collapse

Pesquisa



Votação

O desempenho em exame foi..

Excelente
0 (0%)
Bom
0 (0%)
Razoável
49 (48.5%)
Mau
31 (30.7%)
Péssimo
4 (4%)
Não fiz este exame!
12 (11.9%)
Não pretendo responder.
5 (5%)

Votos totais: 100

Votação encerrada: Abril 14, 2019, 10:28:11 am

A minha prestação no exame OCC Março 2019

  • 15 Respostas
  • 10863 Visualizações
*

Offline Contabilistas.net

  • *****
  • 6029
  • 1016
  • Sexo: Masculino
  • "A dúvida é o princípio da sabedoria"
A minha prestação no exame OCC Março 2019
« em: Março 30, 2019, 09:23:37 am »
Caros/as futuros/as C.C,


Pronto, o dia do exame já passou. O dia 30 de Março de 2019 pode muito bem ter sido o dia do "virar de página" na transição da vida académica para uma carreira profissional como "Contabilista Certificado". Ora mesmo sabendo por experiência própria e pelo acumular de anos no acompanhamento aos candidatos (desde 2010), o sucesso na prova pode não sorrir logo na primeira tentativa, e digo tentativa porque nada acaba aqui, tudo é possível no futuro, se é objectivo ingressar na ordem, não deixem que um resultado negativo (contrário às expectativas criadas) vos desviem do vosso percurso.

Imagino que estejam cansados, mas também sei que a maioria de vós já começa a descomprimir, afinal foi uma longa "batalha" na preparação do exame, será este o passo que faltava para o ingresso na ordem e assim ter a capacidade de entrar no mundo do trabalho dotado de uma enorme mais-valia, recorde-se que é com base nos resultados neste exame de acesso que passará a ser contabilista certificado, a carga psicológica associada é enorme, temos consciência de que por vezes é esse um dos maiores obstáculos para o sucesso na prova.

Vinte e seis edições de preparação e acompanhamento exame OCC.

Esta foi a nossa 26ª edição de preparação para o exame, e onde o envolvimento dos candidatos foi razoável, e espero sinceramente assistir uma vez mais e como regra (quase) geral ao sucesso dos nossos membros e candidatos em geral. Sabemos das dificuldades em enfrentar estas provas, afinal por lá passamos, vivemos estas emoções na primeira pessoa, por isso, somos e pretendemos continuar a ser um aliado de força no sucesso académico/profissional de todos os que se aproximam do "contabilistas. net", esta é vincadamente a nossa missão, nós pretendemos estar na linha da frente da entreajuda, acreditamos que juntos somos melhores.
 
Relativamente ao teste de hoje e mesmo aos que pensam não lhes ter corrido da melhor forma, não se deixem abater por previsões ou sugestões de resolução diferentes daquela que defendeu em exame, esperem pelo resultado oficial da ordem e, claro vão participando no debate, diga-se, esta parte é muito importante, servirá de base para muitos dos recursos que possam vir a apresentar como contestação a determinada questão. Sabemos e por experiência das muitas edições anteriores de que quem se esforçou, quem estudou por norma obtém retorno disso mesmo, mas como sabemos há regras que são contrariadas, aguardamos calmamente pelo vosso testemunho.

Avaliação do desempenho no exame OCC.

Nesta fase não é nada conveniente entrar em euforias ou depressões, estou em crer que uma vez mais a palavra de ordem será "Aprovado". Já nós o "contabilistas. net" estamos logicamente interessados em obter o retorno das vossas experiências em contexto de exame.
Estes dias seguintes às provas são por norma de muita pressão para a maior parte dos candidatos e, por tal vamos tentar dar o nosso melhor também no sentido de atenuar (se é que é possível) esse facto. Como sempre tentaremos disponibilizar as nossas propostas de resolução, mas antes queremos ver a vossa participação massiva no debate das questões uma-a-uma!

