Notícias:

Contabilistas.net, O nosso lema é a entreajuda em rede!

Contabilização de Fatura de Renda e o Seu Recibo

4 Respostas    6.494 Visualizações

Iniciado por csmff, Janeiro 10, 2020, 12:47:17 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

csmff

Bom dia Caros Colegas,

Tenho uma dúvida na contabilização de rendas cat F.

Segue um exemplo :
Tenho uma fatura de Venda relativa a uma Renda:
Valor de Incidência- 1.617,00€
Valor da Retenção- 404,25€
Total a Pagar- 1.212,75

Lançamentos Contab na contabilização da fatura:   72 ou 78- 1.212,75 C
                                                                          24122-       404,25 C
                                                                          2111-      1.617,00 D

Lançamentos Contab no seu recebimento : 2111--1.617,00 C
                                                               24122- 404,25€ D
                                                               12- 1.212,75€ D

Penso que esta contabilização não se encontra correta, daí a minha dúvida, pois assumi uma contabilidade em que os lançamentos eram estes ?????, ou estarei errada.

Podem ajudar-me sff.

Obrigada e bom trabalho

veraajsousa

Boa tarde colega,

Primeiro o lançamento da factura está errado, o valor da 72/78 é efectivamente os 1.617 € e na 21 é que ficam os 1.212,75€

Depois no recebimento apenas movimenta a 21 e a 12.

Relativamente ao valor da retenção, na 24, só movimenta 1x, aquando do lançamento da factura. Depois no final do ano esse valor será saldado na altura de apuramento/pagamento do imposto.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos
Vera

kushinadaime

Na minha opinião
Factura Débito 21 = 1617,00 / crédito 72 ou 72 =1617,00
Recibo Débito 12 =1212,75 / débito 2412 = 404,25 / crédito 21 = 1617,00

Na minha opinião a retenção na fonte vai apenas no recibo, pois o momento em que deve fazer a retenção é do recebimento ou colocação à disposição conforme os casos.

Jorge Gomes

Bom dia,
A movimentação correta deste movimento, é de acordo com a informação da colega VeraSousa, pois o valor a pagar pelo cliente são os 1.212,75€ dai ser o valor da conta 21. Se este é o valor do cliente os 1.617€ é o valor do serviço. A RF lança-se na 24 a Débito, pois irá servir para incluir no calculo do IRS como PC.

kushinadaime

O valor a pagar ao cliente é 1.617 enquanto não "vencer" a retenção na fonte.
Se o recebimento não acontecer, (houver calote) todos os direitos do senhorio são sobre 1.617 euros.