Notícias:

Contabilidade, fiscalidade, gestão, RH - Contabilistas.net

Proposta Resolução Exame 07.03.2020 (1ª parte)

29 Respostas    24.957 Visualizações

Iniciado por Selas, Março 23, 2020, 09:55:12 AM

Tópico anterior - Tópico seguinte

Selas

Bom dia a todos,

Deixo em anexo a minha proposta de correção da 1ª parte do exame realizado no dia 7 de Março. Reforço que é apenas uma proposta de correção e não a solução do exame. Algumas das respostas propostas por mim poderão não ser as corretas. Este documento foi elaborado com o input dos diversos comentários no fórum a cada uma das questões acrescida de fundamentação em legislação e cálculos.

Neste documento a questão que tive mais dúvidas foi a número 10... sinceramente consigo argumentar para cada uma das opções o que não quer dizer que esteja correta a minha argumentação,

Se algum colega não concordar com alguma sugestão de correção ou identificar algum erro agradeço que o mencione e que apresente a sugestão correta devidamente fundamentada.

Espero que este documento vos ajude a tirar algumas dúvidas.

Obrigado,

Duarte Selas

Samara

Bom dia,

Obrigada colega

Cumprimentos
Samara Assunção

anacarrilho

Obrigada colega pela disponibilidade e dedicação  :)

Ritalexandra

Fátima Lé

silvialsilva

Bom dia,

Muito obrigada.

Cumprimentos,
Sílvia Silva

Bruno_Tavares

nelacacador

obrigada pela partilha... nalgumas tenho duvidas... mas para mim está bom assim  ;)
att
Manuela

Selas

Citação de: nelacacador em Março 23, 2020, 06:13:17 PM
obrigada pela partilha... nalgumas tenho duvidas... mas para mim está bom assim  ;)
att
Manuela

Apesar de ter proposto esta correção há algumas que também me suscitam dúvidas mesmo assim...  honestamente espero estar enganado nalgumas delas.  ;D Em quais é que tem dúvidas ainda?

brunolobo

Obrigado pela sua entrega e por ter partilhado. Existem algumas que me suscitam dúvidas.

Bruno

Selas

Citação de: brunolobo em Março 23, 2020, 07:35:57 PM
Obrigado pela sua entrega e por ter partilhado. Existem algumas que me suscitam dúvidas.

Bruno

Como referi eu próprio continua com dúvidas nalgumas... se puder partilhar as suas dúvidas e uma fundamentação em legislação ou outros cálculos que mostre que a minha proposta está errada agradeço.

brunolobo

Citação de: Selas em Março 23, 2020, 07:58:10 PM

Bruno

Como referi eu próprio continua com dúvidas nalgumas... se puder partilhar as suas dúvidas e uma fundamentação em legislação ou outros cálculos que mostre que a minha proposta está errada agradeço.

Na questão 22, os tecidos foram fornecidos pela entidade contratante e segundo o artigo 4º, nº2c), penso que seja considerada uma prestação de serviços, não sujeita a iva em portugal (Tive até a ultima na dúvida)

Na questão 24, é também outra que me gerou duvidas, no paragrafo 2 refere que "Esta Norma deve ser aplicada na contabilização dos contratos de construção nas demonstrações financeiras das entidades contratadas."

Na questão 25, a dúvida é saber se a venda dos computadores são da atividade operacional da empresa. Pois, se estes não forem podemos chegar ao fluxo das atividades operacionais de 146500 e financiamento de 37500 (como tem na sua resolução).

Operacional:
Vendas- 256500
Compras=?
130000-10000=120000

Porém o prazo médio de pagamentos é um mês, pelo que só foram pagos 11 meses.
120000/12=10000
10000x11=110000

Operacional: 256500-110000=146500

Contudo, infelizmente isto não foi tudo aquilo que eu pensei e fiz no exame, mesmo assim, não sei o que está correto, tendo duvidas.

Anapereira35

Anapereira35

Citação de: brunolobo em Março 23, 2020, 08:17:42 PM
Citação de: Selas em Março 23, 2020, 07:58:10 PM

Bruno

Na questão 22, os tecidos foram fornecidos pela entidade contratante e segundo o artigo 4º, nº2c), penso que seja considerada uma prestação de serviços, não sujeita a iva em portugal (Tive até a ultima na dúvida)

Na questão 24, é também outra que me gerou duvidas, no paragrafo 2 refere que "Esta Norma deve ser aplicada na contabilização dos contratos de construção nas demonstrações financeiras das entidades contratadas."

Na questão 25, a dúvida é saber se a venda dos computadores são da atividade operacional da empresa. Pois, se estes não forem podemos chegar ao fluxo das atividades operacionais de 146500 e financiamento de 37500 (como tem na sua resolução).

Operacional:
Vendas- 256500
Compras=?
130000-10000=120000

Porém o prazo médio de pagamentos é um mês, pelo que só foram pagos 11 meses.
120000/12=10000
10000x11=110000

Operacional: 256500-110000=146500

Contudo, infelizmente isto não foi tudo aquilo que eu pensei e fiz no exame, mesmo assim, não sei o que está correto, tendo duvidas.

a venda dos computadores é atividade de investimento, existem até exames de anos anteriores que consideraram investimento, por isso a meu ver a resposta  mais completa completa será:
fluxo das atividades operacionais de 146500 e financiamento de 37500.
sendo assim, na atividade de investimento teríamos os dividendos 1200€ mais a vendas dos computadores.

titalaferreira