Participem no debate e também na votação.

Neste tópico podem deixar as vossas respostas dadas em contexto de exame.
Colocar:

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
 
NOTA: Não se esqueçam de participar também na discussão das questões uma-a-uma, no quadro criado para o efeito "Exame OCC Março  2019".


Os meus cumprimentos
Paulo Carvalho
Cumprimentos
Paulo Carvalho

*

Offline Inacinha

  • ***
  • 199
  • 5
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #1 em: Março 30, 2019, 04:06:31 pm »
1- O grau de dificuldade do exame não está adequado ao tempo disponível. São poucas as questões que se conseguem responder de forma rápida e segura, mesmo conhecendo a matéria em questão e isso acaba por não deixar tempo para as questões que exigem mais raciocínio. Pergunto-me se existe alguém que consiga responder corretamente às 50 questões em 4h ???

2- Sim, toda a ajuda é bem-vinda.

3- Claro que sim.

*

Offline ClaudyRibeiro

  • ***
  • 83
  • -1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #2 em: Março 30, 2019, 04:26:46 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
A primeira mais acessível, segunda parte o grau de dificuldade aumentou bastante, para este tipo de perguntas temos pouco tempo

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem duvida, muito obrigada
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?

Claro, já estou à espera

*

Offline Marta Possidónio

  • ***
  • 57
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #3 em: Março 30, 2019, 05:38:56 pm »
1- O grau de dificuldade do exame não está adequado ao tempo disponível. São poucas as questões que se conseguem responder de forma rápida e segura, mesmo conhecendo a matéria em questão e isso acaba por não deixar tempo para as questões que exigem mais raciocínio. Pergunto-me se existe alguém que consiga responder corretamente às 50 questões em 4h ???

2- Sim, toda a ajuda é bem-vinda.

3- Claro que sim.



Corcordo

*

Offline AnaSofia_Oliveira

  • ***
  • 125
  • 2
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #4 em: Março 30, 2019, 06:56:37 pm »
1- O grau de dificuldade do exame não está adequado ao tempo disponível. São poucas as questões que se conseguem responder de forma rápida e segura, mesmo conhecendo a matéria em questão e isso acaba por não deixar tempo para as questões que exigem mais raciocínio. Pergunto-me se existe alguém que consiga responder corretamente às 50 questões em 4h ???

2- Sim, toda a ajuda é bem-vinda.

3- Claro que sim.


concordo plenamente
Cps
Ana Oliveira

*

Offline DianaP

  • *
  • 1
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #5 em: Março 30, 2019, 09:45:16 pm »
1 - Impossível de realizar o exame no tempo disponível. Enunciados muito extensos. A segunda parte que normalmente era mais direta era bastante complexa e com perguntas a ocupar uma página inteira. Não tinhamos tempo sequer para ler os enunciados.
2 - Sim, é muito útil.
3 - Muito importante a partilha de propostas de resolução.

*

Offline Miriam Avila

  • ****
  • 266
  • 8
  • Sexo: Feminino
  • "O segredo do sucesso é a constância do propósito"
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #6 em: Março 30, 2019, 09:57:47 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
O meu problema prendeu-se com a analítica como já era de esperado e financeira. :( Achei a primeira parte do exame menos complicada! Mas é um facto que o tempo é curto para responder adequadamente as perguntas junto de consulta! Não dá para tudo! muitas vão de nossa cabeça! O tempo parece que corre!Vamos ver.

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
E de que maneira!!! Agora é continuar o estudo junto de vós, pois parece-me que vou ter de ir a segunda tentativa! Mas desta vez vou dar o dobro do esforço!

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Sem dúvida! Não desistam de nós! Vocês são um grande apoio!
Cumprimentos,
Miriam Ávila

Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #7 em: Março 30, 2019, 10:14:36 pm »
1. Grau de dificuldade elevado! Perguntas extensas e complexas. Até as perguntas de ética foram mais exigentes a nível de interpretação, muito diferentes das apresentadas nos exames anteriores. Questões de analítica bem mais complexas também e que exigiam muito tempo de resolução.

