Bom dia colegas,
A empresa onde trabalho, com empresa-mãe dinamarquesa, juntou-se há cerca de 1 ano e meio com uma empresa alemã. Desde aí o nível de reporte para o exterior aumentou drasticamente, tendo inclusivamente um sistema de contabilidade adicional para registar os meus lançamentos para eles.
Desde o início deste ano (1 de Março de 2019 para nós), o grupo começou a adoptar as IFRS, com especial relevância da IFRS 16, das locações, nas contas. Naturalmente, na minha contabilidade local, eu segui os ajustes deles para as locações, mas nada mais foi feito.
Relativamente ao exercício anterior fomos auditados pela KPMG, e este assunto foi falado com eles, dando-nos a informação, claro, que se quiséssemos prosseguir com a adopção das normas internacionais teria de ser de forma integral e não apenas parcial.
Ora, após vários contactos com a Alemanha e a KPMG, recebemos hoje um orçamento de 6500 euros para fazerem o estudo de adopção das IFRS...
Não querendo obter informação gratuita, acho que isto é um valor exagerado para uma mudança, que penso eu, não deve ser assim tão complicada.
Deste modo, gostaria de questionar se alguém no grupo já passou por esta transição, e se o fez se o investimento é realmente avultado ou necessário? E, caso possam se têm alguma sugestão ou conhecimento para encontrar apoio mais económico?
Obrigada,
Vera