o anexo B é p/ ENI regime simplificado - sem contabilidade organizada
Cump