2. Contribui muito e vai contribuir ainda mais para o estudo que se segue (infelizmente)

3. Sem dúvida! Foi uma preciosa ajuda naquelas questões que não encontrava resposta ou que precisava de outra perspetiva para compreender a resolução. Muito obrigada!

*

Offline Df

  • **
  • 45
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #8 em: Março 30, 2019, 11:25:46 pm »
Boa noite.

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Para mim, a primeira parte do exame foi mais acessível do que a segunda parte. A segunda parte tinha exercícios mais extensos de analítica e questões de financeira que não soube responder.

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Muito. Sempre que fazia um exame e não entendia a resposta, encontrava aqui a explicação. Não existe outra plataforma como esta.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Muito.
Assim como outros colegas, não estou muito confiante de ter conseguido desta vez e como o prazo das inscrições para o próximo exame devem terminar antes de termos a nossa cotação, será através da ajuda desta plataforma que irei prever se devo ou não me inscrever.

*

Offline ATCNM

  • ***
  • 115
  • 1
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #9 em: Março 31, 2019, 10:09:01 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
A primeira parte acessível, perguntas simples. Já a segunda parte foi o oposto, perguntas muito extensas que associadas aos nervos obrigava a ler a pergunta mais uma vez...
2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sim, a troca de ideias com outros colegas é sempre um fator muito positivo.
3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Muito, a ajuda de pessoas experientes na matéria é sempre uma mais valia!

*

Offline assa761

  • ***
  • 74
  • 2
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #10 em: Março 31, 2019, 11:39:33 am »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.

A 1ª parte directa mas com algumas rasteiras, a 2ª parte ou pouco mais complicada, mas o grande problema é a falta de tempo para os casos práticos.


2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?

Indiscutivelme nte, obrigado pelo apoio.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?

Muito relevante, são o melhor instrumento de preparação quando tento fazer provas anteriores e não consigo chegar à resposta correcta. 

*

Offline Pipos

  • ***
  • 98
  • 1
  • Sexo: Masculino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #11 em: Março 31, 2019, 10:46:42 pm »
1- Penso que a 1.º parte foi a menos complexa das duas mas ambas com grau elevado. Poucas perguntas de resposta rápida ou facilmente identificável e a analítica voltou à "estrutura" de exercícios anterior à entrada da nova comissão de exames (fev/18)...

2- Sem dúvida. Para mim que não tenho muito tempo disponível e que não frequentei nenhum curso de preparação se não fosse o fórum era para mim "o fim da picada"

3- Muito relevante porque, se assim não for, torna-se muito difícil por vezes, encontrar o caminho para a grelha de respostas da OCC...


*

Offline Cláudia_Magalhães

  • ****
  • 747
  • 59
  • Sexo: Feminino
  • "Quem sabe, divide. Quem não sabe, pergunta"
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #12 em: Abril 01, 2019, 11:21:43 am »
Bom dia,

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.

Achei o grau de dificuldade muito acima do habitual em ambas as partes. Enunciados extensos que dificultaram muito a sua compreensão e perguntas completamente sem sentido (principalmente em ética).


2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?

Sem dúvida.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?

É algo muito importante. Podemos ver possíveis respostas que de outra forma não conseguiria obter.
Se alguém se disponibilizar e partilhar, ficarei muito agradecida.
Cumprimentos
Cláudia Magalhães

*

Offline Núria Teodoro

  • ***
  • 87
  • 0
  • Sexo: Feminino
A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #13 em: Abril 03, 2019, 04:09:02 pm »
1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Achei a primeira parte mais acessível, embora depois tenha reparado nas rasteiras, quanto à segunda parte tinha um grau de dificuldade muito mais elevado e pouco tempo para conseguir resolver.

