Notícias:

Contabilidade e fiscalidade

IRS anexo A diferença valores URGENTE

4 Respostas    6.482 Visualizações

Iniciado por ccdiana, Junho 17, 2020, 09:05:00 PM

Tópico anterior - Tópico seguinte

ccdiana

Boa tarde colegas!

Tenho um IRS de um contribuinte que apresenta um valor de rendimento Cat A superior cerca de 1500€ de rendimento e cerca de 50€ de IRS relativamente à declaração anual de rendimentos que me entregou :(
Tentei contactar a entidade empregadora sem sucesso (abriu insolvência).

Que valor devo considerar na declaração de IRS?

Agradeço desde já a Vossa ajuda

Valter Pereira

Em primeira instância eu diria: o que está na declaração de rendimentos. A mesma incompetência que levou a empresa à insolvência pode muito bem ser responsável por esse erro. E como não sabemos se o que está mal é o comunicado ou o que saiu impresso eu diria para usar o valor do qual nós temos comprovativo físico.

Por outro lado, manda o senso comum da sociedade em que vivemos que "na dúvida sempre o que favorece o Estado" (ou que menos o desfavoreça) porque nessa situação estamos sempre salvaguardados. E assim pode até ser preferível avançar com o valor comunicado que em princípio dá mais valor a pagar ou menos a receber. É uma questão de contas.

De qualquer modo se o trabalhador tiver os recibos de vencimento pode sempre conferir por aí.

ccdiana

Muito obrigada colega Valter.

Tinha visto em algum local que ao alterarmos valores iria dar divergências. Daí ainda ter ficado com mais receio de mexer.
Mas efetivamente o suporte que tenho é a declaração (recebe menos cerca de 55€ assim) . Vou colocar os valores lá presentes.
Parece-me a melhor solução.

Obrigada pelo seu apoio mais uma vez

ccdiana

Colega, Boa tarde!

Não consigo de forma nenhuma entregar a declaração se inserir os valores da declaração :( Diz que a declaração não pode ser entregue por tem valores inferiores aos conhecidos pela AT (já tentei inclusive preencher declaração vazia).
Já aconteceu a alguém? Terei obrigatoriamente de deixar os valores que surgem automaticamente comunicados?

Citação de: Valter Pereira em Junho 19, 2020, 02:44:15 PM
Em primeira instância eu diria: o que está na declaração de rendimentos. A mesma incompetência que levou a empresa à insolvência pode muito bem ser responsável por esse erro. E como não sabemos se o que está mal é o comunicado ou o que saiu impresso eu diria para usar o valor do qual nós temos comprovativo físico.

Por outro lado, manda o senso comum da sociedade em que vivemos que "na dúvida sempre o que favorece o Estado" (ou que menos o desfavoreça) porque nessa situação estamos sempre salvaguardados. E assim pode até ser preferível avançar com o valor comunicado que em princípio dá mais valor a pagar ou menos a receber. É uma questão de contas.

De qualquer modo se o trabalhador tiver os recibos de vencimento pode sempre conferir por aí.

Valter Pereira