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
Sem dúvida, muito obrigado pelo apoio.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Claro que sim.

*

Offline liliasilva

  • **
  • 5
  • 0
  • Sexo: Feminino
Re: A minha prestação no exame OCC Março 2019
« Responder #14 em: Abril 04, 2019, 11:42:07 am »

1 - Grau de dificuldade encontrado na resolução de ambas as partes.
Sendo a primeira vez que fiz o exame achei um grau de dificuldade elevado, apesar de no momento do exame a primeira parte me ter parecido mais acessível. As rasteiras, na sua maioria, só me apercebi depois do exame.

2 - O forum contabilistas contribui positivamente para preparação para a prova?
É sem dúvida uma mais-valia e uma grande ajuda no estudo. Muito obrigado.

3 - Acha relevante o "contabilistas. net" apresentar as tradicionais propostas de resolução?
Sim.
Lília Silva

 

Related Topics

  Assunto / Iniciado por Respostas Última mensagem
6 Respostas
5949 Visualizações
Última mensagem Março 07, 2018, 01:11:09 pm
por RMPM
6 Respostas
4882 Visualizações
Última mensagem Junho 27, 2019, 09:40:51 am
por Patricia Jardim
21 Respostas
6121 Visualizações
Última mensagem Novembro 29, 2019, 02:04:24 am
por nunofreitas
13 Respostas
7091 Visualizações
Última mensagem Junho 08, 2020, 04:57:30 pm
por nelacacador
12 Respostas
5301 Visualizações
Última mensagem Abril 01, 2021, 07:19:09 pm
por Santosa123a

Mensagens recentes

Re: dedução iva no gasoleo por AndreiaM
[Abril 23, 2024, 04:11:38 pm]


dedução iva no gasoleo por AlexandraCoimbra
[Abril 23, 2024, 04:06:26 pm]


Re: Compensação pecuniária de natureza global por AndreiaM
[Abril 23, 2024, 03:03:29 pm]


Re: Iva - Stocks por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:59:24 pm]


Re: Apuramento do IVA por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:50:03 pm]


Re: Anexo B IRS - 049B : A retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo por AndreiaM
[Abril 22, 2024, 02:29:57 pm]


Apuramento do IVA por Agostt
[Abril 22, 2024, 11:58:53 am]


Dou Explicações de Contabilidade Geral, Financeira, Sociedades-Online/Presencial por CFC_05
[Abril 21, 2024, 08:09:05 pm]


Iva - Stocks por DANIELA FERREIRA
[Abril 20, 2024, 11:59:49 am]


Iva -atividade comercial ipss por DANIELA FERREIRA
[Abril 20, 2024, 11:56:26 am]


Anexo B IRS - 049B : A retenção na fonte declarada ultrapassa o valor máximo por durrr
[Abril 20, 2024, 06:10:53 am]


Re: IRS Jovem por dafoz
[Abril 20, 2024, 12:33:12 am]

* Exame OCC

Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 16, 2024, 10:35:32 am]


Re: Questões para contestar por anaisabelantunes
[Abril 15, 2024, 03:07:05 pm]


Re: Questões para contestar por amsgoncalves
[Abril 12, 2024, 12:32:37 pm]

Votações

  • O meu resultado no exame FEV2024
  • Ponto Aprovado/a
  • 7 (22%)
  • Ponto Não aprovado/a por uma questão
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por duas questões
  • 3 (9%)
  • Ponto Não aprovado/a por três ou mais
  • 11 (35%)
  • Ponto Não fiz exame
  • 7 (22%)
  • Votos totais: 31
  • Ver Tópico
Abril 2024
Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb
1 2 3 4 5 6
7 8 9 10 11 12 13
14 15 16 17 18 19 20
21 22 23 [24] 25 26 27
28 29 30

Desculpe! Não há eventos disponíveis neste momento.